Ensino e crenças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11045 |
Resumo: | Tomando como ponto de partida a reflexão em torno das práticas de ensino do Português Língua Estrangeira (PLE)1 que o professor deve realizar, no âmbito da sua atividade docente, centrar-nos-mos no papel que o contexto socioeducativo exerce na prática de ensino do Português em Macau. Mais concretamente, analisaremos as propostas que têm surgido no Território a defender a adoção de metodologias de ensino baseadas em crenças que se formaram em relação ao aprendente chinês. Veremos como na origem dessas crenças está em grande medida a política educativa implementada na anterior administração, que contribuiu para a segmentação e hieraquização das várias comunidades, com ênfase para a portuguesa e a chinesa. E procuraremos, através da realização de um pequeno estudo de caso, aferir da sua presença e relevância na aula de PLE. |
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