Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15040
Resumo: Este relatório, parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante Canto Jazz da ESMAE/ESE (IPP), contempla toda a informação relativa ao estágio profissionalizante realizado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto. Constituindo um documento reflexivo acerca de todo o processo ensino-aprendizagem desenvolvido, está organizado por três capítulos. No primeiro será feita uma contextualização da instituição, no que se refere ao seu enquadramento legal, físico, social e educativo. O segundo capítulo será dedicado à prática educativa, contendo as reflexões e registos das aulas observadas e lecionadas, assim como as planificações elaboradas especificamente para cada um dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de intervenção - improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem - realizado no seio do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra, em contexto de aula, na disciplina de coro jazz. Procurando dar resposta a algumas inquietações quanto à carga pesada curricular e ao teor do curso profissional de jazz, propus-me a dar o contributo didático de um espaço de aprendizagem e de experimentação musical mais lúdico, com jogos interativos aplicados em conjunto, usando como ferramenta comunicativa a voz humana, indissociável do corpo. Seguindo uma metodologia de investigaçãoação, o foco principal deste trabalho é avaliar qual o impacto da libertação coletiva da criatividade musical, corporal e dramática na motivação dos alunos, através da improvisação vocal. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante e um questionário com perguntas fechadas, maioritariamente. Os resultados obtidos demonstraram que este projeto pode contribuir como uma força motivadora para a mobilização de conhecimentos e para uma consciência cooperativa.
id RCAP_19461304bfe447932fe3ceebf7048d54
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagemEnsino da músicaImprovisaçãoVozPerformanceInterdisciplinaridadeCriatividadeCurso profissional de jazzMusic teachingImprovisationVoiceInterdisciplinarityCriativityJazz professional courseEste relatório, parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante Canto Jazz da ESMAE/ESE (IPP), contempla toda a informação relativa ao estágio profissionalizante realizado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto. Constituindo um documento reflexivo acerca de todo o processo ensino-aprendizagem desenvolvido, está organizado por três capítulos. No primeiro será feita uma contextualização da instituição, no que se refere ao seu enquadramento legal, físico, social e educativo. O segundo capítulo será dedicado à prática educativa, contendo as reflexões e registos das aulas observadas e lecionadas, assim como as planificações elaboradas especificamente para cada um dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de intervenção - improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem - realizado no seio do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra, em contexto de aula, na disciplina de coro jazz. Procurando dar resposta a algumas inquietações quanto à carga pesada curricular e ao teor do curso profissional de jazz, propus-me a dar o contributo didático de um espaço de aprendizagem e de experimentação musical mais lúdico, com jogos interativos aplicados em conjunto, usando como ferramenta comunicativa a voz humana, indissociável do corpo. Seguindo uma metodologia de investigaçãoação, o foco principal deste trabalho é avaliar qual o impacto da libertação coletiva da criatividade musical, corporal e dramática na motivação dos alunos, através da improvisação vocal. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante e um questionário com perguntas fechadas, maioritariamente. Os resultados obtidos demonstraram que este projeto pode contribuir como uma força motivadora para a mobilização de conhecimentos e para uma consciência cooperativa.This report, part of the Supervised Teaching Practice Course of the Master in Music Teaching, Vocal Jazz variant at ESMAE/ESE (IPP), contains all the information related to the professional internship held during the 2018/2019 school year at Porto Conservatory of Music. Constituting a reflective document about the whole teaching-learning process developed, it is organized by three chapters. In the first one, a contextualization of the institution will be made, regarding its legal, physical, social and educational framework. The second chapter will be devoted to the educational practice, containing the reflections and records of the observed and taught classes, as well as the plans prepared specifically for each student. The third chapter presents the intervention project - vocal improvisation and interdisciplinary performance as a factor of creative motivation in learning - carried out within the Professional Jazz Instrumentalist Course of the Coimbra Conservatory of Music, in the classroom context, in the Jazz Choir discipline. Seeking to address some concerns about the curricular heavy load and the content of the professional jazz course, I set out to make the didactic contribution of a more playful learning and musical experimentation space, with interactive games applied together, using as a tool communicative the human voice, inseparable from the body. Following an actionresearch methodology, the main focus of this paper is to assess the impact of the collective release of musical, body and dramatic creativity on student motivation through vocal improvisation. The data collection techniques used were participant observation and a questionnaire with closed questions, mostly. The results showed that this project can contribute as a motivating force for the mobilization of knowledge and for a cooperative awareness.Marques, José Telmo RodriguesPerfeito, Paulo Jorge dos SantosPereira, FranciscoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes2019-12-05T15:15:58Z2019-11-152019-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15040TID:202314871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:27.777997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem
title Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem
spellingShingle Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem
Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes
Ensino da música
Improvisação
Voz
Performance
Interdisciplinaridade
Criatividade
Curso profissional de jazz
Music teaching
Improvisation
Voice
Interdisciplinarity
Criativity
Jazz professional course
title_short Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem
title_full Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem
title_fullStr Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem
title_full_unstemmed Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem
title_sort Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem
author Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes
author_facet Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, José Telmo Rodrigues
Perfeito, Paulo Jorge dos Santos
Pereira, Francisco
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Improvisação
Voz
Performance
Interdisciplinaridade
Criatividade
Curso profissional de jazz
Music teaching
Improvisation
Voice
Interdisciplinarity
Criativity
Jazz professional course
topic Ensino da música
Improvisação
Voz
Performance
Interdisciplinaridade
Criatividade
Curso profissional de jazz
Music teaching
Improvisation
Voice
Interdisciplinarity
Criativity
Jazz professional course
description Este relatório, parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante Canto Jazz da ESMAE/ESE (IPP), contempla toda a informação relativa ao estágio profissionalizante realizado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto. Constituindo um documento reflexivo acerca de todo o processo ensino-aprendizagem desenvolvido, está organizado por três capítulos. No primeiro será feita uma contextualização da instituição, no que se refere ao seu enquadramento legal, físico, social e educativo. O segundo capítulo será dedicado à prática educativa, contendo as reflexões e registos das aulas observadas e lecionadas, assim como as planificações elaboradas especificamente para cada um dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de intervenção - improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem - realizado no seio do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra, em contexto de aula, na disciplina de coro jazz. Procurando dar resposta a algumas inquietações quanto à carga pesada curricular e ao teor do curso profissional de jazz, propus-me a dar o contributo didático de um espaço de aprendizagem e de experimentação musical mais lúdico, com jogos interativos aplicados em conjunto, usando como ferramenta comunicativa a voz humana, indissociável do corpo. Seguindo uma metodologia de investigaçãoação, o foco principal deste trabalho é avaliar qual o impacto da libertação coletiva da criatividade musical, corporal e dramática na motivação dos alunos, através da improvisação vocal. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante e um questionário com perguntas fechadas, maioritariamente. Os resultados obtidos demonstraram que este projeto pode contribuir como uma força motivadora para a mobilização de conhecimentos e para uma consciência cooperativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05T15:15:58Z
2019-11-15
2019-11-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15040
TID:202314871
url http://hdl.handle.net/10400.22/15040
identifier_str_mv TID:202314871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473472651264