“Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandra Daniela Gonçalves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/59643
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_196c8f10984c6d1733e73d269fde013e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade“Learn with who knows”: a project of promotion of intergeracionalityRelações intergeracionaisEnvelhecimento ativoOcupação dos tempos livresIntergenerationActive agingOccupation of leisureCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O aumento da esperança média de vida e a diminuição da natalidade traz consigo consequências para a sociedade, consequências que são visíveis no envelhecimento cada vez mais acentuado. Sendo esta problemática um dos principais debates da atualidade, cabe ao educador nas instituições, ter um papel ativo no acompanhamento desta problemática, pois, para que o idoso não se sinta indesejado ou excluído, é necessário proporcionar uma melhoria na sua qualidade de vida. Sendo assim, este projeto intitulado “Aprende com quem sabe”: Um projeto de promoção da intergeracionalidade, resultado do estágio curricular efetuado numa Instituição Particular de Solidariedade Social no concelho de Guimarães, dirigiu-se a um grupo de adultos/seniores e crianças/jovens, com o objetivo de promover as relações intergeracionais através da técnica de animação sociocultural. Neste projeto a metodologia utilizada é a Investigação-Ação-Participativa com abordagens qualitativas. Para a promoção da intergeracionalidade, planeamos um projeto com atividades lúdicopedagógicas que fossem de encontro ao nosso objetivo, de dar resposta aos problemas e necessidades identificados e também promovendo, de alguma forma, o envelhecimento ativo. Os resultados obtidos demonstram a importância e pertinência desta intervenção, revelando, através das atividades impulsionadas, consciencialização dos cidadãos envolvidos neste projeto, aquisição de novas aprendizagens que os vai ajudar a enfrentar futuros desafios, promovendo qualidade de vida e uma melhor ocupação dos tempos livres.With the increase of hope media of life and decrease of birth, brings with it consequences for society, consequences that are visible in the growing aging. Being this problematic one of the main debates of the present time, it is the responsibility of the educator in the institutions to play an active role in the follow-up of this problematic, since, for the elderly person not to feel unwanted or excluded. There for, this project entitled “Learn with who knows”: a project of promotion of intergeracionality, result of the curricular intership done in a private institution of the social solidarity of the municipality of Guimarães, promotes intergenerational relationships through the sociocultural animation technique. In this project the methodology used is participatory-actionresearch with qualifying approaches. For the promotion of intergeracionality, we planned a project with ludic-pedagogical activities where they would meet our objectives, to respond to identified problems and needs and to promote in some way, the active aging. The obtained results show the importance and persistance of this intervention, showing, through the driven activities, awareness of the citizens involved on this project, acquisition of knowledge that will help them face the challenges that are yet to come, promoting life quality and a better occupation of leisure time.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoSilva, Sandra Daniela Gonçalves da20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59643por201949237info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:58.491797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade
“Learn with who knows”: a project of promotion of intergeracionality
title “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade
spellingShingle “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade
Silva, Sandra Daniela Gonçalves da
Relações intergeracionais
Envelhecimento ativo
Ocupação dos tempos livres
Intergeneration
Active aging
Occupation of leisure
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade
title_full “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade
title_fullStr “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade
title_full_unstemmed “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade
title_sort “Aprende com quem sabe”: um projeto de promoção da Intergeracionalidade
author Silva, Sandra Daniela Gonçalves da
author_facet Silva, Sandra Daniela Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandra Daniela Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Relações intergeracionais
Envelhecimento ativo
Ocupação dos tempos livres
Intergeneration
Active aging
Occupation of leisure
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Relações intergeracionais
Envelhecimento ativo
Ocupação dos tempos livres
Intergeneration
Active aging
Occupation of leisure
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/59643
url https://hdl.handle.net/1822/59643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201949237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132928797573120