A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia Batista Tomás, Helena Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12854
Resumo: Numa era globalizada, a informação é difundida de uma forma assustadoramente veloz. Relatos de violência, pobreza e injustiças chegam-nos diariamente, quer pela própria vivência em comunidade, quer através dos meios de comunicação social, criando em cada um nós sentimentos de insegurança. Mas será que a forma como nos chega tal conhecimento corresponde à realidade? Estes temas têm vindo a ser debatidos na sociedade, tentando obter, sob várias perspetivas, as causas dos mesmos. Mais do que um debate é necessário mudar mentalidades, mostrar outras realidades. Na grande maioria das vezes julgamos atores e locais, estigmatizando-os, associando-os a imagens negativas, contribuindo para a sua segregação. Foi esta a razão da escolha deste trabalho: o combate às desigualdades, às injustiças, aos estigmas. A dignidade da pessoa humana, tratar todos os cidadãos por igual, independentemente da sua religião, raça, credo ou status social, é uma tarefa do Estado. Compete ao Gestor Público aplicar políticas que satisfaçam as necessidades dos seus cidadãos. A dignidade do ser humano deverá ser sempre o fim último de toda e qualquer decisão. Assim, o grande desafio para o gestor público, num Mundo preocupado com “números” e com custos, é combater as desigualdades sociais, é pensar nas pessoas, não somente nos seus direitos e deveres, mas também nos seus anseios, nos seus sonhos, no seu bem-estar. Pese embora nada se faça sem dinheiro, mudanças acontecem quando nos propomos a olhar para situações, locais ou indivíduos sob uma outra perspetiva. Este trabalho pretende mostrar como a gestão pública tem uma área bem mais abrangente: a gestão pública é o poder de mudar a vida de pessoas.
id RCAP_196df7b80a98d553ffb83dfa2a94ad59
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"Gestão Pública; Bairros Sociais; Autarquia; Segurança, Estigmatização; SegregaçãoNuma era globalizada, a informação é difundida de uma forma assustadoramente veloz. Relatos de violência, pobreza e injustiças chegam-nos diariamente, quer pela própria vivência em comunidade, quer através dos meios de comunicação social, criando em cada um nós sentimentos de insegurança. Mas será que a forma como nos chega tal conhecimento corresponde à realidade? Estes temas têm vindo a ser debatidos na sociedade, tentando obter, sob várias perspetivas, as causas dos mesmos. Mais do que um debate é necessário mudar mentalidades, mostrar outras realidades. Na grande maioria das vezes julgamos atores e locais, estigmatizando-os, associando-os a imagens negativas, contribuindo para a sua segregação. Foi esta a razão da escolha deste trabalho: o combate às desigualdades, às injustiças, aos estigmas. A dignidade da pessoa humana, tratar todos os cidadãos por igual, independentemente da sua religião, raça, credo ou status social, é uma tarefa do Estado. Compete ao Gestor Público aplicar políticas que satisfaçam as necessidades dos seus cidadãos. A dignidade do ser humano deverá ser sempre o fim último de toda e qualquer decisão. Assim, o grande desafio para o gestor público, num Mundo preocupado com “números” e com custos, é combater as desigualdades sociais, é pensar nas pessoas, não somente nos seus direitos e deveres, mas também nos seus anseios, nos seus sonhos, no seu bem-estar. Pese embora nada se faça sem dinheiro, mudanças acontecem quando nos propomos a olhar para situações, locais ou indivíduos sob uma outra perspetiva. Este trabalho pretende mostrar como a gestão pública tem uma área bem mais abrangente: a gestão pública é o poder de mudar a vida de pessoas.Brandão, NunoRepositório ComumCorreia Batista Tomás, Helena Maria2016-04-04T14:14:36Z2016-02-11T00:00:00Z2016-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12854201111373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:47.963962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"
title A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"
spellingShingle A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"
Correia Batista Tomás, Helena Maria
Gestão Pública; Bairros Sociais; Autarquia; Segurança, Estigmatização; Segregação
title_short A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"
title_full A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"
title_fullStr A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"
title_full_unstemmed A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"
title_sort A Gestão Pública como instrumento de combate à estigmatização e sentimentos de (in) segurança nos Bairros Sociais. Estudo de Caso: Bairro de Habitação Social "Quinta do Mocho"
author Correia Batista Tomás, Helena Maria
author_facet Correia Batista Tomás, Helena Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia Batista Tomás, Helena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Pública; Bairros Sociais; Autarquia; Segurança, Estigmatização; Segregação
topic Gestão Pública; Bairros Sociais; Autarquia; Segurança, Estigmatização; Segregação
description Numa era globalizada, a informação é difundida de uma forma assustadoramente veloz. Relatos de violência, pobreza e injustiças chegam-nos diariamente, quer pela própria vivência em comunidade, quer através dos meios de comunicação social, criando em cada um nós sentimentos de insegurança. Mas será que a forma como nos chega tal conhecimento corresponde à realidade? Estes temas têm vindo a ser debatidos na sociedade, tentando obter, sob várias perspetivas, as causas dos mesmos. Mais do que um debate é necessário mudar mentalidades, mostrar outras realidades. Na grande maioria das vezes julgamos atores e locais, estigmatizando-os, associando-os a imagens negativas, contribuindo para a sua segregação. Foi esta a razão da escolha deste trabalho: o combate às desigualdades, às injustiças, aos estigmas. A dignidade da pessoa humana, tratar todos os cidadãos por igual, independentemente da sua religião, raça, credo ou status social, é uma tarefa do Estado. Compete ao Gestor Público aplicar políticas que satisfaçam as necessidades dos seus cidadãos. A dignidade do ser humano deverá ser sempre o fim último de toda e qualquer decisão. Assim, o grande desafio para o gestor público, num Mundo preocupado com “números” e com custos, é combater as desigualdades sociais, é pensar nas pessoas, não somente nos seus direitos e deveres, mas também nos seus anseios, nos seus sonhos, no seu bem-estar. Pese embora nada se faça sem dinheiro, mudanças acontecem quando nos propomos a olhar para situações, locais ou indivíduos sob uma outra perspetiva. Este trabalho pretende mostrar como a gestão pública tem uma área bem mais abrangente: a gestão pública é o poder de mudar a vida de pessoas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04T14:14:36Z
2016-02-11T00:00:00Z
2016-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12854
201111373
url http://hdl.handle.net/10400.26/12854
identifier_str_mv 201111373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552675054551040