A escolha do diretor escolar em Angola: representações dos professores e diretores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Victor Gaspar Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7411
Resumo: A presente dissertação visa conhecer a modalidade de escolha do diretor da escola pública angolana, concretamente na provincia de Malanje; visando problematizar, em termos de democraticidade, esse acto. Para o efeito, tornou-se foco de estudo a análise do sistema educativo desde o periodo da colonização até 1975, de 1975 a 1992 e de 1992 a 2015; relativamente ao que estava e está legislado sobre a democraticidade. Para contextualizar esta temática, começamos por refletir o que a lei constitucional destes periodos trata, a situação educativa e a (LBSE) lei nº 13/01. Realizamos um estudo de natureza quantitativo, fazendo uso de um estudo de caso, recorrendo ao inquérito por questionário na tentativa de conhecermos as representações que os atores educativos têm, nomeadamente os professores e diretores, sobre o modo de escolha dos diretores. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os professores se sentem satisfeitos e confortáveis no seu local de trabalho, pois consideram que existem boas relações com o corpo diretivo, porém reconhecem que a ocupação do cargo deve ser feita por quem apresenta ter mais formação académica e que a eleição deveria ser a modalidade de escolha por ser aquela que se compagina com um ato democrático o que, consequentemente, é expressão de maior legitimidade por parte de quem ocupa esses cargos. Já os diretores são de opinião de que a nomeação não é impeditiva de realizar um bom trabalho, revelando satisfação e conforto no exercício das suas funções.
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