Intervenções urbanas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5033 |
Resumo: | A leitura do livro "Obra Aberta" de Umberto Eco impulsionou um olhar atento sobre as novas abordagens observadas na arte e no design contemporâneo. Esta tese visa a realização de um exercício de reflexão, sobre as práticas contemporâneas de design que se realizam no espaço urbano, conducente à apresentação de uma proposta de projecto de intervenção urbana. O acto de intervir criativamente no espaço urbano é o ponto de partida para o levantamento de questões como o diálogo que se instaura com o espaço, modificando-o e explorando o seu potencial criativo. Emerge, nestas práticas, uma necessidade de um plural que se materializa no aumento crescente de projectos colaborativos que valorizam menos a parte estética em prol da reconstrução do tecido social. Alterando o papel de espectador passivo em activo e, por vezes, co-autor destes projectos, o que coloca em causa a autoria dos mesmos. Esta é igualmente questionada com o surgimento de novas estratégias de apropriação, quer a nível material, quer conceptual, por parte de artistas e designers. O carácter efémero é outra das características transversais a este tipo de projectos, dinamizando o espaço e, ao mesmo tempo, adaptando-se a este, criando um efeito surpresa e uma empatia para com o público. |
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A leitura do livro "Obra Aberta" de Umberto Eco impulsionou um olhar atento sobre as novas abordagens observadas na arte e no design contemporâneo. Esta tese visa a realização de um exercício de reflexão, sobre as práticas contemporâneas de design que se realizam no espaço urbano, conducente à apresentação de uma proposta de projecto de intervenção urbana. O acto de intervir criativamente no espaço urbano é o ponto de partida para o levantamento de questões como o diálogo que se instaura com o espaço, modificando-o e explorando o seu potencial criativo. Emerge, nestas práticas, uma necessidade de um plural que se materializa no aumento crescente de projectos colaborativos que valorizam menos a parte estética em prol da reconstrução do tecido social. Alterando o papel de espectador passivo em activo e, por vezes, co-autor destes projectos, o que coloca em causa a autoria dos mesmos. Esta é igualmente questionada com o surgimento de novas estratégias de apropriação, quer a nível material, quer conceptual, por parte de artistas e designers. O carácter efémero é outra das características transversais a este tipo de projectos, dinamizando o espaço e, ao mesmo tempo, adaptando-se a este, criando um efeito surpresa e uma empatia para com o público. |
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