A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13729 |
Resumo: | Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Narrativas Cinematográficas |
id |
RCAP_1a0d6e71c2646ebae0b9a9894a6e7506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13729 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográficoAdaptaçãoTeatroCinemaEspectadorEscritaAdaptationTheatreCinemaSpectadorWritingTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Narrativas CinematográficasO presente projeto propõe um estudo teórico (1.ª parte) e prático (2.ª parte – vide anexo I e II) sobre o processo de adaptação do monólogo teatral “O espectador” de Daniel Freitas, para um argumento cinematográfico. Neste texto dramático, um dos temas principais é a relação do público com o teatro, a partir do olhar de um espectador que decide tomar um espetáculo para si. Convocam-se então, conceitos que identificam a relação entre o cinema e o teatro, bem como, alguns elementos utilizados na interação com os seus espectadores. Do mesmo modo, este estudo propõe-se a compreender a adaptação entre estas diferentes linguagens, além de analisar o próprio processo de transposição desta peça. Mesmo sem alterar o tema central, conclui-se que o caminho entre a obra original e o resultado da adaptação, reveste-se de uma grande transformação, tanto para a estrutura do texto, como da própria personagem principal, decorrente do respeito pela verossimilhança e ligação com os espectadores.ABSTRACT - The present project proposes a theoretical (1st part) and practical (2nd part – see annex I and II) study on the adaptation process of the theatrical monologue “The spectador” by Daniel Freitas, to a cinematic argument. In this dramatic text, one of the main themes is the audience's relationship with the theater, from the perspective of a spectator who decides to take over a show. Concepts are then called upon, that identify the relationship between cinema and theater, as well as some elements used in the interaction with the viewers. Furthermore, this study aims to understand the adaptation process between these two different languages (cinema and theater), in addition to analyzing the transposition process of this piece. Even without altering the central theme, we concluded that the path between the original work and the final result of the adaptation, underwent a major transformation, both on the structure of the text and on the main character itself, due to the respect for the verisimilitude and the connection with the audience.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaRibeiro, Maria de Fátima ConceiçãoRCIPLSilva, Daniel Freitas da2021-09-16T14:28:59Z2021-07-222021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13729TID:202765288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:37.371727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico |
title |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico |
spellingShingle |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico Silva, Daniel Freitas da Adaptação Teatro Cinema Espectador Escrita Adaptation Theatre Cinema Spectador Writing |
title_short |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico |
title_full |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico |
title_fullStr |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico |
title_full_unstemmed |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico |
title_sort |
A passagem de “o espectador”: o caminho de transformação do monólogo teatral ao argumento cinematográfico |
author |
Silva, Daniel Freitas da |
author_facet |
Silva, Daniel Freitas da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria de Fátima Conceição RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel Freitas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação Teatro Cinema Espectador Escrita Adaptation Theatre Cinema Spectador Writing |
topic |
Adaptação Teatro Cinema Espectador Escrita Adaptation Theatre Cinema Spectador Writing |
description |
Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Narrativas Cinematográficas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16T14:28:59Z 2021-07-22 2021-07-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13729 TID:202765288 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13729 |
identifier_str_mv |
TID:202765288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550258094211072 |