O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Luísa Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2952
Resumo: A presente investigação aborda o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e no empenho dos alunos para a disciplina de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu a análise da evolução do currículo da disciplina de Educação Tecnológica, a sua metodologia específica, os conceitos de motivação e empenho e o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais para a melhoria da motivação no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. Em termos metodológicos, realizou-se uma investigação exploratória, de natureza qualitativa, efetuada em cinco instituições de ensino básico do concelho de Viseu. Participaram nove professores e quarenta e cinco alunos da referida disciplina, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a implementação de unidades de trabalho que envolvem a construção de brinquedos tradicionais são propiciadoras de motivação e empenho dos alunos, constituindo uma mais-valia para a concretização do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Tecnológica no Ensino Básico.
id RCAP_1a7c97f1adb6b6c68ed03d96f03dfbd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2952
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológicaEnsino BásicoEducação TecnológicaJogos e brinquedosmotivação, empenhoTechnological Education,Basic EducationToys and gamesmotivationcommitmentDepartamento de Comunicação e ArteA presente investigação aborda o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e no empenho dos alunos para a disciplina de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu a análise da evolução do currículo da disciplina de Educação Tecnológica, a sua metodologia específica, os conceitos de motivação e empenho e o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais para a melhoria da motivação no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. Em termos metodológicos, realizou-se uma investigação exploratória, de natureza qualitativa, efetuada em cinco instituições de ensino básico do concelho de Viseu. Participaram nove professores e quarenta e cinco alunos da referida disciplina, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a implementação de unidades de trabalho que envolvem a construção de brinquedos tradicionais são propiciadoras de motivação e empenho dos alunos, constituindo uma mais-valia para a concretização do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Tecnológica no Ensino Básico.This research addresses the contribution of traditional games and toys to students’ motivation and commitment in the school subject of Technological Education. The theoretical framework is based on the analysis of the evolution of the national curriculum of Technological Education, its specific methodologies and also on the analysis of the concepts of motivation and commitment. This research also takes into consideration the contribution of traditional games and toys in the development of motivation in the teaching-learning process of the school subject of Technological Education. The methodology used was an exploratory research of a qualitative nature made in five institutions of Basic Education in Viseu. Nine teachers of Technological Education and forty-five students participated in this research. They were interviewed following a semi-structured script. The results reveal that the implementation of work units which involve building traditional toys boost students' motivation and commitment, which represents an added value to the teaching-learning process of this school subject in Basic Education.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaRodrigues, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCorreia, Luísa Maria Gonçalves2017-07-08T00:30:08Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2952TID:201598787porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:15Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:03.864926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
title O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
spellingShingle O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
Correia, Luísa Maria Gonçalves
Ensino Básico
Educação Tecnológica
Jogos e brinquedos
motivação, empenho
Technological Education,
Basic Education
Toys and games
motivation
commitment
Departamento de Comunicação e Arte
title_short O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
title_full O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
title_fullStr O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
title_full_unstemmed O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
title_sort O contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e empenho dos alunos na disciplina de educação tecnológica
author Correia, Luísa Maria Gonçalves
author_facet Correia, Luísa Maria Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
Rodrigues, Paula
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Luísa Maria Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Educação Tecnológica
Jogos e brinquedos
motivação, empenho
Technological Education,
Basic Education
Toys and games
motivation
commitment
Departamento de Comunicação e Arte
topic Ensino Básico
Educação Tecnológica
Jogos e brinquedos
motivação, empenho
Technological Education,
Basic Education
Toys and games
motivation
commitment
Departamento de Comunicação e Arte
description A presente investigação aborda o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais na motivação e no empenho dos alunos para a disciplina de Educação Tecnológica. O enquadramento teórico incluiu a análise da evolução do currículo da disciplina de Educação Tecnológica, a sua metodologia específica, os conceitos de motivação e empenho e o contributo dos jogos e brinquedos tradicionais para a melhoria da motivação no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica. Em termos metodológicos, realizou-se uma investigação exploratória, de natureza qualitativa, efetuada em cinco instituições de ensino básico do concelho de Viseu. Participaram nove professores e quarenta e cinco alunos da referida disciplina, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a implementação de unidades de trabalho que envolvem a construção de brinquedos tradicionais são propiciadoras de motivação e empenho dos alunos, constituindo uma mais-valia para a concretização do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Tecnológica no Ensino Básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2017-07-08T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2952
TID:201598787
url http://hdl.handle.net/10400.19/2952
identifier_str_mv TID:201598787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130887963541504