Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Luís
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3168
Resumo: Neste artigo, defendemos que o conceito de apropriação (tecnológica) é central para se compreender a influência, no Ensino Superior, das tecnologias vulgarmente associadas à chamada “Web 2.0”. Fazemos uma associação entre o conceito de apropriação e a ideia de “affordance” (i.e. a percepção que as pessoas têm acerca das possíveis utilizações de uma ferramenta ou utensílio). À luz destes conceitos, analisamos as características de um subconjunto de ferramentas de Web 2.0 (e.g. Wikis, Blogues), e as potencialidades resultantes, para o Ensino Superior, das dinâmicas específicas do processo de apropriação tecnológica destas ferramentas. The authors defend that the concept of (technological) appropriation is a key term to understand the Web 2.0 tools in Higher Education. They make a strong case from the necessity to relate the concept of appropriation with that of affordance (i.e. the perceived potential utilization of a tool). Based on these concepts, the authors inspect the properties of a sub-set of Web 2.0 tools (e.g. Wikis, Blogs), and they reflect upon the impacts in Higher Education resulting from specific technological appropriation dynamics.
id RCAP_19565978eb2e96d6d4be271da2fc0ca3
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino SuperiorApropriaçãoAffordanceWeb 2.0Ensino SuperiorAppropriationHigher EducationNeste artigo, defendemos que o conceito de apropriação (tecnológica) é central para se compreender a influência, no Ensino Superior, das tecnologias vulgarmente associadas à chamada “Web 2.0”. Fazemos uma associação entre o conceito de apropriação e a ideia de “affordance” (i.e. a percepção que as pessoas têm acerca das possíveis utilizações de uma ferramenta ou utensílio). À luz destes conceitos, analisamos as características de um subconjunto de ferramentas de Web 2.0 (e.g. Wikis, Blogues), e as potencialidades resultantes, para o Ensino Superior, das dinâmicas específicas do processo de apropriação tecnológica destas ferramentas. The authors defend that the concept of (technological) appropriation is a key term to understand the Web 2.0 tools in Higher Education. They make a strong case from the necessity to relate the concept of appropriation with that of affordance (i.e. the perceived potential utilization of a tool). Based on these concepts, the authors inspect the properties of a sub-set of Web 2.0 tools (e.g. Wikis, Blogs), and they reflect upon the impacts in Higher Education resulting from specific technological appropriation dynamics.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSimões, LuísGouveia, Luis Borges2012-05-21T09:48:12Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3168porCadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 65-74.1647-3191info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:33ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
title Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
spellingShingle Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
Simões, Luís
Apropriação
Affordance
Web 2.0
Ensino Superior
Appropriation
Higher Education
title_short Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
title_full Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
title_fullStr Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
title_full_unstemmed Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
title_sort Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
author Simões, Luís
author_facet Simões, Luís
Gouveia, Luis Borges
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Luís
Gouveia, Luis Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriação
Affordance
Web 2.0
Ensino Superior
Appropriation
Higher Education
topic Apropriação
Affordance
Web 2.0
Ensino Superior
Appropriation
Higher Education
description Neste artigo, defendemos que o conceito de apropriação (tecnológica) é central para se compreender a influência, no Ensino Superior, das tecnologias vulgarmente associadas à chamada “Web 2.0”. Fazemos uma associação entre o conceito de apropriação e a ideia de “affordance” (i.e. a percepção que as pessoas têm acerca das possíveis utilizações de uma ferramenta ou utensílio). À luz destes conceitos, analisamos as características de um subconjunto de ferramentas de Web 2.0 (e.g. Wikis, Blogues), e as potencialidades resultantes, para o Ensino Superior, das dinâmicas específicas do processo de apropriação tecnológica destas ferramentas. The authors defend that the concept of (technological) appropriation is a key term to understand the Web 2.0 tools in Higher Education. They make a strong case from the necessity to relate the concept of appropriation with that of affordance (i.e. the perceived potential utilization of a tool). Based on these concepts, the authors inspect the properties of a sub-set of Web 2.0 tools (e.g. Wikis, Blogs), and they reflect upon the impacts in Higher Education resulting from specific technological appropriation dynamics.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-21T09:48:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3168
url http://hdl.handle.net/10284/3168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 65-74.
1647-3191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301388787712000