Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Juliana Rita Gomes Correia de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22827
Resumo: O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Este tem como objetivo compreender que affordances são percecionadas e utilizadas por crianças em idade pré-escolar, no espaço exterior, sendo este caracterizado com base na taxonomia funcional de Harry Heft. O estudo tem como quadro conceptual a Teoria da Perceção Ecológica de James Gibson. Para a recolha de dados foram designadas duas técnicas: a observação não participante e a Abordagem de Mosaico (AM). Para a primeira fase do estudo, observaram-se as crianças no seu espaço exterior durante o seu brincar livre. Nessa fase foram registadas as ações das crianças nos diferentes espaços e com diferentes materiais. Na segunda fase, foram implementados três instrumentos da AM: as fotografias, os desenhos e os circuitos, com o objetivo de registar os espaços preferidos das crianças, bem como as affordances percecionadas, utilizadas e proibidas, no caso de existirem. Em ambas as fases, os participantes foram seis crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. De forma a relacionar os dados, recorreu-se a um questionário de resposta aberta à educadora responsável pelo grupo. Utilizou-se a análise de conteúdo para a análise dos dados, de acordo com as categorias estabelecidas: affordances percecionadas, utilizadas e proibidas e espaços preferidos, resultando na triangulação dos dados. Os resultados permitem a conclusão de que as crianças percecionam várias possibilidades de ação, mas, por vezes, são impossibilitadas de as utilizarem (por razões inerentes a si, à situação ou ao adulto), surgindo, dessa forma, as affordances proibidas. Relativamente aos espaços preferidos, o estudo demonstrou que, na maioria, as crianças preferem espaços que lhes ofereçam maior desafio e que lhes permita desenvolver o brincar funcional. Concluiu-se, também, que, após as alterações ocorridas no espaço exterior, este apresenta-se com mais oportunidades de ação.
id RCAP_1a0a5a869aa3cacb4c3509fa28036456
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolarEducação pré-escolarEspaço exteriorComportamento lúdico infantilDesenvolvimento das criançasO presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Este tem como objetivo compreender que affordances são percecionadas e utilizadas por crianças em idade pré-escolar, no espaço exterior, sendo este caracterizado com base na taxonomia funcional de Harry Heft. O estudo tem como quadro conceptual a Teoria da Perceção Ecológica de James Gibson. Para a recolha de dados foram designadas duas técnicas: a observação não participante e a Abordagem de Mosaico (AM). Para a primeira fase do estudo, observaram-se as crianças no seu espaço exterior durante o seu brincar livre. Nessa fase foram registadas as ações das crianças nos diferentes espaços e com diferentes materiais. Na segunda fase, foram implementados três instrumentos da AM: as fotografias, os desenhos e os circuitos, com o objetivo de registar os espaços preferidos das crianças, bem como as affordances percecionadas, utilizadas e proibidas, no caso de existirem. Em ambas as fases, os participantes foram seis crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. De forma a relacionar os dados, recorreu-se a um questionário de resposta aberta à educadora responsável pelo grupo. Utilizou-se a análise de conteúdo para a análise dos dados, de acordo com as categorias estabelecidas: affordances percecionadas, utilizadas e proibidas e espaços preferidos, resultando na triangulação dos dados. Os resultados permitem a conclusão de que as crianças percecionam várias possibilidades de ação, mas, por vezes, são impossibilitadas de as utilizarem (por razões inerentes a si, à situação ou ao adulto), surgindo, dessa forma, as affordances proibidas. Relativamente aos espaços preferidos, o estudo demonstrou que, na maioria, as crianças preferem espaços que lhes ofereçam maior desafio e que lhes permita desenvolver o brincar funcional. Concluiu-se, também, que, após as alterações ocorridas no espaço exterior, este apresenta-se com mais oportunidades de ação.This training course report took place in the context of the curricular unit of PPS, together with the course of seminar and Educational Orientation of the master's degree in pre-school education and teaching for the 1st CEB (Basic Education). This aims to understand what affordances are perceived and used by pre-school aged children, in outdoor space, which is characterized on the basis of Harry Heft’s functional taxonomy. The study has as its conceptual framework of the James Gibson’s Ecological theory. For the collection of data two techniques were assigned: the non-participant observation and the Mosaic Approach (AM). On the first phase of the study, the children were observed in the outdoor space