Inteligência social em alunos portugueses do ensino básico e secundário em função do sexo, idade e ano escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25485 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
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Inteligência social em alunos portugueses do ensino básico e secundário em função do sexo, idade e ano escolarInteligência socialSexoIdadeAno escolarSocial intelligenceGenderAgeSchool year37.015.3316.6Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)Actualmente existe uma necessidade de aprendizagem e de adaptação constantes, face a acelerados avanços científicos e tecnológicos. Esta necessidade conduz a uma revalorização do constructo da inteligência pela sociedade humana, entendendo-se que está na base do sucesso e bem-estar na vida escolar, profissional e pessoal, e do desenvolvimento económico e social. Este estudo caracteriza a inteligência social de alunos do 8º, 10º e 11º ano de escolaridade e testa prováveis diferenças nos resultados em função do sexo, idade e ano escolar. Participaram 1167 alunos [587 (50,3%) raparigas e 580 (49,7%) rapazes], com idades entre os 11 e os 25 anos (M= 14.83; DP = 1,89), a frequentar sete escolas públicas das zonas Norte, Centro e Sul do País. A inteligência social foi avaliada com a Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2007). A análise de diferenças (ANOVA) realizou-se para os quatro índices da PCIS: resolução de problemas, motivação, autoconfiança, e familiaridade, em cada situação social e no total da prova. Os resultados indicam valores médios de inteligência social (entre 14,94 e 18,79), a existência de diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) em função do sexo, idade e ano escolar, e efeitos da interação da idade com o ano escolar.Currently there is a need for constant learning and adaptation, given the accelerated scientific and technological societal advances. This need leads to a revaluation of the construct of intelligence by human society, understanding that it is a basis for success and well-being in academic life, and in professional and personal spheres, and for economic and social development. This study characterizes the social intelligence of students in 8th, 10th and 11th grade and differences in results by sex, age and school year. Participants were 1167 students [587 (50.3%) girls and 580 (49.7%) boys] aged between 11 and 25 years old (M = 14.83, SD = 1.89), attending seven public schools in the north, center and south of the country. Social intelligence was assessed with the Cognitive Test of Social Intelligence (PCIS, Candeias, 2007). Difference analyses (ANOVA) were performed for the four indices of PCIS: problem solving, motivation, confidence, and familiarity, in every three social situations and in total scores. Results indicate average values of social intelligence (between 14.94 and 18.79), the existence of statistically significant differences (p <0.05) in results by gender, age and school year, and interaction effects of age with school year.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoPeixoto, Maria Elisabete2013-07-052013-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:00.569204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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