(Re)pensar a burocracia na Educação Especial: normas, procedimentos e documentos organizadores das respostas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marília da Conceição Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8035
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Especial, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
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spelling (Re)pensar a burocracia na Educação Especial: normas, procedimentos e documentos organizadores das respostas educativasEducação especialBurocraciaIntervenção educativaCultura organizacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Especial, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O Sistema Educativo Português encontra-se ancorado ao princípio democrático da igualdade de oportunidades, à semelhança dos sistemas de educação desenvolvidos noutros países europeus, pelo que deverá proporcionar a Todos, independentemente das suas diferenças os mesmos direitos de acesso a um ensino de qualidade. A entrada em vigor do Decreto-Lei 3/2008, de 7 de Janeiro, acarretou mudanças significativas no âmbito da Educação Especial e apesar de já terem decorrido seis anos após a sua introdução, continuam a subsistir dúvidas e dificuldades, principalmente pelos professores não especializados na área. Este projeto tem como objetivo apresentar um manual orientador de normas e procedimentos para a Educação Especial, com o intuito de facilitar a leitura, compreensão e aplicação da legislação em vigor, assim como uniformizar todos os documentos obrigatórios. Assim sendo foi idealizado um plano de investigação-ação de modo a aferir as dificuldades sentidas pelos professores que se deparam com a aplicação da Educação Especial, para responder às necessidades decorrentes da aplicação da legislação, para que todos os professores adquiram os conhecimentos necessários para coordenar e/ou participar no processo educativo dos alunos com necessidades educativas especiaisMatos, Filomena Adelaide Pereira Sabino deSapientiaMartins, Marília da Conceição Rodrigues2016-04-19T15:13:08Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8035TID:202207358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:15Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:16.239620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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