Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Ângelo Gomes Pereira Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6528
Resumo: Esta dissertação consiste no estudo conceptual da estrutura e no dimensionamento estrutural do novo ultraligeiro de alta velocidade da empresa Eurosportaircraft. A dissertação do Eng. Luís Ferreira, onde foi feito um estudo preliminar da aeronave, e as normas CS-VLA serviram de guias a esta dissertação. Após o estudo conceptual da asa, das empenagens e da fuselagem, foram feitos cálculos preliminares estruturais de modo a obter-se um ponto de partida dimensional das mesmas, através do uso do software de cálculo numérico Matlab. Após o cálculo, procedeu-se à simulação e otimização da estrutura, através do uso do Ansys, que é um software de simulação para engenharia, que utiliza métodos de elementos finitos para resolução de problemas, a fim de se obter os melhores resultados possíveis. Os resultados obtidos foram satisfatórios pois, quer os requisitos estruturais de voo, quer os limites de peso da aeronave foram cumpridos.
id RCAP_1992e9f49d6ba2b3f3379043b8701cbe
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiroAeronaveCondições de VooDimensionamentoEstruturasForçasMomentosTensãoUltraligeiroDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasEsta dissertação consiste no estudo conceptual da estrutura e no dimensionamento estrutural do novo ultraligeiro de alta velocidade da empresa Eurosportaircraft. A dissertação do Eng. Luís Ferreira, onde foi feito um estudo preliminar da aeronave, e as normas CS-VLA serviram de guias a esta dissertação. Após o estudo conceptual da asa, das empenagens e da fuselagem, foram feitos cálculos preliminares estruturais de modo a obter-se um ponto de partida dimensional das mesmas, através do uso do software de cálculo numérico Matlab. Após o cálculo, procedeu-se à simulação e otimização da estrutura, através do uso do Ansys, que é um software de simulação para engenharia, que utiliza métodos de elementos finitos para resolução de problemas, a fim de se obter os melhores resultados possíveis. Os resultados obtidos foram satisfatórios pois, quer os requisitos estruturais de voo, quer os limites de peso da aeronave foram cumpridos.This thesis consists on the conceptual study and structural dimensioning of Eurosportaircraft’s new very light airplane. The dissertation of Eng. Luís Ferreira, where the preliminary study of the airplane was made, and CS-VLA certifications, were the basis for this thesis. After the conceptual study of the wing, the empennagens and the fuselage, preliminary structural calculations were made to obtain a dimensional starting point, using the numerical computing environment, Matlab. With those starting points, we proceeded to simulate and optimize the structure, using Ansys, which is a simulating software for engineering that uses finite element methods, to obtain the best possible results. The desirable results were obtained because the limits of weight and the flight structural requirements of the airplane were met.Gamboa, Pedro VieirauBibliorumGalvão, Ângelo Gomes Pereira Silva2018-11-28T16:13:08Z2016-6-62016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6528TID:201772442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:14.030261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro
title Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro
spellingShingle Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro
Galvão, Ângelo Gomes Pereira Silva
Aeronave
Condições de Voo
Dimensionamento
Estruturas
Forças
Momentos
Tensão
Ultraligeiro
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro
title_full Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro
title_fullStr Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro
title_full_unstemmed Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro
title_sort Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro
author Galvão, Ângelo Gomes Pereira Silva
author_facet Galvão, Ângelo Gomes Pereira Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Pedro Vieira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Ângelo Gomes Pereira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aeronave
Condições de Voo
Dimensionamento
Estruturas
Forças
Momentos
Tensão
Ultraligeiro
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Aeronave
Condições de Voo
Dimensionamento
Estruturas
Forças
Momentos
Tensão
Ultraligeiro
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Esta dissertação consiste no estudo conceptual da estrutura e no dimensionamento estrutural do novo ultraligeiro de alta velocidade da empresa Eurosportaircraft. A dissertação do Eng. Luís Ferreira, onde foi feito um estudo preliminar da aeronave, e as normas CS-VLA serviram de guias a esta dissertação. Após o estudo conceptual da asa, das empenagens e da fuselagem, foram feitos cálculos preliminares estruturais de modo a obter-se um ponto de partida dimensional das mesmas, através do uso do software de cálculo numérico Matlab. Após o cálculo, procedeu-se à simulação e otimização da estrutura, através do uso do Ansys, que é um software de simulação para engenharia, que utiliza métodos de elementos finitos para resolução de problemas, a fim de se obter os melhores resultados possíveis. Os resultados obtidos foram satisfatórios pois, quer os requisitos estruturais de voo, quer os limites de peso da aeronave foram cumpridos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-6-6
2016-07-12
2016-07-12T00:00:00Z
2018-11-28T16:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6528
TID:201772442
url http://hdl.handle.net/10400.6/6528
identifier_str_mv TID:201772442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136367640313856