during their free playing for fun. In this phase, the children's actions were recorded in different spaces and with different materials. In the second phase, three AM instruments were implemented: photographies, drawings and circuits, in order to record children's favourite spaces, as well as the affordances that were perceived, used and forbidden, if it was the case. In both phases, the participants were six children between three and five years old. In order to relate the data, a questionnaire of open response was applied to the responsible teacher of the group. For the data analysis, it has been used a content analysis technique, according to the established categories: perceived, used and forbidden affordances and favourite spaces; this all implied a triangulation of data. The results may lead to the conclusion that children perceive different possibilities for action, but sometimes they are unable to use them (because of themselves or the situation or the adult); so this creates the forbidden affordances. As to the preferred spaces, the study showed that, mostly, the children prefer the spaces that challenge them and the spaces that allow them the functional play. Lastly, one came to the conclusion that, after the changes that took place in the outdoor spaces, these ones allow and give more opportunities for action and play.Universidade de Aveiro2018-04-11T08:13:08Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22827TID:201944308porMelo, Juliana Rita Gomes Correia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:41Zoai:ria.ua.pt:10773/22827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:51.805486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar
title Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar
spellingShingle Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar
Melo, Juliana Rita Gomes Correia de
Educação pré-escolar
Espaço exterior
Comportamento lúdico infantil
Desenvolvimento das crianças
title_short Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar
title_full Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar
title_fullStr Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar
title_full_unstemmed Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar
title_sort Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no pré-escolar
author Melo, Juliana Rita Gomes Correia de
author_facet Melo, Juliana Rita Gomes Correia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Juliana Rita Gomes Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Espaço exterior
Comportamento lúdico infantil
Desenvolvimento das crianças
topic Educação pré-escolar
Espaço exterior
Comportamento lúdico infantil
Desenvolvimento das crianças
description O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Este tem como objetivo compreender que affordances são percecionadas e utilizadas por crianças em idade pré-escolar, no espaço exterior, sendo este caracterizado com base na taxonomia funcional de Harry Heft. O estudo tem como quadro conceptual a Teoria da Perceção Ecológica de James Gibson. Para a recolha de dados foram designadas duas técnicas: a observação não participante e a Abordagem de Mosaico (AM). Para a primeira fase do estudo, observaram-se as crianças no seu espaço exterior durante o seu brincar livre. Nessa fase foram registadas as ações das crianças nos diferentes espaços e com diferentes materiais. Na segunda fase, foram implementados três instrumentos da AM: as fotografias, os desenhos e os circuitos, com o objetivo de registar os espaços preferidos das crianças, bem como as affordances percecionadas, utilizadas e proibidas, no caso de existirem. Em ambas as fases, os participantes foram seis crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. De forma a relacionar os dados, recorreu-se a um questionário de resposta aberta à educadora responsável pelo grupo. Utilizou-se a análise de conteúdo para a análise dos dados, de acordo com as categorias estabelecidas: affordances percecionadas, utilizadas e proibidas e espaços preferidos, resultando na triangulação dos dados. Os resultados permitem a conclusão de que as crianças percecionam várias possibilidades de ação, mas, por vezes, são impossibilitadas de as utilizarem (por razões inerentes a si, à situação ou ao adulto), surgindo, dessa forma, as affordances proibidas. Relativamente aos espaços preferidos, o estudo demonstrou que, na maioria, as crianças preferem espaços que lhes ofereçam maior desafio e que lhes permita desenvolver o brincar funcional. Concluiu-se, também, que, após as alterações ocorridas no espaço exterior, este apresenta-se com mais oportunidades de ação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-04-11T08:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22827
TID:201944308
url http://hdl.handle.net/10773/22827
identifier_str_mv TID:201944308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137622473310208