Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fior, Camila Alves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mercuri, Elizabeth, Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14673
Resumo: As relações que os estudantes estabelecem com os pares são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial e cognitivo. Diante disto, este estudo apresenta a construção e as evidências de validade da Escala de Interação com Pares para estudantes do ensino superior. Participaram da pesquisa 1070 universitários, com idade média de 23 anos (DP=6,5). A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura multidimensional, composta pelos fatores: Interações Sociais, Interações Íntimas, Interações Acadêmicas pautadas no oferecimento de ajuda e Interações Acadêmicas com ênfase no recebimento de ajuda. A análise fatorial confirmatória destacou a adequação dos dados à estrutura fatorial (CFI=0,978; GFI=0,980; RMSEA=0,06). Os coeficientes de regressão dos itens junto aos fatores foram satisfatórios (0,55<ß<0,86) e os indicadores de consistência interna de cada fator são adequados (0,72< <0,85). Tais resultados sinalizam a existência de propriedades psicométricas aceitáveis e sugerem eficiência na utilização do instrumento.
id RCAP_1a77ef765a2d53ae838ea53562d5ecc8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superiorPair Interaction Scale: construction and evidence of validity for higher education studentsEstudante universitárioUniversidadeRelações interpessoaisConstrução de instrumentoAnálise fatorial confirmatóriaUniversity studentUniversityInterpersonal relationshipsInstrument constructionConfirmatory factor analysisAs relações que os estudantes estabelecem com os pares são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial e cognitivo. Diante disto, este estudo apresenta a construção e as evidências de validade da Escala de Interação com Pares para estudantes do ensino superior. Participaram da pesquisa 1070 universitários, com idade média de 23 anos (DP=6,5). A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura multidimensional, composta pelos fatores: Interações Sociais, Interações Íntimas, Interações Acadêmicas pautadas no oferecimento de ajuda e Interações Acadêmicas com ênfase no recebimento de ajuda. A análise fatorial confirmatória destacou a adequação dos dados à estrutura fatorial (CFI=0,978; GFI=0,980; RMSEA=0,06). Os coeficientes de regressão dos itens junto aos fatores foram satisfatórios (0,55<ß<0,86) e os indicadores de consistência interna de cada fator são adequados (0,72< <0,85). Tais resultados sinalizam a existência de propriedades psicométricas aceitáveis e sugerem eficiência na utilização do instrumento.The relationships that students establish with pairs are important to their learning and to their psychosocial and cognitive development. In view of this, this study presents the construction and evidence of the validity of the Pair Interaction Scale for higher education students. 1070 university students with an average of 23 years of age (SD=6.5) participated in the research. The exploratory factor analysis indicated a multidimensional structure, composed of the factors: Social Interactions, Intimate Interactions, Academic Interactions related to offering help and Academic Interactions with emphasis on receiving help. The confirmatory factor analysis highlighted the suitability of the data to the factor structure (CFI=0.978; GFI=0.980; RMSEA=0.06). The regression coefficients of the items in relation to the factors were satisfactory (0.55<ß<0.86) and the indicators of internal consistency of each factor are suitable (0.72< <0.85). Such results signal the existence of acceptable psychometric parameters and efficiency in the utilization of the instrument is suggested.Editora Universitária São FranciscoEditora Universitária São FranciscoUniversidade do MinhoFior, Camila AlvesMercuri, ElizabethAlmeida, Leandro S.20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14673por1413-8271http://www.scielo.br/pdf/pusf/v16n1/a03v16n1.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:01.073421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
Pair Interaction Scale: construction and evidence of validity for higher education students
title Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
spellingShingle Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
Fior, Camila Alves
Estudante universitário
Universidade
Relações interpessoais
Construção de instrumento
Análise fatorial confirmatória
University student
University
Interpersonal relationships
Instrument construction
Confirmatory factor analysis
title_short Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
title_full Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
title_fullStr Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
title_sort Escala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
author Fior, Camila Alves
author_facet Fior, Camila Alves
Mercuri, Elizabeth
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Mercuri, Elizabeth
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fior, Camila Alves
Mercuri, Elizabeth
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante universitário
Universidade
Relações interpessoais
Construção de instrumento
Análise fatorial confirmatória
University student
University
Interpersonal relationships
Instrument construction
Confirmatory factor analysis
topic Estudante universitário
Universidade
Relações interpessoais
Construção de instrumento
Análise fatorial confirmatória
University student
University
Interpersonal relationships
Instrument construction
Confirmatory factor analysis
description As relações que os estudantes estabelecem com os pares são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial e cognitivo. Diante disto, este estudo apresenta a construção e as evidências de validade da Escala de Interação com Pares para estudantes do ensino superior. Participaram da pesquisa 1070 universitários, com idade média de 23 anos (DP=6,5). A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura multidimensional, composta pelos fatores: Interações Sociais, Interações Íntimas, Interações Acadêmicas pautadas no oferecimento de ajuda e Interações Acadêmicas com ênfase no recebimento de ajuda. A análise fatorial confirmatória destacou a adequação dos dados à estrutura fatorial (CFI=0,978; GFI=0,980; RMSEA=0,06). Os coeficientes de regressão dos itens junto aos fatores foram satisfatórios (0,55<ß<0,86) e os indicadores de consistência interna de cada fator são adequados (0,72< <0,85). Tais resultados sinalizam a existência de propriedades psicométricas aceitáveis e sugerem eficiência na utilização do instrumento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14673
url http://hdl.handle.net/1822/14673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1413-8271
http://www.scielo.br/pdf/pusf/v16n1/a03v16n1.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133124866605056