Falocentrismo e resistência no feminino em "Brandos costumes" e "Ju Dou"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18784 |
Resumo: | Esta dissertação aborda o falocentrismo e as resistências femininas nos dois filmes “Brandos Costumes” e “Ju Dou”, que relatam, respetivamente, uma história acontecida em Portugal durante o período do Estado Novo e a outra história ocorrida na China, no início do século XX. O nosso estudo visa conhecer o estatuto das mulheres e as resistências do feminino, nestes dois filmes. Além disso, e devido à grande diferença entre Portugal e a China nos aspetos de história, de cultura e de política, as resistências feitas pelas mulheres dos dois países denotam caraterísticas distintas. Por isso, nesta dissertação, procuraremos, ainda, encontrar as razões da causa dessas diferenças, bem como as relações entre o grau de falocentrismo e as maneiras de expressão das resistências. |
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Falocentrismo e resistência no feminino em "Brandos costumes" e "Ju Dou"Cinema - FeminismoSexismoEsta dissertação aborda o falocentrismo e as resistências femininas nos dois filmes “Brandos Costumes” e “Ju Dou”, que relatam, respetivamente, uma história acontecida em Portugal durante o período do Estado Novo e a outra história ocorrida na China, no início do século XX. O nosso estudo visa conhecer o estatuto das mulheres e as resistências do feminino, nestes dois filmes. Além disso, e devido à grande diferença entre Portugal e a China nos aspetos de história, de cultura e de política, as resistências feitas pelas mulheres dos dois países denotam caraterísticas distintas. Por isso, nesta dissertação, procuraremos, ainda, encontrar as razões da causa dessas diferenças, bem como as relações entre o grau de falocentrismo e as maneiras de expressão das resistências.This dissertation deals with phallocentrism and feminine resistances in the two films "Brandos Costumes" and "Ju Dou", which report, respectively, a history that happened in Portugal during the period of Estado Novo and the other story that occurred in China at the beginning of the century XX. Our study aims to know the status of women and the resistance of feminism in these two films. Moreover, due to the great difference between Portugal and China in history, culture and politics, the resistance of the women of the two countries shows different characteristics. Therefore, in this dissertation, we will also try to find the reasons for the cause of these differences, as well as the relations between the degree of phallocentrism and the ways of expression of resistances.Universidade de Aveiro2017-11-10T13:34:51Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18784TID:201940108porBo Liinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:23Zoai:ria.ua.pt:10773/18784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:41.391663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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