Relação na preparação para o parto com o Empowerment da puérpera na parentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faroleira, António José Ganchinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29166
Resumo: Enquadramento: Empowerment na gravidez é entendido como resultado da distribuição de informação, recursos e oportunidades cujo objetivo é fortalecer o conhecimento, a participação e os direitos dos utilizadores em relação às decisões. Objetivos: Analisar as atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de prática clínica onde decorreu o Estágio de Natureza Profissional, demonstrando a aquisição de competências; Apresentar os contributos que visem melhorar as intervenções dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, no empowerment da grávida, nomeadamente através da relação com as aulas de preparação para o parto. Metodologia: Estágio realizado sob metodologia de supervisão clínica e realizado estudo descritivo e de abordagem quantitativa. Resultados: Foram cumpridas as experiências clínicas. No estudo verificou-se um nível de empowerment ligeiramente superior nas grávidas que participaram na preparação para nascimento e parentalidade. Conclusões: Objetivos do estágio e da pesquisa foram atingidos. A pesquisa demonstra que a participação na preparação para nascimento e parentalidade não tem influência no empowerment da grávida; Relationship in Childbirth Preparation with the Empowerment of Childbirth Abstract: Background: Empowerment in pregnancy is understood as a result of the distribution of information, resources and opportunities whose objective is to strengthen the knowledge, participation and rights of users in relation to decisions. Objectives: To analyze the activities developed in the different contexts of clinical practice where the Professional Nature Internship took place, demonstrating the acquisition of skills; To present the contributions that aim to improve the interventions of Specialist Nurses in Maternal and Obstetric Health Nursing, in empowering the pregnant woman, namely through the relationship with the preparation classes for childbirth. Methodology: Internship carried out under clinical supervision methodology and carried out a descriptive study with a quantitative approach. Results: Clinical experiments were carried out. In the study, there was a slightly higher level of empowerment in pregnant women who participated in the preparation for birth and parenting. Conclusions: Internship and research objectives were achieved. Research shows that participation in preparation for birth and parenting has no influence on the empowerment of pregnant women.
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