A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31189 |
Resumo: | A beleza e o ícone são brechas que abrem para o mistério, para o infinito e, acima de tudo, para o eterno. É nesta dinâmica que abordamos o tema da beleza e do ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov. Ao longo da obra El arte del Icono: Teología de la beleza, Evdokimov procura reavivar no pensamento dos nossos contemporâneos a ideia de que a beleza da criação, do Homem e da arte têm a sua origem em Deus, que é a fonte de todas as belezas. No primeiro capítulo apresentamos uma curta introdução à teologia da beleza de Paul Evdokimov. No segundo capítulo, analisamos a teologia e a espiritualidade do ícone na visão de Paul Evdokimov e no terceiro capítulo abordamos a iconografia como catequese mistagógica. Assim sendo, a nossa reflexão sobre estas questões conclui que a beleza e o ícone são lugares da epifania, ou seja, lugares onde podemos encontrar Deus. Por meio da matéria veneramos e adoramos o Criador. O mistério da Encarnação confirma qua a matéria é um lugar teofânico. Em suma, evidenciamos ao longo do texto que a beleza e o ícone são autênticas mistagogias que nos aproximam do Mistério que é Belo, Bom e Verdadeiro |
id |
RCAP_1939325f9c90305c77c0e46302ca6dd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31189 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul EvdokimovEvdokimovBelezaÍconeImagemMistagogiaHomemIconógrafoBeautyIconImageMystagogyManIconographerDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoA beleza e o ícone são brechas que abrem para o mistério, para o infinito e, acima de tudo, para o eterno. É nesta dinâmica que abordamos o tema da beleza e do ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov. Ao longo da obra El arte del Icono: Teología de la beleza, Evdokimov procura reavivar no pensamento dos nossos contemporâneos a ideia de que a beleza da criação, do Homem e da arte têm a sua origem em Deus, que é a fonte de todas as belezas. No primeiro capítulo apresentamos uma curta introdução à teologia da beleza de Paul Evdokimov. No segundo capítulo, analisamos a teologia e a espiritualidade do ícone na visão de Paul Evdokimov e no terceiro capítulo abordamos a iconografia como catequese mistagógica. Assim sendo, a nossa reflexão sobre estas questões conclui que a beleza e o ícone são lugares da epifania, ou seja, lugares onde podemos encontrar Deus. Por meio da matéria veneramos e adoramos o Criador. O mistério da Encarnação confirma qua a matéria é um lugar teofânico. Em suma, evidenciamos ao longo do texto que a beleza e o ícone são autênticas mistagogias que nos aproximam do Mistério que é Belo, Bom e VerdadeiroThe beauty and the icon are gaps that open one to the mystery, to the infinite and, above all, to the eternal. It is on this scope that we approach beauty’s and icon’s theme as mystagogy in the thought of Paul Evdokimov. Throughout the work El arte del Icono: Teología de la beleza¸ Evdokimov seeks to revive in the thinking of our contemporaries the idea that creation’s, Man’s and art’s beauty have their origin in God, the source of all beauties. In the first chapter we present a short introduction to Paul Evdokimov’s theology of beauty. In the second chapter, we analyze the theology and spirituality of the icon in the Paul Evdokimov’s view. Finally, in the third chapter we study iconography as a mystagogical catechesis. Therefore, our reflection on these issues concludes that both beauty and icon are places of epiphany, that is, places where God can be found. Through the matter, we can worship and adore the Creator. The Incarnation’s mystery confirms that matter is a theophanic place. In short, we have shown throughout our work that both beauty and icon are authentic mystagogies that bring us closer to the Mystery, which is Beautiful, Good and True.Martins, António Manuel AlvesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoelho, Vicente Sacramento de Sousa2020-10-29T08:45:31Z2020-10-0720202020-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31189TID:202529410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:06.765155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov |
title |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov |
spellingShingle |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov Coelho, Vicente Sacramento de Sousa Evdokimov Beleza Ícone Imagem Mistagogia Homem Iconógrafo Beauty Icon Image Mystagogy Man Iconographer Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov |
title_full |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov |
title_fullStr |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov |
title_full_unstemmed |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov |
title_sort |
A beleza e o ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov |
author |
Coelho, Vicente Sacramento de Sousa |
author_facet |
Coelho, Vicente Sacramento de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, António Manuel Alves Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Vicente Sacramento de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evdokimov Beleza Ícone Imagem Mistagogia Homem Iconógrafo Beauty Icon Image Mystagogy Man Iconographer Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Evdokimov Beleza Ícone Imagem Mistagogia Homem Iconógrafo Beauty Icon Image Mystagogy Man Iconographer Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
A beleza e o ícone são brechas que abrem para o mistério, para o infinito e, acima de tudo, para o eterno. É nesta dinâmica que abordamos o tema da beleza e do ícone como mistagogia no pensamento de Paul Evdokimov. Ao longo da obra El arte del Icono: Teología de la beleza, Evdokimov procura reavivar no pensamento dos nossos contemporâneos a ideia de que a beleza da criação, do Homem e da arte têm a sua origem em Deus, que é a fonte de todas as belezas. No primeiro capítulo apresentamos uma curta introdução à teologia da beleza de Paul Evdokimov. No segundo capítulo, analisamos a teologia e a espiritualidade do ícone na visão de Paul Evdokimov e no terceiro capítulo abordamos a iconografia como catequese mistagógica. Assim sendo, a nossa reflexão sobre estas questões conclui que a beleza e o ícone são lugares da epifania, ou seja, lugares onde podemos encontrar Deus. Por meio da matéria veneramos e adoramos o Criador. O mistério da Encarnação confirma qua a matéria é um lugar teofânico. Em suma, evidenciamos ao longo do texto que a beleza e o ícone são autênticas mistagogias que nos aproximam do Mistério que é Belo, Bom e Verdadeiro |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-29T08:45:31Z 2020-10-07 2020 2020-10-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/31189 TID:202529410 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/31189 |
identifier_str_mv |
TID:202529410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131964209364992 |