Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Luísa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.781
Resumo: Os serviços das bibliotecas podem ser repensados com os princípios, modelos, métodos e tecnologias da Web 2.0, na qual o blogue, enquanto ferramenta de escrita e de leitura colaborativa, ocupa um lugar especial. Este trabalho pretende apresentar a ferramenta blogue nas bibliotecas em duas perspectivas principais: blogues como fontes de informação nos serviços internos das bibliotecas; e blogues como ferramentas que as bibliotecas podem usar para promover os seus serviços e proporcionar canais de comunicação com os seus utilizadores. Em Portugal, o fenómeno ainda tem pouco desenvolvimento no que concerne às bibliotecas, são apresentados, neste trabalho, o recenseamento e a análise da blogosfera relacionada com as bibliotecas públicas, universitárias e escolares.
id RCAP_1a69f6193d0abeff893992e2ccdd2a38
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0Dossier temáticoOs serviços das bibliotecas podem ser repensados com os princípios, modelos, métodos e tecnologias da Web 2.0, na qual o blogue, enquanto ferramenta de escrita e de leitura colaborativa, ocupa um lugar especial. Este trabalho pretende apresentar a ferramenta blogue nas bibliotecas em duas perspectivas principais: blogues como fontes de informação nos serviços internos das bibliotecas; e blogues como ferramentas que as bibliotecas podem usar para promover os seus serviços e proporcionar canais de comunicação com os seus utilizadores. Em Portugal, o fenómeno ainda tem pouco desenvolvimento no que concerne às bibliotecas, são apresentados, neste trabalho, o recenseamento e a análise da blogosfera relacionada com as bibliotecas públicas, universitárias e escolares.BAD2007-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.781por1645-28950007-9421Alvim, Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:10:38Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:21.142985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
title Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
spellingShingle Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
Alvim, Luísa
Dossier temático
title_short Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
title_full Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
title_fullStr Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
title_full_unstemmed Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
title_sort Blogues e Bibliotecas: construir redes na Web 2.0
author Alvim, Luísa
author_facet Alvim, Luísa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Dossier temático
topic Dossier temático
description Os serviços das bibliotecas podem ser repensados com os princípios, modelos, métodos e tecnologias da Web 2.0, na qual o blogue, enquanto ferramenta de escrita e de leitura colaborativa, ocupa um lugar especial. Este trabalho pretende apresentar a ferramenta blogue nas bibliotecas em duas perspectivas principais: blogues como fontes de informação nos serviços internos das bibliotecas; e blogues como ferramentas que as bibliotecas podem usar para promover os seus serviços e proporcionar canais de comunicação com os seus utilizadores. Em Portugal, o fenómeno ainda tem pouco desenvolvimento no que concerne às bibliotecas, são apresentados, neste trabalho, o recenseamento e a análise da blogosfera relacionada com as bibliotecas públicas, universitárias e escolares.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/cadernosbad.781
url https://doi.org/10.48798/cadernosbad.781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2895
0007-9421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551144885420033