Otimização de Fluxo de Passageiros em Terminal Aeroportuário: O caso do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Dinarte Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12670
Resumo: O crescimento da procura por transporte aéreo aumentou os problemas de congestionamento nos terminais aeroportuários. Este estudo propõe otimizar o fluxo de passageiros no aeroporto Internacional da Madeira de modo a aumentar a eficiência aeroportuária. Ao longo deste trabalho foram estudadas formas de aumentar a eficiência do fluxo de passageiros de um aeroporto. Algumas das formas para promover este aumento de eficiência passam por exemplo, por alterações do layout no terminal aeroportuário, ou mesmo por algumas alterações básicas da infraestrutura. Existem duas abordagens específicas para atingir o objetivo deste estudo. Em primeiro lugar, analisamos o fluxo de passageiros no terminal do aeroporto para localizar os pontos de congestionamento. Em segundo lugar, através do software de simulação, o MassMotion, analisamos diferentes layouts do terminal do aeroporto, de modo a encontrar a configuração mais eficiente. Este estudo otimiza o fluxo de passageiros na área do terminal do Aeroporto Internacional da Madeira, tornando-o mais eficiente no encaminhamento de passageiros e, desta forma mantém o controlo dos níveis de congestionamento. Assim, as configurações propostas para as áreas de check-in, segurança, controlo de fronteira, portas de embarque, embarque, desembarque e recolha de bagagem permitem reduzir consideravelmente (ou mesmo eliminar) o congestionamento de passageiros nesses pontos críticos. Um aeroporto é uma infraestrutura de transporte complexa e, portanto, qualquer alteração na sua estrutura física não deve ser feita aquando do período de maior afluência. As modificações estruturais propostas, sempre que possível, devem ser simuladas em software para que sejam validadas antes de serem implementadas; esta foi a opção do Aeroporto Internacional da Madeira, que procura assim soluções para controlar os níveis de congestionamento, aumentar a eficiência do terminal e o nível de satisfação dos passageiros. Com estas simulações em software, houve uma redução bastante considerável principalmente no check-in, controlo de acesso à segurança e controlo de segurança. No checkin em época baixa, em média, houve uma redução do tempo de espera (percentil 90) de 32%, para a época alta esta redução foi de 26% e na semana de pico uma redução de 39%. Para o controlo de acesso à segurança a redução foi de 33% para passageiros com prioridade e 89% para os restantes passageiros. Já no controlo de segurança a redução foi de 45% para passageiros com mobilidade reduzida, 21% para passageiros com prioridade e 46% para os restantes passageiros, todos estes tempos são respetivos ao percentil 90. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado entre Maio de 2018 e Junho de 2019, durante a operação normal do aeroporto num contexto pré-covid.
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Em primeiro lugar, analisamos o fluxo de passageiros no terminal do aeroporto para localizar os pontos de congestionamento. Em segundo lugar, através do software de simulação, o MassMotion, analisamos diferentes layouts do terminal do aeroporto, de modo a encontrar a configuração mais eficiente. Este estudo otimiza o fluxo de passageiros na área do terminal do Aeroporto Internacional da Madeira, tornando-o mais eficiente no encaminhamento de passageiros e, desta forma mantém o controlo dos níveis de congestionamento. Assim, as configurações propostas para as áreas de check-in, segurança, controlo de fronteira, portas de embarque, embarque, desembarque e recolha de bagagem permitem reduzir consideravelmente (ou mesmo eliminar) o congestionamento de passageiros nesses pontos críticos. Um aeroporto é uma infraestrutura de transporte complexa e, portanto, qualquer alteração na sua estrutura física não deve ser feita aquando do período de maior afluência. As modificações estruturais propostas, sempre que possível, devem ser simuladas em software para que sejam validadas antes de serem implementadas; esta foi a opção do Aeroporto Internacional da Madeira, que procura assim soluções para controlar os níveis de congestionamento, aumentar a eficiência do terminal e o nível de satisfação dos passageiros. Com estas simulações em software, houve uma redução bastante considerável principalmente no check-in, controlo de acesso à segurança e controlo de segurança. No checkin em época baixa, em média, houve uma redução do tempo de espera (percentil 90) de 32%, para a época alta esta redução foi de 26% e na semana de pico uma redução de 39%. Para o controlo de acesso à segurança a redução foi de 33% para passageiros com prioridade e 89% para os restantes passageiros. Já no controlo de segurança a redução foi de 45% para passageiros com mobilidade reduzida, 21% para passageiros com prioridade e 46% para os restantes passageiros, todos estes tempos são respetivos ao percentil 90. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado entre Maio de 2018 e Junho de 2019, durante a operação normal do aeroporto num contexto pré-covid.The increased demand for air transportation has enlarged congestion problems in the areas of Passenger Terminals. This study proposes how to optimize the flows of passengers at the airport of Madeira to increase airport efficiency. There are two specific approaches to achieve this study objective. Firstly, we analyse the flow of passengers at the airport terminal to detect where are the most critical congestion points. Secondly, using simulation software (MassMotion) we analyse different layouts of the airport terminal, including ramp area, considering passengers flows of different typologies, to find the most efficient layout configuration. This study optimizes the flow of passengers in the terminal area of the International Airport of Madeira, making it more efficient in routing passengers and thus maintaining control over congestion levels. Thus, the proposed configurations for Check-in, Security, Border Control, Boarding Gates, Embark, Disembark, and Luggage Claim areas allow to considerably reduce (or even eliminate) passenger congestion at these critical points. An airport is a complex transport infrastructure, and therefore any change in its physical structure must be made during its period of operation. Structural modifications must be simulated in software to be validated before being implemented; this was the option of Madeira International Airport, which thus seeks solutions to keep congestion levels under control, increase the efficiency of the terminal, and raise the level of passenger satisfaction. With these software simulations, there was a very considerable reduction mainly in check-in, security access and security control. At check-in in the low season, on average, there was a reduction in the waiting time (90th percentile) of 32%, for high season this reduction was 26% and in the peak week, the reduction was 39%. For security access, the reduction was 33% for passengers with priority and 89% for other passengers. In terms of security control, the reduction was 45% for passengers with reduced mobility, 21% for passengers with priority and 46% for other passengers, all these times correspond to the 90th percentile. This work was developed between May 2018 and June 2019, during the normal operation of the airport in a pre-covid context.Silva, Jorge Miguel dos ReisuBibliorumGonçalves, José Dinarte Fernandes2023-01-18T09:48:02Z2021-11-302021-10-112021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12670TID:203175174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:13.445627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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