A organização e implementação de serviços universitários de consulta psicológica e desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1988 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/12454 |
Resumo: | Os autores apresentam alguns princípios e sugestões para a organização e implementação de Serviços Universitários de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano. A organização de tais serviços tem subjacentes quatro objectivos fundamentais: a) proporcionar serviços de consulta psicológica e educacional para estudantes, de molde a promover a resolução de problell1as e optimizar o desenvolvimento, no decurso da sua confrontação com a sua: experiência universitária; b) proporcionar à comunidade, na qual a universidade se encontra inserida, serviços de consulta psicológica e educacional que promovam a transformação recíproca da comunidade, da universidade e dos seus agentes; c) investigar e contribuir para O avanço do conhecimento acerca dos mecanismos reguladores dos processos de transformação e desenvolvimento humano; d) participar na formação e desenvolvimento profissional dos agentes da intervenção psicológica e educacional. |
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A organização e implementação de serviços universitários de consulta psicológica e desenvolvimento humanoThe organization and implementation of university counseling and human development servicesOrganisation et implementation de services universitaires de consultation psychologique et de developpement humanOs autores apresentam alguns princípios e sugestões para a organização e implementação de Serviços Universitários de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano. A organização de tais serviços tem subjacentes quatro objectivos fundamentais: a) proporcionar serviços de consulta psicológica e educacional para estudantes, de molde a promover a resolução de problell1as e optimizar o desenvolvimento, no decurso da sua confrontação com a sua: experiência universitária; b) proporcionar à comunidade, na qual a universidade se encontra inserida, serviços de consulta psicológica e educacional que promovam a transformação recíproca da comunidade, da universidade e dos seus agentes; c) investigar e contribuir para O avanço do conhecimento acerca dos mecanismos reguladores dos processos de transformação e desenvolvimento humano; d) participar na formação e desenvolvimento profissional dos agentes da intervenção psicológica e educacional.The authors present some principles and suggestions to the organization and implementation of counselling and human development services at the university. Such organization has four main underlying goals: a) to offer educational and psychological counselling services to the students, in order to promote the problem solving and to optimize the development across the coping process with the university experience; b) to offer educational and psychological counselling services to the community in order to promote the reciprocal transformation of the community, the university and its agents; c) to research and to contribute for the advancement of the knowledge about the regulation mechanisms of the human transformation and development processes; d) to participate in the professional training and development of the psychological and educational intervention agents.Les auteurs présentent quelques principes et suggestions pour l’organisation et l'implémentation de Services Universitaires de Consultation Psychologique et de Développement Humain. L'organisation de ces services a quatre objectifs fondamentaux SOUS" jacents: a) proportionner des services de consultation psychologique et éducative pour étudiants de façon à promouvoir la résolution de problèmes et optimiser le développement, au cours de leur confrontation avec leur expérience universitaire; b) proportionner à la communauté, dans laquelle l'université est insérée, des services de consultation psychologique et éducative qui puissent promouvoir la transformation réciproque de la c0tnmunauté, de l'université et de leurs agents; c) rechercher et contribuer au progrès de la connaissance concernant les mécanismes régulateurs des processus de transformation et développement humains; d) participer à la formation et au développement professionnels des agents de l'intervention psychologique et éducative.Universidade do Minho. Centro de Estudos Educacionais e Desenvolvimento Comunitário (CEEDC)Universidade do MinhoGonçalves, Óscar F.Cruz, José Fernando A.19881988-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12454por"Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 1:1 (1988) 127-145.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:34.794914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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