Educação musical inclusiva: práticas pedagógicas na filarmônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Elisa Gomes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3142
Resumo: A presente pesquisa objetivou conhecer e analisar as práticas pedagógicas da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses com aprendizes com deficiência nela inseridos, sob o olhar da inovação pedagógica. Este estudo justifica-se pelo facto de haver pouca investigação neste campo, tanto na área de filarmônica quanto de pessoas com deficiência nestes ambientes. Não se encontram pesquisas sobre inovação pedagógica que abordem temáticas voltadas à aprendizagem do aluno com deficiência em filarmônica, sendo este o primeiro e inédito no Brasil. Para melhor compreender aquelas práticas, recorremos a um trabalho de campo, caraterizado por um estudo de caso à luz da abordagem qualitativa, com cariz etnográfico, realizado na filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, no município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil, abrangendo os alunos com deficiência. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: análise documental, observação participante e entrevistas, sendo os dados analisados conforme o discurso dos participantes. Procedeu-se à análise dos dados de cada grupo e à triangulação de dados, que nos auxiliou na interpretação e análise dos resultados dessa pesquisa. Os resultados alcançados apontam para evidências de inovação pedagógica, referente à quebra de paradigma a partir da mudança estrutural e metodológica da instituição, caracterizada pela incorporação de alunos com deficiência tocando instrumentos de sopro. Isso ocorreu principalmente nos processos de aprendizagem nos quais houve aceitação, adaptação e ruptura do maestro como centro desse processo, em que o aluno passa a descobrir e desenvolver junto a ele suas técnicas para aprender. Permite-se, também, que músicas sejam executadas sem a leitura da partitura, algo até então inaceitável no mundo das filarmônicas. Além disso, há aprendizagem entre os pares e monitores, quando os alunos trocam conhecimentos e têm autonomia para decidirem o que querem aprender. Nesse momento, o maestro se mantém numa postura dialógica, como mediador, caso seja solicitado. Embora tenhamos percebido a dificuldade de trabalhar com esses alunos, já que as aulas são coletivas e são necessários momentos de ensino e aprendizagem individual com um monitor que os acompanhe para que melhor se desenvolvam, ficou evidente que a inclusão de pessoas com deficiência na filarmônica deve ser considerada como processo transformador profissional, cultural e social na prática da música.
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Para melhor compreender aquelas práticas, recorremos a um trabalho de campo, caraterizado por um estudo de caso à luz da abordagem qualitativa, com cariz etnográfico, realizado na filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, no município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil, abrangendo os alunos com deficiência. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: análise documental, observação participante e entrevistas, sendo os dados analisados conforme o discurso dos participantes. Procedeu-se à análise dos dados de cada grupo e à triangulação de dados, que nos auxiliou na interpretação e análise dos resultados dessa pesquisa. Os resultados alcançados apontam para evidências de inovação pedagógica, referente à quebra de paradigma a partir da mudança estrutural e metodológica da instituição, caracterizada pela incorporação de alunos com deficiência tocando instrumentos de sopro. Isso ocorreu principalmente nos processos de aprendizagem nos quais houve aceitação, adaptação e ruptura do maestro como centro desse processo, em que o aluno passa a descobrir e desenvolver junto a ele suas técnicas para aprender. Permite-se, também, que músicas sejam executadas sem a leitura da partitura, algo até então inaceitável no mundo das filarmônicas. Além disso, há aprendizagem entre os pares e monitores, quando os alunos trocam conhecimentos e têm autonomia para decidirem o que querem aprender. Nesse momento, o maestro se mantém numa postura dialógica, como mediador, caso seja solicitado. Embora tenhamos percebido a dificuldade de trabalhar com esses alunos, já que as aulas são coletivas e são necessários momentos de ensino e aprendizagem individual com um monitor que os acompanhe para que melhor se desenvolvam, ficou evidente que a inclusão de pessoas com deficiência na filarmônica deve ser considerada como processo transformador profissional, cultural e social na prática da música.This research aimed to know and analyze the pedagogical practices of Philharmonic Orchestra União dos Ferroviários Bonfinenses with disabled learners, through the perspective of pedagogical innovation. This study is justified by the fact that there is little research on this realm in the field of philharmonic as well as concerning disabled people in those environments. Studies on pedagogic innovation which approach subjects concerning the learning processes of disabled apprentices in philharmonic orchestras have not been found, so this research is pioneering in Brazil. In order to understand those practices better, a field research, according to the qualitative approach with ethnographic nature, was conducted at the Philharmonic Orchestra União dos Ferroviários Bonfinenses in the town of Senhor do Bonfim, Bahia, Brazil, including the disabled learners. As data collection instruments, the research used document analysis, participant observation, and interviews. The data were analyzed according to the participants’ speech. Previously, there was data analysis of each group and data triangulation, which helped with the interpretation and analysis of the results. The results indicate evidence of pedagogic innovation related to the paradigm break in the underlying methodological change of the institution, regarding the inclusion of disabled students playing wind instruments, especially in the learning processes in which there is acceptance, adaptation and the maestro is removed from the center of this process. It is also where the students discover and develop together their learning techniques, which enable them to play without having to read the scores, which was unacceptable in the realm of the philharmonic orchestras by then. In addition to the learning between the pairs and the instructors, when the students exchange knowledge and have autonomy to decide what they want to learn, at that moment the maestro keeps a dialogue attitude as a mediator, if necessary. The difficulty in working with those students was noticeable, since the lessons are collective, although it included moments of individual teaching and learning, which requires the presence of a teacher to assist the learners individually in order to help them make progress. Nevertheless it is clear that the inclusion of disabled people in the philharmonic orchestra must be considered as a transformative professional, cultural and social process in the music practice.Santos, Maria Natalina Faria CristóvãoLira, Mirtes Ribeiro deDigitUMaPaixão, Elisa Gomes da2021-03-03T11:52:46Z2021-01-14T00:00:00Z2021-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3142202644235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:59.638547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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