Educação cívica em S. João da Madeira: análise no âmbito do processo de Agenda 21 Local
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/5397 |
Resumo: | A Agenda 21 Local consiste num processo de desenvolvimento participativo, através do qual se procura o consenso entre as autoridades locais e os diversos parceiros da sociedade civil com o objectivo de preparar e implementar um Plano de Acção dirigido às prioridades locais no qual se integre a protecção do ambiente, a prosperidade económica e a equidade social da comunidade. O Concelho de S. João da Madeira está a desenvolver um processo dessa natureza onde a “Cidadania” ou “Educação Cívica” foi identificada pelos participantes no processo como uma das principais questões estratégicas para o futuro. Na presente comunicação descreve-se a metodologia e resultados obtidos no diagnóstico à “Educação Cívica” no Concelho e apresentam-se as conclusões dai retiradas que deram origem a um “Plano de Acção” para esta área a ser implementado até 2006. Discute-se ainda quais os aspectos críticos para a implementação futura das acções propostas. |
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Educação cívica em S. João da Madeira: análise no âmbito do processo de Agenda 21 LocalA Agenda 21 Local consiste num processo de desenvolvimento participativo, através do qual se procura o consenso entre as autoridades locais e os diversos parceiros da sociedade civil com o objectivo de preparar e implementar um Plano de Acção dirigido às prioridades locais no qual se integre a protecção do ambiente, a prosperidade económica e a equidade social da comunidade. O Concelho de S. João da Madeira está a desenvolver um processo dessa natureza onde a “Cidadania” ou “Educação Cívica” foi identificada pelos participantes no processo como uma das principais questões estratégicas para o futuro. Na presente comunicação descreve-se a metodologia e resultados obtidos no diagnóstico à “Educação Cívica” no Concelho e apresentam-se as conclusões dai retiradas que deram origem a um “Plano de Acção” para esta área a ser implementado até 2006. Discute-se ainda quais os aspectos críticos para a implementação futura das acções propostas.Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de LisboaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, MartaAlmeida, ConceiçãoOliveira, JoanaSantos, PedroSilva, Margarida2011-09-13T09:18:20Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/5397porPINTO, Marta... [et al.] - Educação cívica em S. João da Madeira: análise no âmbito do processo de Agenda 21 Local. In Conferência Nacional de Ambiente, 8, Lisboa, Portugal, 27-29 Outubro, 2004 - Actas da 8.ª Conferência Nacional de Ambiente. Lisboa : Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa, 2004. p. 1-12. Artigo publicado em CD-Rominfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/5397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:58.412732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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