Reflexos da variação sonora em texto do século XVIII e em textos de alunos do Ensino Fundamental: um estudo comparativo
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30272 https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1.1329 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma comparação entre fenômenos de variação ortográfica, especificamente, a oscilação das vogais átonas pretônicas e a monotongação do ditongo decrescente – em um texto manuscrito do século XVIII e em textos atuais, de alunos do Ensino Fundamental I e início do Fundamental II. A análise comparativa dos dados mostra como algumas variações encontradas em um estágio pretérito da língua portuguesa ainda se fazem presentes em textos contemporâneos de sujeitos aprendizes. A partir de tal comparação, discutimos sobre a importância da consideração da noção de norma ortográfica, instabilidade e representação da escrita, para a compreensão de formas variáveis nos dois corpora. |
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Reflexos da variação sonora em texto do século XVIII e em textos de alunos do Ensino Fundamental: um estudo comparativoAquisição da escritaVariação ortográficaVariação sonoraHistória da língua portuguesaEste artigo apresenta uma comparação entre fenômenos de variação ortográfica, especificamente, a oscilação das vogais átonas pretônicas e a monotongação do ditongo decrescente – em um texto manuscrito do século XVIII e em textos atuais, de alunos do Ensino Fundamental I e início do Fundamental II. A análise comparativa dos dados mostra como algumas variações encontradas em um estágio pretérito da língua portuguesa ainda se fazem presentes em textos contemporâneos de sujeitos aprendizes. A partir de tal comparação, discutimos sobre a importância da consideração da noção de norma ortográfica, instabilidade e representação da escrita, para a compreensão de formas variáveis nos dois corpora.Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)2021-10-13T14:18:54Z2021-10-132019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30272http://hdl.handle.net/10174/30272https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1.1329porDORES, Marcus; OLIVEIRA-GUIMARÃES, Daniela. Reflexos da variação sonora em texto do século XVIII e em textos de alunos do Ensino Fundamental. Revista da ABRALIN, v. 18, p. 01-25, 2019.01-250102-7158https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1329/132818Revista da ABRALIN1marcus.dores@uevora.ptdaniolive@yahoo.com298Dores, MarcusOliveira Guimarães, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:28.859561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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