A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Maria Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10946
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_1a496a4a220cd2fd4f5ab002e782090e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º cicloTransição entre ciclosExpetativas dos alunosSistema de ensinoArticulação.Transition between cyclesStudents expectationsArticulationTeaching systemsRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do segundo ano de mestrado foram realizados dois momentos de iniciação à prática profissional: em duas turmas de 5.º ano, duma escola do concelho da Amadora, e numa turma de 4.º ano, duma escola do concelho de Odivelas. Este relatório pretende refletir critica e fundamentadamente todo o percurso experienciado durante a prática de ensino. A transição entre ciclos de ensino é um processo comum e presente na vida de todos os estudantes, do início ao fim da sua escolarização. Estes momentos na vida do aluno são bastante complexos e difíceis e representam um conjunto de mudanças, a nível do ambiente escolar, das relações e a nível pessoal. O presente estudo tem como finalidade conhecer a perspetiva de alunos do 1.º e do 2.º ciclo acerca da transição entre os dois ciclos de ensino, isto é, a passagem do 4.º para o 5.º ano do Ensino Básico. Desse modo, foram entrevistados dez alunos de cada ano e, ainda, um professor de cada ciclo de ensino, de modo a poder confrontar a perceção destes com a pespetiva dos alunos. As novas relações são encaradas como as maiores dificuldades dos alunos na adaptação à nova escola, principalmente as relações estabelecidas com um maior número de professores comparativamente com a modocência. O professor do 1.º ciclo é uma figura importante na vida dos alunos e, por isso, as escolas devem procurar implementar medidas de articulação entre ciclos facilitando assim o processo de transição para alunos e para as suas famílias.ABSTRACT This report was developed within the framework of the Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the master's degree in teaching the 1st and 2nd cycle of basic education. During the second year of the master's degree, two moments of initiation to the professional practice were carried out: in two classes of 5th year, of a school in the county of Amadora, and in a class of 4th year, of a school in the county of Odivelas. This report aims to critically and reasonably reflect the entire course of experience during teaching practice. The transition between teaching cycles is a common and present process in the lives of all students, from the beginning to the end of their schooling. These moments in the life of the student are quite complex and difficult and represent a set of changes, at the level of the school environment, of the relations and at personal level. The present study aims to know the perspective of 1st and 2nd cycle students about the transition between the two education cycles, that is, the transition from the 4th to the 5th year of Basic Education. Thus, ten students from each year were interviewed, as well as one teacher from each teaching cycle, so as to be able to confront their perceptions with the children's pespetive. The new relationships are seen as the greatest difficulties of students in adapting to the new school, especially the relationships established with a larger number of teachers compared to modocence. The 1st cycle teacher is an important figure in the life of the students and, therefore, schools should seek to implement measures of articulation between cycles, thus facilitating the transition process for students and their families.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLeite, TeresaRCIPLSá, Maria Rodrigues de2020-01-07T10:45:52Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10946TID:202336093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:17.855359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
title A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
spellingShingle A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
Sá, Maria Rodrigues de
Transição entre ciclos
Expetativas dos alunos
Sistema de ensino
Articulação.
Transition between cycles
Students expectations
Articulation
Teaching systems
title_short A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
title_full A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
title_fullStr A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
title_full_unstemmed A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
title_sort A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1. º e 2. º ciclo
author Sá, Maria Rodrigues de
author_facet Sá, Maria Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Maria Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Transição entre ciclos
Expetativas dos alunos
Sistema de ensino
Articulação.
Transition between cycles
Students expectations
Articulation
Teaching systems
topic Transição entre ciclos
Expetativas dos alunos
Sistema de ensino
Articulação.
Transition between cycles
Students expectations
Articulation
Teaching systems
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-07T10:45:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10946
TID:202336093
url http://hdl.handle.net/10400.21/10946
identifier_str_mv TID:202336093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459698941952