Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões

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Main Author: Ferreira, Dores
Publication Date: 2014
Other Authors: Palhares, Pedro, Silva, Jorge Nuno
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/63993
Summary: Os jogos têm despertado o interesse de investigadores no sentido de averiguar o benefício da sua prática no desenvolvimento de capacidades. Este interesse emerge, possivelmente, das caraterísticas motivadoras do jogo em geral e do facto de determinado tipo de jogos envolverem destrezas cognitivas na sua prática. Estas caraterísticas levaram-nos a serem considerados como agentes facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da matemática. A capacidade de identificar padrões é igualmente apontada como essencial a este processo, sendo considerada uma capacidade intrínseca à atividade matemática. Neste artigo apresentar-se-ão as etapas essenciais de um estudo conduzido junto de uma amostra de alunos do 1.º ciclo do ensino básico, envolvendo o jogo do Semáforo, bem como as principais conclusões. Como resultados principais do estudo verificámos a existência de uma relação entre a força de jogo e a capacidade de identificar padrões, tendo-se verificado também uma relação entre estas variáveis e a classificação obtida nas provas de aferição de matemática. Verificou-se, ainda, que uma turma sujeita à prática sistemática do jogo diferiu significativamente da turma de controlo.
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spelling Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrõesInvestigating the relationship between the game Traffic Lights and patternsÉtudiant la relation entre le jeu Sémaphore et les structuresInvestigando la relación entre el juego Semáforo y los patronesjogos matemáticospadrõesestudo correlacionalestudo quase-experimentalMathematical gamespatternsco-relational studyquasi-experimental studyjeux mathématiquesétude corrélationnelleétude quasi-expérimentalejuegos matemáticospatronesestudio de correlaciónestudio cuasi-experimentalOs jogos têm despertado o interesse de investigadores no sentido de averiguar o benefício da sua prática no desenvolvimento de capacidades. Este interesse emerge, possivelmente, das caraterísticas motivadoras do jogo em geral e do facto de determinado tipo de jogos envolverem destrezas cognitivas na sua prática. Estas caraterísticas levaram-nos a serem considerados como agentes facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da matemática. A capacidade de identificar padrões é igualmente apontada como essencial a este processo, sendo considerada uma capacidade intrínseca à atividade matemática. Neste artigo apresentar-se-ão as etapas essenciais de um estudo conduzido junto de uma amostra de alunos do 1.º ciclo do ensino básico, envolvendo o jogo do Semáforo, bem como as principais conclusões. Como resultados principais do estudo verificámos a existência de uma relação entre a força de jogo e a capacidade de identificar padrões, tendo-se verificado também uma relação entre estas variáveis e a classificação obtida nas provas de aferição de matemática. Verificou-se, ainda, que uma turma sujeita à prática sistemática do jogo diferiu significativamente da turma de controlo.Games have been triggering researcher’s interest to verify whether their practice brings benefits to the development of abilities. This interest emerges, probably, from the motivating characteristics of playing in general and from the fact that certain types of games involve cognitive skills during practice. These characteristics took them to be considered facilitating agents of mathematics teaching and learning. The ability to identify patterns is equally viewed as essential to this process, as it is considered as intrinsic to mathematics activity. In this paper we will present the major steps of a study conducted within a sample of primary school students, involving the game ‘Traffic Lights’, as well as some results. As major results from this study, we have verified the existence of a relationship between strength of play and the ability to identify patterns. We have also verified the existence of a relationship between these variables and the grades obtained on the national exams in mathematics. We have also found that one class subjected to the game systematic practice has differed significantly from the control group.Les jeux ont attiré l’intérêt des chercheurs pour déterminer s’il n’y a aucun bénéfice de sa pratique en matière de développement des capacités. Cet intérêt apparaît peut-être motivé par les caractéristiques du jeu en général et du fait que certains types de jeux impliquent des compétences cognitives dans sa pratique. Ces faits ont conduit à que beaucoup de gens les considèrent comme des facilitateurs pour l’enseignement des mathématiques. La capacité à identifier des régularités est également impliquée comme essentielle à ce processus, étant considérée comme une capacité intrinsèque à l’activité mathématique. Cet article présente les étapes essentielles d’une étude menée auprès d’un échantillon d’élèves du 1er Cycle de l’enseignement fondamental, concernant le jeu Sémaphore, bien comme les principales conclusions. On a constaté l’existence d’une relation entre la force de jeu et la capacité d’identifier les régularités, et on a également observé une relation entre ces variables et les résultats obtenus dans les tests officiels en mathématiques. On a aussi constaté que le groupe soumis à la pratique systématique du jeu diffère de manière significative du groupe de contrôle.Los juegos han atraído el interés de los investigadores con el fin de determinar el beneficio de su práctica en el desarrollo de capacidades. Este interés surge posiblemente de las características motivadoras del juego en general y el hecho de que ciertos tipos de juegos implican habilidades cognitivas en su práctica. Estas características nos llevan a considerar los juegos como agentes facilitadores del proceso de la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. La capacidad de identificar patrones también está implicado como esencial para este proceso, y se considera la capacidad intrínseca de la actividad matemática. La capacidad de identificar los patrones también se menciona como algo esencial para este proceso, y se considera una capacidad intrínseca de la actividad matemática. Este documento presenta los pasos esenciales de un estudio realizado con una muestra de estudiantes de escuela primaria, que implica el juego Traffic Lights, así como las principales conclusiones. Como principales resultados se ha constatado la existencia de una relación entre la fuerza de juego y la capacidad de identificar los patrones, y ha habido también una relación entre estas variables y las calificaciones obtenidas en las pruebas de medición de las matemáticas. También se encontró que una clase sujeta a la práctica sistemática de juego difería significativamente de la clase de control.(undefined)Edições Universitárias LusófonasUniversidade do MinhoFerreira, DoresPalhares, PedroSilva, Jorge Nuno20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63993por1645-7250info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:45.990509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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