A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7411 |
Resumo: | A presente dissertação visa conhecer a modalidade de escolha do diretor da escola pública angolana, concretamente na provincia de Malanje; visando problematizar, em termos de democraticidade, esse acto. Para o efeito, tornou-se foco de estudo a análise do sistema educativo desde o periodo da colonização até 1975, de 1975 a 1992 e de 1992 a 2015; relativamente ao que estava e está legislado sobre a democraticidade. Para contextualizar esta temática, começamos por refletir o que a lei constitucional destes periodos trata, a situação educativa e a (LBSE) lei nº 13/01. Realizamos um estudo de natureza quantitativo, fazendo uso de um estudo de caso, recorrendo ao inquérito por questionário na tentativa de conhecermos as representações que os atores educativos têm, nomeadamente os professores e diretores, sobre o modo de escolha dos diretores. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os professores se sentem satisfeitos e confortáveis no seu local de trabalho, pois consideram que existem boas relações com o corpo diretivo, porém reconhecem que a ocupação do cargo deve ser feita por quem apresenta ter mais formação académica e que a eleição deveria ser a modalidade de escolha por ser aquela que se compagina com um ato democrático o que, consequentemente, é expressão de maior legitimidade por parte de quem ocupa esses cargos. Já os diretores são de opinião de que a nomeação não é impeditiva de realizar um bom trabalho, revelando satisfação e conforto no exercício das suas funções. |
id |
RCAP_1ab4b1c8c0c8c5fb6ee2423a80932032 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7411 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretoresOrganização escolarDiretores escolaresDemocraciaModalidade de escolhaA presente dissertação visa conhecer a modalidade de escolha do diretor da escola pública angolana, concretamente na provincia de Malanje; visando problematizar, em termos de democraticidade, esse acto. Para o efeito, tornou-se foco de estudo a análise do sistema educativo desde o periodo da colonização até 1975, de 1975 a 1992 e de 1992 a 2015; relativamente ao que estava e está legislado sobre a democraticidade. Para contextualizar esta temática, começamos por refletir o que a lei constitucional destes periodos trata, a situação educativa e a (LBSE) lei nº 13/01. Realizamos um estudo de natureza quantitativo, fazendo uso de um estudo de caso, recorrendo ao inquérito por questionário na tentativa de conhecermos as representações que os atores educativos têm, nomeadamente os professores e diretores, sobre o modo de escolha dos diretores. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os professores se sentem satisfeitos e confortáveis no seu local de trabalho, pois consideram que existem boas relações com o corpo diretivo, porém reconhecem que a ocupação do cargo deve ser feita por quem apresenta ter mais formação académica e que a eleição deveria ser a modalidade de escolha por ser aquela que se compagina com um ato democrático o que, consequentemente, é expressão de maior legitimidade por parte de quem ocupa esses cargos. Já os diretores são de opinião de que a nomeação não é impeditiva de realizar um bom trabalho, revelando satisfação e conforto no exercício das suas funções.This work aims to know the modality of choice of the director of the Angolan public school, specifically in the province of Malanje; aiming to discuss in terms of democracy, this act. To this end, it became study focused on the analysis of the education system since the colonization period until 1975, 1975-1992 and 1992-2015; as to what was and is legislated on democracy. To contextualize this issue, we begin by reflecting what the constitutional law of these periods is the educational situation and the (Education Act) Law No. 13/01. We carried out a study of quantitative nature, using a case study, using the questionnaire survey in an attempt to know the representations that have educational actors, including teachers and principals on how to choose the directors. The results allowed us to conclude that teachers feel satisfied and comfortable in their workplace, as they consider that there are good relations with the governing body, but recognize that the responsibility of the occupation should be made by those present to have more academic and that the election should be the modality of choice for being the one that dovetails with a democratic act which, consequently, is an expression of greater legitimacy by those who occupy these positions. Since the directors are of the opinion that the appointment is not an impediment to doing a good job, showing satisfaction and comfort in the performance of their duties.2017-03-07T15:03:30Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7411TID:201980320porFrancisco, Victor Gaspar Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:42.963844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores |
title |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores |
spellingShingle |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores Francisco, Victor Gaspar Alexandre Organização escolar Diretores escolares Democracia Modalidade de escolha |
title_short |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores |
title_full |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores |
title_fullStr |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores |
title_full_unstemmed |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores |
title_sort |
A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores |
author |
Francisco, Victor Gaspar Alexandre |
author_facet |
Francisco, Victor Gaspar Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Victor Gaspar Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização escolar Diretores escolares Democracia Modalidade de escolha |
topic |
Organização escolar Diretores escolares Democracia Modalidade de escolha |
description |
A presente dissertação visa conhecer a modalidade de escolha do diretor da escola pública angolana, concretamente na provincia de Malanje; visando problematizar, em termos de democraticidade, esse acto. Para o efeito, tornou-se foco de estudo a análise do sistema educativo desde o periodo da colonização até 1975, de 1975 a 1992 e de 1992 a 2015; relativamente ao que estava e está legislado sobre a democraticidade. Para contextualizar esta temática, começamos por refletir o que a lei constitucional destes periodos trata, a situação educativa e a (LBSE) lei nº 13/01. Realizamos um estudo de natureza quantitativo, fazendo uso de um estudo de caso, recorrendo ao inquérito por questionário na tentativa de conhecermos as representações que os atores educativos têm, nomeadamente os professores e diretores, sobre o modo de escolha dos diretores. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os professores se sentem satisfeitos e confortáveis no seu local de trabalho, pois consideram que existem boas relações com o corpo diretivo, porém reconhecem que a ocupação do cargo deve ser feita por quem apresenta ter mais formação académica e que a eleição deveria ser a modalidade de escolha por ser aquela que se compagina com um ato democrático o que, consequentemente, é expressão de maior legitimidade por parte de quem ocupa esses cargos. Já os diretores são de opinião de que a nomeação não é impeditiva de realizar um bom trabalho, revelando satisfação e conforto no exercício das suas funções. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-03-07T15:03:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7411 TID:201980320 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7411 |
identifier_str_mv |
TID:201980320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137133488766976 |