A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10946 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_1a496a4a220cd2fd4f5ab002e782090e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10946 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º cicloTransição entre ciclosExpetativas dos alunosSistema de ensinoArticulação.Transition between cyclesStudents expectationsArticulationTeaching systemsRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do segundo ano de mestrado foram realizados dois momentos de iniciação à prática profissional: em duas turmas de 5.º ano, duma escola do concelho da Amadora, e numa turma de 4.º ano, duma escola do concelho de Odivelas. Este relatório pretende refletir critica e fundamentadamente todo o percurso experienciado durante a prática de ensino. A transição entre ciclos de ensino é um processo comum e presente na vida de todos os estudantes, do início ao fim da sua escolarização. Estes momentos na vida do aluno são bastante complexos e difíceis e representam um conjunto de mudanças, a nível do ambiente escolar, das relações e a nível pessoal. O presente estudo tem como finalidade conhecer a perspetiva de alunos do 1.º e do 2.º ciclo acerca da transição entre os dois ciclos de ensino, isto é, a passagem do 4.º para o 5.º ano do Ensino Básico. Desse modo, foram entrevistados dez alunos de cada ano e, ainda, um professor de cada ciclo de ensino, de modo a poder confrontar a perceção destes com a pespetiva dos alunos. As novas relações são encaradas como as maiores dificuldades dos alunos na adaptação à nova escola, principalmente as relações estabelecidas com um maior número de professores comparativamente com a modocência. O professor do 1.º ciclo é uma figura importante na vida dos alunos e, por isso, as escolas devem procurar implementar medidas de articulação entre ciclos facilitando assim o processo de transição para alunos e para as suas famílias.ABSTRACT This report was developed within the framework of the Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the master's degree in teaching the 1st and 2nd cycle of basic education. During the second year of the master's degree, two moments of initiation to the professional practice were carried out: in two classes of 5th year, of a school in the county of Amadora, and in a class of 4th year, of a school in the county of Odivelas. This report aims to critically and reasonably reflect the entire course of experience during teaching practice. The transition between teaching cycles is a common and present process in the lives of all students, from the beginning to the end of their schooling. These moments in the life of the student are quite complex and difficult and represent a set of changes, at the level of the school environment, of the relations and at personal level. The present study aims to know the perspective of 1st and 2nd cycle students about the transition between the two education cycles, that is, the transition from the 4th to the 5th year of Basic Education. Thus, ten students from each year were interviewed, as well as one teacher from each teaching cycle, so as to be able to confront their perceptions with the children's pespetive. The new relationships are seen as the greatest difficulties of students in adapting to the new school, especially the relationships established with a larger number of teachers compared to modocence. The 1st cycle teacher is an important figure in the life of the students and, therefore, schools should seek to implement measures of articulation between cycles, thus facilitating the transition process for students and their families.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLeite, TeresaRCIPLSá, Maria Rodrigues de2020-01-07T10:45:52Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10946TID:202336093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:17.855359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo |
title |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo |
spellingShingle |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo Sá, Maria Rodrigues de Transição entre ciclos Expetativas dos alunos Sistema de ensino Articulação. Transition between cycles Students expectations Articulation Teaching systems |
title_short |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo |
title_full |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo |
title_fullStr |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo |
title_full_unstemmed |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo |
title_sort |
A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo |
author |
Sá, Maria Rodrigues de |
author_facet |
Sá, Maria Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Teresa RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Maria Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição entre ciclos Expetativas dos alunos Sistema de ensino Articulação. Transition between cycles Students expectations Articulation Teaching systems |
topic |
Transição entre ciclos Expetativas dos alunos Sistema de ensino Articulação. Transition between cycles Students expectations Articulation Teaching systems |
description |
Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 2019-07-18T00:00:00Z 2020-01-07T10:45:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10946 TID:202336093 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10946 |
identifier_str_mv |
TID:202336093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459698941952 |