Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Eliezer Magno Diógenes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32899
Resumo: O presente trabalho buscou fazer uma reflexão sobre o ensino da estatística na Psicologia, através de uma revisão de literatura, identificando algumas das principais dificuldades percebidas no ensino da estatística nos cursos de Psicologia e os diversos elementos que compõe estas mesmas dificuldades. Entre estes elementos destacamos: a ansiedade matemática, a atitude em relação a estatística, as habilidades matemáticas e as dificuldades linguísticas e de compreensão conceptual. Também buscou-se identificar as possíveis soluções, considerando diversos aspetos como: as metodologias de ensino, as interfaces curriculares e a estrutura do curso de Psicologia. Foi destacado o uso da estratégia de simulação e resampling, com descrição e análise de um exercício prático, utilizado em sala de aula, com o objetivo de compreender os fundamentos da análise inferencial. Como parte das estratégias de solução aos desafios ao ensino da estatística na Psicologia, construiu-se uma avaliação diagnóstica de estatística, com foco nos conceitos centrais para a aprendizagem do teste de hipóteses. Como resultados, espera-se contribuir para o ensino de estatística na Psicologia esclarecendo alguns aspetos do processo de transferência da aprendizagem.
id RCAP_1a89c6334e60539115a6e4e59b9ea8e7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluçõesEstatísticaEnsinoPsicologiaTeste de hipótesesAvaliação diagnósticaO presente trabalho buscou fazer uma reflexão sobre o ensino da estatística na Psicologia, através de uma revisão de literatura, identificando algumas das principais dificuldades percebidas no ensino da estatística nos cursos de Psicologia e os diversos elementos que compõe estas mesmas dificuldades. Entre estes elementos destacamos: a ansiedade matemática, a atitude em relação a estatística, as habilidades matemáticas e as dificuldades linguísticas e de compreensão conceptual. Também buscou-se identificar as possíveis soluções, considerando diversos aspetos como: as metodologias de ensino, as interfaces curriculares e a estrutura do curso de Psicologia. Foi destacado o uso da estratégia de simulação e resampling, com descrição e análise de um exercício prático, utilizado em sala de aula, com o objetivo de compreender os fundamentos da análise inferencial. Como parte das estratégias de solução aos desafios ao ensino da estatística na Psicologia, construiu-se uma avaliação diagnóstica de estatística, com foco nos conceitos centrais para a aprendizagem do teste de hipóteses. Como resultados, espera-se contribuir para o ensino de estatística na Psicologia esclarecendo alguns aspetos do processo de transferência da aprendizagem.This paper examines the teaching of statistics in psychology through a literature review, identifying some of the main difficulties perceived in the teaching of statistics in Psychology courses, and the various elements that make up these same difficulties. These elements include mathematical anxiety, attitude towards statistics, mathematical skills and linguistic difficulties and conceptual understanding. It also sought to identify possible solutions, considering various aspects such as teaching methodologies, curricular interfaces and the structure of the psychology course. The use of the strategy of simulation and resampling was highlighted, with description and analysis of a practical exercise, used in the classroom, with the aim of understanding the fundamentals of inferential analysis. As part of the strategies of solution to the challenges of the teaching of statistics in Psychology, a statistics diagnostic evaluation tool was constructed, focusing on the concepts central to the learning of hypothesis testing. We expect to contribute to the teaching of statistics in Psychology by clarifying some aspects of the process of learning transfer.2022-01-13T09:52:36Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32899porAraújo, Eliezer Magno Diógenesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:22Zoai:ria.ua.pt:10773/32899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:26.645135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções
title Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções
spellingShingle Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções
Araújo, Eliezer Magno Diógenes
Estatística
Ensino
Psicologia
Teste de hipóteses
Avaliação diagnóstica
title_short Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções
title_full Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções
title_fullStr Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções
title_sort Reflexões sobre o ensino da estatística na psicologia: desafios e possíveis soluções
author Araújo, Eliezer Magno Diógenes
author_facet Araújo, Eliezer Magno Diógenes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Eliezer Magno Diógenes
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Ensino
Psicologia
Teste de hipóteses
Avaliação diagnóstica
topic Estatística
Ensino
Psicologia
Teste de hipóteses
Avaliação diagnóstica
description O presente trabalho buscou fazer uma reflexão sobre o ensino da estatística na Psicologia, através de uma revisão de literatura, identificando algumas das principais dificuldades percebidas no ensino da estatística nos cursos de Psicologia e os diversos elementos que compõe estas mesmas dificuldades. Entre estes elementos destacamos: a ansiedade matemática, a atitude em relação a estatística, as habilidades matemáticas e as dificuldades linguísticas e de compreensão conceptual. Também buscou-se identificar as possíveis soluções, considerando diversos aspetos como: as metodologias de ensino, as interfaces curriculares e a estrutura do curso de Psicologia. Foi destacado o uso da estratégia de simulação e resampling, com descrição e análise de um exercício prático, utilizado em sala de aula, com o objetivo de compreender os fundamentos da análise inferencial. Como parte das estratégias de solução aos desafios ao ensino da estatística na Psicologia, construiu-se uma avaliação diagnóstica de estatística, com foco nos conceitos centrais para a aprendizagem do teste de hipóteses. Como resultados, espera-se contribuir para o ensino de estatística na Psicologia esclarecendo alguns aspetos do processo de transferência da aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T00:00:00Z
2021-12-17
2022-01-13T09:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32899
url http://hdl.handle.net/10773/32899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137699714564096