Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Silvina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38514
Resumo: O texto dramático é naturalmente destinado à representação, sendo por isso inseparável da prática teatral que cada época reinventa e da leitura pessoal e criativa do encenador que o leva à cena. Deste modo, a visão cénica é sempre impregnada de elementos subjectivos (gosto, formação e experiência artística) que, neste caso concreto, conduziram também, e desde logo, a determinadas opções dramatúrgicas. Estudar e encenar as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos, dando palco, corpo e voz às personagens do seu teatro, revelou ser uma experiência cultural interdisciplinar, de intensa e rigorosa fruição técnica, estética e ética. Neste estudo falar-se-á essencialmente do trabalho de dramaturgia realizado com os seus textos, da encenação da Comedia Eufrosina (1995), da Comedia Ulysippo (1997), das leituras cénicas da Comedia Aulegrafia (2008 e 2009) e das versões juvenis da Eufrosina (2011 e 2014), lembrando o desafio que constitui encenar o seu teatro
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