Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38514 |
Resumo: | O texto dramático é naturalmente destinado à representação, sendo por isso inseparável da prática teatral que cada época reinventa e da leitura pessoal e criativa do encenador que o leva à cena. Deste modo, a visão cénica é sempre impregnada de elementos subjectivos (gosto, formação e experiência artística) que, neste caso concreto, conduziram também, e desde logo, a determinadas opções dramatúrgicas. Estudar e encenar as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos, dando palco, corpo e voz às personagens do seu teatro, revelou ser uma experiência cultural interdisciplinar, de intensa e rigorosa fruição técnica, estética e ética. Neste estudo falar-se-á essencialmente do trabalho de dramaturgia realizado com os seus textos, da encenação da Comedia Eufrosina (1995), da Comedia Ulysippo (1997), das leituras cénicas da Comedia Aulegrafia (2008 e 2009) e das versões juvenis da Eufrosina (2011 e 2014), lembrando o desafio que constitui encenar o seu teatro |
id |
RCAP_1a69a925958b331cafc749513514451e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/38514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hojeStaging Jorge Ferreira de Vasconcelos, todayVasconcelos, Jorge Ferreira deTeatro PortuguêsComédia RenascentistaRepresentaçãoEspectáculoO texto dramático é naturalmente destinado à representação, sendo por isso inseparável da prática teatral que cada época reinventa e da leitura pessoal e criativa do encenador que o leva à cena. Deste modo, a visão cénica é sempre impregnada de elementos subjectivos (gosto, formação e experiência artística) que, neste caso concreto, conduziram também, e desde logo, a determinadas opções dramatúrgicas. Estudar e encenar as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos, dando palco, corpo e voz às personagens do seu teatro, revelou ser uma experiência cultural interdisciplinar, de intensa e rigorosa fruição técnica, estética e ética. Neste estudo falar-se-á essencialmente do trabalho de dramaturgia realizado com os seus textos, da encenação da Comedia Eufrosina (1995), da Comedia Ulysippo (1997), das leituras cénicas da Comedia Aulegrafia (2008 e 2009) e das versões juvenis da Eufrosina (2011 e 2014), lembrando o desafio que constitui encenar o seu teatroThe dramatic text is naturally intended for representation, it is, therefore, inseparable from the theatrical practice that each era reinvents, and from the personal and creative reading of the director who takes it to stage. In this way, the scenic vision is always impregnated with subjective elements (taste, formation and artistic experience), which, in this particular case, have also led to certain dramaturgical options. Studying and staging the comedies of Jorge Ferreira de Vasconcelos, giving stage, body and voice to the characters of his theater, proved to be an interdisciplinary cultural experience, with intense and rigorous technical, aesthetic and ethical enjoyment. In this study, we will speak essentially of the work of dramaturgy carried out with his texts, the staging of Comedia Eufrosina (1995), Comedia Ulysippo (1997), the stage readings of Comedia Aulegrafia (2008 and 2009) and the juvenile versions of Eufrosina (2011 and 2014), remembering the challenge which constitutes the staging of his theater.Universidad de ExtremaduraRepositório da Universidade de LisboaPereira, Silvina2019-06-08T14:13:51Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38514porPereira, Silvina (2018): "Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje" em Jorge Ferreira de Vasconcelos. Número especial da Limite - revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía, 12.1, pp. 107-136.1888-4067info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:51:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:51:20Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje Staging Jorge Ferreira de Vasconcelos, today |
title |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje |
spellingShingle |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje Pereira, Silvina Vasconcelos, Jorge Ferreira de Teatro Português Comédia Renascentista Representação Espectáculo |
title_short |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje |
title_full |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje |
title_fullStr |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje |
title_full_unstemmed |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje |
title_sort |
Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje |
author |
Pereira, Silvina |
author_facet |
Pereira, Silvina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Silvina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vasconcelos, Jorge Ferreira de Teatro Português Comédia Renascentista Representação Espectáculo |
topic |
Vasconcelos, Jorge Ferreira de Teatro Português Comédia Renascentista Representação Espectáculo |
description |
O texto dramático é naturalmente destinado à representação, sendo por isso inseparável da prática teatral que cada época reinventa e da leitura pessoal e criativa do encenador que o leva à cena. Deste modo, a visão cénica é sempre impregnada de elementos subjectivos (gosto, formação e experiência artística) que, neste caso concreto, conduziram também, e desde logo, a determinadas opções dramatúrgicas. Estudar e encenar as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos, dando palco, corpo e voz às personagens do seu teatro, revelou ser uma experiência cultural interdisciplinar, de intensa e rigorosa fruição técnica, estética e ética. Neste estudo falar-se-á essencialmente do trabalho de dramaturgia realizado com os seus textos, da encenação da Comedia Eufrosina (1995), da Comedia Ulysippo (1997), das leituras cénicas da Comedia Aulegrafia (2008 e 2009) e das versões juvenis da Eufrosina (2011 e 2014), lembrando o desafio que constitui encenar o seu teatro |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-06-08T14:13:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/38514 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/38514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Silvina (2018): "Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje" em Jorge Ferreira de Vasconcelos. Número especial da Limite - revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía, 12.1, pp. 107-136. 1888-4067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Extremadura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Extremadura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549047019339776 |