Envolver para a participação das famílias na vida escolar dos filhos. Um estudo sobre a relação entre a escola-família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2500 |
Resumo: | A relação família-escola e a participação dos pais na vida da escola são o foco de estruturação e construção deste trabalho de investigação. A família e a escola são os principais agentes de socialização da criança. Neste sentido, a relação escola-família e a participação dos pais na vida da escola são dimensões referidas como mais-valias para o sucesso dos alunos e como tendo implicações em todos os actores educativos. A importância da interação que deverá existir entre a família e a escola; os obstáculos que interferem na participação dos pais na escola e as estratégias que a podem beneficiar, numa perspectiva de co-responsabilidade, constituem aspetos que entendemos ser de levar em linha de conta. Para este trabalho foram traçados objetivos divididos em gerais e específicos. Como objetivo geral destacamos: Conhecer estratégias facilitadoras do envolvimento parental na vida escolar e na sala de aula. Já, como objetivos específicos enumerámos alguns que irão ser respondidos ao longo do trabalho: sensibilizar os pais para a participação na vida escolar dos filhos; sensibilizar as instituições para uma relação de cooperação com a família mais visível; verificar se os pais participam tanto quanto desejam ou consideram que poderiam participar de outras formas; conhecer as razões que levam os pais a participarem nas atividades e no dia-a-dia das crianças; conhecer os momentos em que a escola promove a participação das famílias e identificar novos espaços de participação tanto no pré-escolar como no 1ºciclo. Foram efetuados entrevistas tanto a pais de alunos do Pré-Escolar como a pais do 1ºCiclo como também à Educadora do Pré-Escolar e a Diretora da escola do 1ºciclo de modo a conseguirmos uma maior diversificação de testemunhos. Constatámos, e perante as entrevistas realizadas, que a participação dos pais na vida dos filhos ajuda e fortalece todo o desenvolvimento e sucesso do aluno. Este facto é observado através dos testemunhos tanto dos entrevistados como das crianças. É essencial ajudar os pais a ultrapassar quaisquer obstáculos que existam, deixando assim que estes percebam que a aliança entre escola e família é fundamental e cada vez mais urgente sendo, por isso, de extrema importância criarem-se espaços para receber os pais/encarregados de educação |
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Envolver para a participação das famílias na vida escolar dos filhos. Um estudo sobre a relação entre a escola-famíliaEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Relação escola-famíliaA relação família-escola e a participação dos pais na vida da escola são o foco de estruturação e construção deste trabalho de investigação. A família e a escola são os principais agentes de socialização da criança. Neste sentido, a relação escola-família e a participação dos pais na vida da escola são dimensões referidas como mais-valias para o sucesso dos alunos e como tendo implicações em todos os actores educativos. A importância da interação que deverá existir entre a família e a escola; os obstáculos que interferem na participação dos pais na escola e as estratégias que a podem beneficiar, numa perspectiva de co-responsabilidade, constituem aspetos que entendemos ser de levar em linha de conta. Para este trabalho foram traçados objetivos divididos em gerais e específicos. Como objetivo geral destacamos: Conhecer estratégias facilitadoras do envolvimento parental na vida escolar e na sala de aula. Já, como objetivos específicos enumerámos alguns que irão ser respondidos ao longo do trabalho: sensibilizar os pais para a participação na vida escolar dos filhos; sensibilizar as instituições para uma relação de cooperação com a família mais visível; verificar se os pais participam tanto quanto desejam ou consideram que poderiam participar de outras formas; conhecer as razões que levam os pais a participarem nas atividades e no dia-a-dia das crianças; conhecer os momentos em que a escola promove a participação das famílias e identificar novos espaços de participação tanto no pré-escolar como no 1ºciclo. Foram efetuados entrevistas tanto a pais de alunos do Pré-Escolar como a pais do 1ºCiclo como também à Educadora do Pré-Escolar e a Diretora da escola do 1ºciclo de modo a conseguirmos uma maior diversificação de testemunhos. Constatámos, e perante as entrevistas realizadas, que a participação dos pais na vida dos filhos ajuda e fortalece todo o desenvolvimento e sucesso do aluno. Este facto é observado através dos testemunhos tanto dos entrevistados como das crianças. É essencial ajudar os pais a ultrapassar quaisquer obstáculos que existam, deixando assim que estes percebam que a aliança entre escola e família é fundamental e cada vez mais urgente sendo, por isso, de extrema importância criarem-se espaços para receber os pais/encarregados de educaçãoThe relationship between family-school and the parent’s participation in school life are the focus of structure and construction of this investigation work. The family and school are the main agents of the child’s socialization. On this matter, the relationship school-family and the parent’s participation on school life are mentioned dimensions seen as extra valued for the pupils success and have implications on all educative actors. The importance of the interaction that must exist between family and school; the obstacles that interfere on the parent’s participation in the school and the strategies that can benefit it, in a co-responsibility perspective, constitute aspects that must be taken into account. For this essay, objectives have been defined and separated into general and specific. As the main goal, we highlight: To know facilitating strategies of parental involvement in school life and on the classroom. As specific aims we name a few that will be answered as the work progresses: to sensitize parents for the participation in children’s school life; to alert institutions for a more visible cooperation relationship with the family; analyze if parents participate as much as they want or consider that could participate in other ways; to know the reasons that make parents want to participate in daily activities of children; to know the exact moments when school promotes the family’s participation and to identify new participation spaces in pre-school and primary school. Interviews were made to parents of pre-school students, primary school parents, the teacher of pre-school and the director of primary school so as to get more diverse testimonies. We noticed that, taking the interviews into account, that the parents participation in their children’s life helps and strengths all the development and success of the student. This fact is seen through the people who were interviewed as well as the children. It is essential to help parents overcome any obstacle that may exist, letting them know that the alliance between school and family is fundamental and urgent being, for that matter, of extreme importance to create spaces to welcome parents/the person responsible for the child’s education.2017-09-25T09:36:13Z2017-07-27T00:00:00Z2017-07-272017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2500TID:201734915porPires, Catarina Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:17.438914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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