Desempenho de misturas betuminosas com betume modificado com borracha através do processo húmido
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8005 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados da avaliação de desempenho mecânico de misturas betuminosas produzidas com betume modificado com borracha de pneus usados através do processo húmido, utilizando o sistema terminal blend e o sistema continuous blend. Os betumes modificados com borracha através dos dois sistemas foram caracterizados através dos seguintes ensaios: (i) penetração; (ii) ponto de amolecimento (método anel e bola); (iii) resiliência; (iv) viscosidade Brookfield. A avaliação do comportamento mecânico das misturas betuminosas inclui a resistência à fadiga, através do ensaio de flexão em quatro pontos e da deformação permanente utilizando o ensaio de corte simples repetido à altura constante (RSST-CH). Para este estudo foram produzidas misturas betuminosas com dois tipos de granulometria: (i) granulometria densa (Instituto do Asfalto Faixa IV) com betume borracha terminal blend; (ii) granulometria descontínua tipo gap graded (Caltrans ARHM-GG), com betume borracha continuous blend. As misturas com betume borracha foram comparadas com a mistura de referência denominada concreto asfáltico usinado a quente (DNIT 031/2006), preparada com betume convencional. Os resultados mostraram que a mistura com betume modificado com borracha através do sistema terminal blend apresentou o melhor desempenho, com maior vida à fadiga e maior resistência às deformações permanentes. |
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