O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Nuno Veiga Mourão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22555
Resumo: O presente trabalho propõe-se a justificar as potencialidades dos processos do Design, no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos (noticiosos). No sentido de cumprir a missão do jornalismo, que é a de informar sobre os acontecimentos mais recentes que sejam importantes para o público, o Design, tal como outras áreas especializadas, é dotado de capacidades comunicativas que respondem a necessidades da nova forma de comunicação emergente. À semelhança com o que acontece com a fotografia, as diversas áreas profissionais tangentes ao jornalismo, como é o Design, pode constituir uma mais-valia se as redações integrarem estes profissionais especializados nas suas equipas. Esta diversidade profissional, potencia um ambiente de colaboração multidisciplinar, com capacidade maximizada de resposta às necessidades do público, no paradigma actual dos mídia. O Design, sendo um meio passível de transportar informação, promove a clareza da mensagem e a sua eficácia, no objectivo de comunicar. Assim, não será apenas uma ferramenta de transformação estética, mas antes e principalmente, parte integrante de um trabalho multidisciplinar colaborativo, que visa desenvolver melhores conteúdos jornalísticos.
id RCAP_19ee290af5d75864e0ecabae3cc09104
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticosImprensa - DesignJornalismoO presente trabalho propõe-se a justificar as potencialidades dos processos do Design, no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos (noticiosos). No sentido de cumprir a missão do jornalismo, que é a de informar sobre os acontecimentos mais recentes que sejam importantes para o público, o Design, tal como outras áreas especializadas, é dotado de capacidades comunicativas que respondem a necessidades da nova forma de comunicação emergente. À semelhança com o que acontece com a fotografia, as diversas áreas profissionais tangentes ao jornalismo, como é o Design, pode constituir uma mais-valia se as redações integrarem estes profissionais especializados nas suas equipas. Esta diversidade profissional, potencia um ambiente de colaboração multidisciplinar, com capacidade maximizada de resposta às necessidades do público, no paradigma actual dos mídia. O Design, sendo um meio passível de transportar informação, promove a clareza da mensagem e a sua eficácia, no objectivo de comunicar. Assim, não será apenas uma ferramenta de transformação estética, mas antes e principalmente, parte integrante de um trabalho multidisciplinar colaborativo, que visa desenvolver melhores conteúdos jornalísticos.This research aims to justify the potential of Design processes in the development of contextualized journalistic content (news). Keeping in mind the journalism goal, of communicating about the more recent happenings that are important to the audience, the discipline of Design offers communicative strengths that seem to be appropriate to help face some of the emerging challenges of the media industry. Similarly to what happens with photography, the disciplines that are tangible to journalism can be a useful aid in the newsrooms when integrated in their teams. The diversity of a newsroom helps to develop a collaborative, multidisciplinary environment, which boosts the capability answering to the needs of the audience, in the current media paradigm. Design being a communication channel capable of conveying a message, attempts to add clarity to the information in order to better it’s effectiveness, in the goal of communicating. Therefore, it should not be seen as only a aesthetic pos-production transformation tool, but mainly, as a core part of a multidisciplinary and collaborative work, with the propose to develop better journalistic content.Universidade de Aveiro2018-03-08T13:50:59Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22555TID:201934094porPereira, Pedro Nuno Veiga Mourãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:14Zoai:ria.ua.pt:10773/22555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:41.849395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
title O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
spellingShingle O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
Pereira, Pedro Nuno Veiga Mourão
Imprensa - Design
Jornalismo
title_short O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
title_full O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
title_fullStr O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
title_full_unstemmed O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
title_sort O design no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos
author Pereira, Pedro Nuno Veiga Mourão
author_facet Pereira, Pedro Nuno Veiga Mourão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro Nuno Veiga Mourão
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa - Design
Jornalismo
topic Imprensa - Design
Jornalismo
description O presente trabalho propõe-se a justificar as potencialidades dos processos do Design, no desenvolvimento de conteúdos valorativos jornalísticos (noticiosos). No sentido de cumprir a missão do jornalismo, que é a de informar sobre os acontecimentos mais recentes que sejam importantes para o público, o Design, tal como outras áreas especializadas, é dotado de capacidades comunicativas que respondem a necessidades da nova forma de comunicação emergente. À semelhança com o que acontece com a fotografia, as diversas áreas profissionais tangentes ao jornalismo, como é o Design, pode constituir uma mais-valia se as redações integrarem estes profissionais especializados nas suas equipas. Esta diversidade profissional, potencia um ambiente de colaboração multidisciplinar, com capacidade maximizada de resposta às necessidades do público, no paradigma actual dos mídia. O Design, sendo um meio passível de transportar informação, promove a clareza da mensagem e a sua eficácia, no objectivo de comunicar. Assim, não será apenas uma ferramenta de transformação estética, mas antes e principalmente, parte integrante de um trabalho multidisciplinar colaborativo, que visa desenvolver melhores conteúdos jornalísticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-03-08T13:50:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22555
TID:201934094
url http://hdl.handle.net/10773/22555
identifier_str_mv TID:201934094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137620720091136