A Divulgação da Responsabilidade Ambiental: O Caso das Empresas Cotadas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Vera
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1241
Resumo: A responsabilidade ambiental é já uma realidade assumida no seio das organizações e encarada como variável de extrema importância na gestão global de qualquer atividade económica. Neste sentido, a Contabilidade, enquanto principal sistema de informação, teve que acompanhar esta realidade, captando e divulgando adequadamente as questões ambientais, de modo a proporcionar informação útil e relevante aos diferentes stakeholders. Definimos, como principais objetivos desta investigação, a análise da amplitude das práticas de divulgação ambiental e a identificação dos seus fatores determinantes, tendo como amostra as empresas cotadas no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext Lisboa. Para a recolha dos dados, procedemos à análise de conteúdo dos Relatórios e Contas e Relatórios de Sustentabilidade, referentes ao ano de 2010 e, através de um Índice de Divulgação Ambiental (IDA), construído com suporte nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e nas exigências do normativo contabilístico nacional (Norma Contabilística de Relato Financeiro nº 26- Matérias Ambientais), aferimos o nível de informação divulgada. No que concerne aos fatores determinantes, e tendo como quadro teórico as Teorias de Legitimidade e dos Stakeholders, procurámos averiguar se determinadas características empresariais têm influência no nível de informação divulgada. Para o efeito recorremos a uma análise univariada e multivariada. Os resultados do estudo evidenciam que uma grande parte das empresas cotadas na Euronext Lisboa (77%) apresentam informações ambientais nos seus relatórios anuais e o valor médio do IDA é de 0,40, indicativo de um nível de divulgação razoável, tendo em conta que os aspetos analisados são na sua maioria de relato voluntário. Relativamente aos fatores explicativos do nível de divulgação, quer da análise univariada quer do modelo de regressão desenvolvido no âmbito da análise multivariada, resultou que o tamanho da empresa e a posse de certificação ambiental são variáveis explicativas do grau de informação apresentada. Os nossos resultados indiciam que a divulgação de informação ambiental é um meio utilizado pelas empresas para legitimar a sua atuação perante os distintos stakeholders.
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