Codependência e défices comunicacionais: programa de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7132 |
Resumo: | Esta dissertação apresentacomointuito a exploração do construto da codependência, através de uma perspetiva de exclusão social via os conhecimentos e competências associados à Psicologia Forense e da Exclusão Social, de forma a criar um Programa de Intervenção relativo ao construto em questão. Considerou-se como pertinente a análise da evolução histórica de diversos modelos de pensamento referentes ao fenómeno da dependência, construto intimamente ligado à codependência, para obter uma maior compreensão das possibilidades, vertentes e ângulos no qual a codependência poderáser explorada e alvo de intervenção. A partir de tal análise teórica, complementada pela lógica subjacente à Psicologia Forense e da Exclusão Social,foi possível apreender a vertente da codependência que será alvo de intervenção por parte do programa –a vertente de comunicação, mais concretamente, os défices comunicacionais que fazem parte de uma aglomerado de efeitos adversos provocados pelo construto em si no sujeito. Assim sendo, o programa de intervenção foi criado e estruturado no sentido de promover as competências comunicacionais do sujeito, tanto ao nível social como emocional, através da aplicação de três atividades principais: «Apreensão da Emocionalidade»; «Role-Playing»; e «Elaborar de Metas». |
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Codependência e défices comunicacionais: programa de intervençãoMESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIALPSICOLOGIAPSICOLOGIA FORENSEPROGRAMAS DE INTERVENÇÃOCOMPORTAMENTO EMOCIONALPSYCHOLOGYFORENSIC PSYCHOLOGYINTERVENTION PROGRAMSEMOTIONAL BEHAVIOUREsta dissertação apresentacomointuito a exploração do construto da codependência, através de uma perspetiva de exclusão social via os conhecimentos e competências associados à Psicologia Forense e da Exclusão Social, de forma a criar um Programa de Intervenção relativo ao construto em questão. Considerou-se como pertinente a análise da evolução histórica de diversos modelos de pensamento referentes ao fenómeno da dependência, construto intimamente ligado à codependência, para obter uma maior compreensão das possibilidades, vertentes e ângulos no qual a codependência poderáser explorada e alvo de intervenção. A partir de tal análise teórica, complementada pela lógica subjacente à Psicologia Forense e da Exclusão Social,foi possível apreender a vertente da codependência que será alvo de intervenção por parte do programa –a vertente de comunicação, mais concretamente, os défices comunicacionais que fazem parte de uma aglomerado de efeitos adversos provocados pelo construto em si no sujeito. Assim sendo, o programa de intervenção foi criado e estruturado no sentido de promover as competências comunicacionais do sujeito, tanto ao nível social como emocional, através da aplicação de três atividades principais: «Apreensão da Emocionalidade»; «Role-Playing»; e «Elaborar de Metas».This work aims for the exploration of the codependency construct, through a perspective of social exclusion via the knowledge and skills associated with Psicologia Forense e da Exclusão Social, in order to create an intervention program on the construct in question. It was considered relevant the analysis of the historical evolution of various models of thought regarding the phenomenon of dependency, closely linked to the codependency construct, in order to gain a greater understanding of the possibilities, dimensions and angles in which codependency can be explored and target of an intervention. Starting from such theoretical analysis, complemented by underlying logic of Psicologia Forense e da Exclusão Social, it was possible to grasp the aspect of codependency that will be targeted for intervention by the program –the communication aspect, specifically, the communicational deficits that are part of a cluster of adverse effects caused by the construct itself in the individual. Therefore, the intervention program was designed and developed to promote communication skills of the individual, both socially and emotionally, by applying three main activities: «Apreensão da Emocionalidade»; «Role-Playing»; and «Elaborar de Metas».2016-07-15T12:09:51Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7132TID:201250322pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Frederico Samuel Pintoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:47.330850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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