Se podes, repara. Em torno da relação entre a escola e a família.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/4167 |
Resumo: | Neste texto procurámos compreender como a Educação em espaço escolar se relaciona com a Educação em espaço familiar. Por outro lado, procurámos também conhecer alguns dos valores e das aspirações defendidos pela nova classe média de Bernstein. No desenvolvimento deste texto encontrámos algumas respostas possíveis às nossas inquietações junto de Phillip Brown(1990). Este autor introduziu o conceito de parentocracia para indicar uma maior participação dos pais na livre escolha da escola que os seus filhos podem frequentar. Contudo, uma reflexão mais atenta permitiu-nos questionar se a parentocracia, ao permitir a distinção da escolarização em função do grupo social de pertença de cada criança ou jovem, não contribuirá também, ela própria, a uma situação de meritocracia. |
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