Arquitectura - espaços escolares: projecto em Campo Maior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2369 |
Resumo: | Este trabalho focaliza-se essencialmente no estudo da importância e da relação entre a arquitectura e os espaços escolares. Encarando a importância que os espaços escolares ganham na vida dos seus utilizadores, não só pelas experiências que se vivem nestes espaços, mas também por todas as expectativas que estes permitem criar para o futuro de cada indivíuo, é atribuído ao arquitecto um papel fundamental nas questões relacionadas com os espaços escolares. Foi desenvolvido um estudo teórico acerca do espaço, das suas representações e implicações, da educação, da relação entre a arquitectura e a pedagogia. Após uma breve análise sobre a história do ensino em Portugal e da evolução do sistema educativo, esta dissertação culmina com a integração destas questões no projecto de uma Escola Secundária em Campo Maior, onde as escolhas efectuadas influenciam a obtenção do resultado final, ou seja, as soluções arquitectónicas. O intuito deste trabalho passa por demonstrar que a arquitectura pensada para estes espaços tem a capacidade de incluir normas e condutas escolares, actuando como parte do programa educativo. Assim, é possível hierarquizar espaços, estruturar elementos e definir um programa, tendo em conta as soluções espaciais, ambientais, construtivas e técnicas mais adequadas para a função desejada; sem nunca esquecer a questão da vivência, do ensino e do lazer por parte de alunos e professores. Seguindo o conceito da diversidade, da oposição, no espaço que resulta do projecto em questão, verifica-se uma transposição do conceito teórico para o próprio edifício |
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