LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bico, Catarina Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2009
Resumo: A presente investigação procura compreender como é possível, a partir da materialidade de um livro, sensibilizar a criança para a empatia perante a diferença, potenciando a experiência de leitura da criança tanto a partir da exploração e leitura autónomas, como com o auxílio de um mediador adulto. Para tal, foi feita uma reflexão sobre o livro-objeto ilustrado relativamente às suas principais especificidades e potencialidades, com ênfase nos aspetos materiais que potenciam a construção do discurso e ao nível da experiência de leitura proporcionada ao leitor. Ao pensar o livro como objeto, quer seja a partir da diversificação do seu formato ao longo da história da literatura infantil, quer da quantidade e variedade de mecanismos de interação que o próprio livro pode conter, surgem desafios ligados à corporeidade do leitor que questionam o ato de ler e contribuem para a expansão do conceito de leitura. O espaço do leitor funde-se com o espaço do livro e a materialidade dá lugar à apropriação lúdica e sensorial, essenciais à construção de sentido e de vital importância neste género de artefactos, quando se fala de leitores em formação. O leitor torna-se um coautor e a compreensão da mensagem depende da conjugação entre as linguagens verbais e visuais, assim como da sua materialidade. O mediador adulto assume, aqui, o papel de reforçar o elo de ligação entre o ato de ler e o ato de compreender, auxiliando o leitor a explorar os conteúdos do livro a partir da interpretação das particularidades estilísticas do mesmo. Como forma de validar a componente teórica desta investigação, foi desenvolvido O Tesouro, um livroobjeto ilustrado colaborativo, de sensibilização para a empatia com a diferença. Este artefacto pretende, a partir da exploração que foi feita da sua materialidade, conjugada com texto e ilustração, incorporar o leitor no discurso do livro. Por consequência, ao aproximar a ação do leitor às ações e/ou às experiências das personagens da história, propõe-se o exercício mental e corpóreo da empatia
id RCAP_1a9259a3430b269ac5a2dd8dbefaf7c9
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIALivro-objeto infantilLeituraMediaçãoEmpatiaMaterialidadeInteraçãoA presente investigação procura compreender como é possível, a partir da materialidade de um livro, sensibilizar a criança para a empatia perante a diferença, potenciando a experiência de leitura da criança tanto a partir da exploração e leitura autónomas, como com o auxílio de um mediador adulto. Para tal, foi feita uma reflexão sobre o livro-objeto ilustrado relativamente às suas principais especificidades e potencialidades, com ênfase nos aspetos materiais que potenciam a construção do discurso e ao nível da experiência de leitura proporcionada ao leitor. Ao pensar o livro como objeto, quer seja a partir da diversificação do seu formato ao longo da história da literatura infantil, quer da quantidade e variedade de mecanismos de interação que o próprio livro pode conter, surgem desafios ligados à corporeidade do leitor que questionam o ato de ler e contribuem para a expansão do conceito de leitura. O espaço do leitor funde-se com o espaço do livro e a materialidade dá lugar à apropriação lúdica e sensorial, essenciais à construção de sentido e de vital importância neste género de artefactos, quando se fala de leitores em formação. O leitor torna-se um coautor e a compreensão da mensagem depende da conjugação entre as linguagens verbais e visuais, assim como da sua materialidade. O mediador adulto assume, aqui, o papel de reforçar o elo de ligação entre o ato de ler e o ato de compreender, auxiliando o leitor a explorar os conteúdos do livro a partir da interpretação das particularidades estilísticas do mesmo. Como forma de validar a componente teórica desta investigação, foi desenvolvido O Tesouro, um livroobjeto ilustrado colaborativo, de sensibilização para a empatia com a diferença. Este artefacto pretende, a partir da exploração que foi feita da sua materialidade, conjugada com texto e ilustração, incorporar o leitor no discurso do livro. Por consequência, ao aproximar a ação do leitor às ações e/ou às experiências das personagens da história, propõe-se o exercício mental e corpóreo da empatia2020-12-09T19:05:24Z2020-12-09T19:05:24Z2020-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2009oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2009porhttp://hdl.handle.net/11110/2009202540596Bico, Catarina Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:19Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:17.026370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA
title LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA
spellingShingle LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA
Bico, Catarina Costa
Livro-objeto infantil
Leitura
Mediação
Empatia
Materialidade
Interação
title_short LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA
title_full LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA
title_fullStr LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA
title_full_unstemmed LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA
title_sort LEITURA E MEDIAÇÃO DO LIVRO-OBJETO INFANTIL ILUSTRADO. A EXPERIÊNCIA DE LEITURA POTENCIADA PELA MATERIALIDADE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO AUTÓNOMA E MEDIADA NA SENSIBILIZAÇÃO PARA A EMPATIA
author Bico, Catarina Costa
author_facet Bico, Catarina Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bico, Catarina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Livro-objeto infantil
Leitura
Mediação
Empatia
Materialidade
Interação
topic Livro-objeto infantil
Leitura
Mediação
Empatia
Materialidade
Interação
description A presente investigação procura compreender como é possível, a partir da materialidade de um livro, sensibilizar a criança para a empatia perante a diferença, potenciando a experiência de leitura da criança tanto a partir da exploração e leitura autónomas, como com o auxílio de um mediador adulto. Para tal, foi feita uma reflexão sobre o livro-objeto ilustrado relativamente às suas principais especificidades e potencialidades, com ênfase nos aspetos materiais que potenciam a construção do discurso e ao nível da experiência de leitura proporcionada ao leitor. Ao pensar o livro como objeto, quer seja a partir da diversificação do seu formato ao longo da história da literatura infantil, quer da quantidade e variedade de mecanismos de interação que o próprio livro pode conter, surgem desafios ligados à corporeidade do leitor que questionam o ato de ler e contribuem para a expansão do conceito de leitura. O espaço do leitor funde-se com o espaço do livro e a materialidade dá lugar à apropriação lúdica e sensorial, essenciais à construção de sentido e de vital importância neste género de artefactos, quando se fala de leitores em formação. O leitor torna-se um coautor e a compreensão da mensagem depende da conjugação entre as linguagens verbais e visuais, assim como da sua materialidade. O mediador adulto assume, aqui, o papel de reforçar o elo de ligação entre o ato de ler e o ato de compreender, auxiliando o leitor a explorar os conteúdos do livro a partir da interpretação das particularidades estilísticas do mesmo. Como forma de validar a componente teórica desta investigação, foi desenvolvido O Tesouro, um livroobjeto ilustrado colaborativo, de sensibilização para a empatia com a diferença. Este artefacto pretende, a partir da exploração que foi feita da sua materialidade, conjugada com texto e ilustração, incorporar o leitor no discurso do livro. Por consequência, ao aproximar a ação do leitor às ações e/ou às experiências das personagens da história, propõe-se o exercício mental e corpóreo da empatia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T19:05:24Z
2020-12-09T19:05:24Z
2020-12-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2009
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2009
url http://hdl.handle.net/11110/2009
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2009
202540596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129893253939200