Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isbaex, Crismeire
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Adélia, Gonçalves, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31749
Resumo: Nas últimas décadas, a deteção remota tem disponibilizado um conjunto de conhecimentos e técnicas úteis para caracterizar fenómenos dinâmicos que acontecem na superfície terrestre. A cartografia do uso e ocupação do solo (Land Use Land Cover – LULC) refletem a toma de decisões políticas sobre o ordenamento do território e principalmente, os efeitos das atividades humanas sobre os recursos florestais. Nos ecossistemas Mediterrânicos, um dos grandes desafios é produzir mapas de LULC precisos a partir de dados complexos em áreas com alta fragmentação da paisagem. Neste contexto, diversas metodologias tem mostrado que a aplicação de técnicas de classificação supervisionada (Machine Learning) com dados multiespectrais do Sentinel 2A (S2A) tem atingido bons resultados de precisão na classificação LULC. Deste modo, o principal objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de dados S2A para a produção de mapas de LULC, utilizando o classificador Random Forest (RF), para região do Alentejo e Algarve, no de Portugal.
id RCAP_1ad47045ff6e4c3cb6e15b48e2b2a5d1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)cartografiaespécies florestaisRandom forestSentinel 2Nas últimas décadas, a deteção remota tem disponibilizado um conjunto de conhecimentos e técnicas úteis para caracterizar fenómenos dinâmicos que acontecem na superfície terrestre. A cartografia do uso e ocupação do solo (Land Use Land Cover – LULC) refletem a toma de decisões políticas sobre o ordenamento do território e principalmente, os efeitos das atividades humanas sobre os recursos florestais. Nos ecossistemas Mediterrânicos, um dos grandes desafios é produzir mapas de LULC precisos a partir de dados complexos em áreas com alta fragmentação da paisagem. Neste contexto, diversas metodologias tem mostrado que a aplicação de técnicas de classificação supervisionada (Machine Learning) com dados multiespectrais do Sentinel 2A (S2A) tem atingido bons resultados de precisão na classificação LULC. Deste modo, o principal objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de dados S2A para a produção de mapas de LULC, utilizando o classificador Random Forest (RF), para região do Alentejo e Algarve, no de Portugal.2022-04-20T14:29:54Z2022-04-202022-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/31749http://hdl.handle.net/10174/31749por1. Isbaex, C., Sousa A., Gonçalves, A.C. (2022). Cartografia de espécies foorestais com iamgebs Sentinel-2ª nas regiões do Alentejo e Algarve (Portugal). I Conferência Nacional Copernicus, 22-23 Março de 2022.naonaosimMED ICTcisbaex@uevora.ptasousa@uevora.ptacg@uevora.pt213Isbaex, CrismeireSousa, AdéliaGonçalves, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:31:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:51.027745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)
title Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)
spellingShingle Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)
Isbaex, Crismeire
cartografia
espécies florestais
Random forest
Sentinel 2
title_short Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)
title_full Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)
title_fullStr Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)
title_full_unstemmed Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)
title_sort Cartografia de Espécies Florestais com Imagens Sentinel-2A nas Regiões do Alentejo e Algarve (Portugal)
author Isbaex, Crismeire
author_facet Isbaex, Crismeire
Sousa, Adélia
Gonçalves, Ana Cristina
author_role author
author2 Sousa, Adélia
Gonçalves, Ana Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isbaex, Crismeire
Sousa, Adélia
Gonçalves, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv cartografia
espécies florestais
Random forest
Sentinel 2
topic cartografia
espécies florestais
Random forest
Sentinel 2
description Nas últimas décadas, a deteção remota tem disponibilizado um conjunto de conhecimentos e técnicas úteis para caracterizar fenómenos dinâmicos que acontecem na superfície terrestre. A cartografia do uso e ocupação do solo (Land Use Land Cover – LULC) refletem a toma de decisões políticas sobre o ordenamento do território e principalmente, os efeitos das atividades humanas sobre os recursos florestais. Nos ecossistemas Mediterrânicos, um dos grandes desafios é produzir mapas de LULC precisos a partir de dados complexos em áreas com alta fragmentação da paisagem. Neste contexto, diversas metodologias tem mostrado que a aplicação de técnicas de classificação supervisionada (Machine Learning) com dados multiespectrais do Sentinel 2A (S2A) tem atingido bons resultados de precisão na classificação LULC. Deste modo, o principal objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de dados S2A para a produção de mapas de LULC, utilizando o classificador Random Forest (RF), para região do Alentejo e Algarve, no de Portugal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-20T14:29:54Z
2022-04-20
2022-03-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31749
http://hdl.handle.net/10174/31749
url http://hdl.handle.net/10174/31749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1. Isbaex, C., Sousa A., Gonçalves, A.C. (2022). Cartografia de espécies foorestais com iamgebs Sentinel-2ª nas regiões do Alentejo e Algarve (Portugal). I Conferência Nacional Copernicus, 22-23 Março de 2022.
nao
nao
sim
MED ICT
cisbaex@uevora.pt
asousa@uevora.pt
acg@uevora.pt
213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136689660100608