Vacinar’te: desafios da vacinação em contexto escolar: sarampo e poliomielite, estratégias para prevenção da reemergência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45645 |
Resumo: | Este relatório expõe o percurso de aprendizagem no âmbito da unidade curricular ‘Estágio’ que decorreu numa Unidade de Saúde Pública do sul do país, pretendendo apresentar uma perspetiva de análise reflexiva da prática. Enquadrado no campo de ação da Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública do Curso de Mestrado, recorreu-se à metodologia do Planeamento em Saúde. Pretende-se que o projeto de intervenção comunitária desenvolvido, contribua para colmatar as necessidades identificadas no âmbito da problemática ‘baixa cobertura vacinal das crianças inscritas no 2o ano do 1o ciclo do parque escolar de um concelho do sul do país’. Em outubro de 2022 a OMS alertou para um acentuado declínio nas taxas de vacinação em diferentes locais a nível mundial. A hesitação para vacinar, a relutância ou a recusa, apesar da disponibilidade da vacina, por um lado, e a indisponibilidade de vacinas e a redução de recursos alocados à vacinação de rotina, por outro, ameaçam reverter o progresso feito no combate às doenças evitáveis por imunização, ao longo de tantos anos. Considera-se a existência de um maior risco de reemergência de determinadas doenças evitáveis pela vacinação, em países com baixas coberturas vacinais (OMS, 2022). Perante conjunturas disruptivas como o conflito armado, atualmente em curso na Ucrânia entre outras, foram definidas em Portugal, prioridades de vacinação contra o sarampo e contra a poliomielite. O local escolhido para o desenvolvimento e aplicação do projeto foi um concelho do sul do país. Vivem no município 10 927 cidadãos estrangeiros com autorização de residência, o que corresponde a 36,8% do total da população (INE, INE | SEF/MAI, PORDATA, 2021). A dificuldade em localizar e conseguir um acompanhamento adequado a estas pessoas, a tendência crescente em outros países europeus de reemergência de doenças, aliado às taxas de cobertura vacinal de 2021 muito aquém relativamente a anos anteriores, justifica uma intervenção sustentada. Intervir ao nível da saúde escolar permite desenvolver competências na comunidade educativa, melhorando o seu nível de bem-estar físico, mental e social. Esta intervenção assume primordial importância, na medida em que a saúde escolar é o veículo da promoção da saúde na escola (DGS, 2006). O peso da vacinação na saúde pública é inegável, sendo considerada, entre todas as medidas, a que melhor relação custo-efetividade tem demonstrado, bem como a que tem exercido maior efeito na redução da morbilidade e mortalidade. É fundamental continuar a apostar num programa de vacinação coerente e sistemático, a nível mundial, contrariando os movimentos anti vacinação que têm surgido nos últimos anos. A promoção da literacia em saúde, capacitando os indivíduos, comprometendo-os para a responsabilização pela sua saúde numa perspetiva de bem comum, foram os objetivos que direcionaram este percurso. |
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A hesitação para vacinar, a relutância ou a recusa, apesar da disponibilidade da vacina, por um lado, e a indisponibilidade de vacinas e a redução de recursos alocados à vacinação de rotina, por outro, ameaçam reverter o progresso feito no combate às doenças evitáveis por imunização, ao longo de tantos anos. Considera-se a existência de um maior risco de reemergência de determinadas doenças evitáveis pela vacinação, em países com baixas coberturas vacinais (OMS, 2022). Perante conjunturas disruptivas como o conflito armado, atualmente em curso na Ucrânia entre outras, foram definidas em Portugal, prioridades de vacinação contra o sarampo e contra a poliomielite. O local escolhido para o desenvolvimento e aplicação do projeto foi um concelho do sul do país. Vivem no município 10 927 cidadãos estrangeiros com autorização de residência, o que corresponde a 36,8% do total da população (INE, INE | SEF/MAI, PORDATA, 2021). A dificuldade em localizar e conseguir um acompanhamento adequado a estas pessoas, a tendência crescente em outros países europeus de reemergência de doenças, aliado às taxas de cobertura vacinal de 2021 muito aquém relativamente a anos anteriores, justifica uma intervenção sustentada. Intervir ao nível da saúde escolar permite desenvolver competências na comunidade educativa, melhorando o seu nível de bem-estar físico, mental e social. Esta intervenção assume primordial importância, na medida em que a saúde escolar é o veículo da promoção da saúde na escola (DGS, 2006). O peso da vacinação na saúde pública é inegável, sendo considerada, entre todas as medidas, a que melhor relação custo-efetividade tem demonstrado, bem como a que tem exercido maior efeito na redução da morbilidade e mortalidade. É fundamental continuar a apostar num programa de vacinação coerente e sistemático, a nível mundial, contrariando os movimentos anti vacinação que têm surgido nos últimos anos. A promoção da literacia em saúde, capacitando os indivíduos, comprometendo-os para a responsabilização pela sua saúde numa perspetiva de bem comum, foram os objetivos que direcionaram este percurso.This report exposes the learning path within the scope of the curricular unit 'Internship' that took place in a Public Health Unit in the south of the country, intending to present a perspective of reflective analysis of practice. Framed in the field of action of Community Nursing and Public Health of the Master's Course, the methodology of Health Planning was used. It is intended that the community intervention project developed, contribute to meet the needs identified in the context of the problem 'low vaccination coverage of children enrolled in the 2nd year of the 1st cycle of the school park of a county in the south of the country'. In October 2022 the WHO warned of a sharp decline in vaccination rates in different locations worldwide. Vaccine hesitancy, reluctance or refusal despite vaccine availability on the one hand, and unavailability of vaccines and reduced resources allocated to routine vaccination on the other, threaten to reverse the progress made in combating immunization-preventable diseases over so many years. It is considered the existence of a higher risk of reemergence of certain vaccine-preventable diseases in countries with low vaccination coverage (WHO, 2022). Faced with disruptive conjunctures such as the armed conflict, currently underway in Ukraine, among others, vaccination priorities against measles and polio have been defined in Portugal. The place chosen for the development and application of the project was a municipality in the south of the country. There are 10,927 foreign citizens living in the municipality with a residence permit, which corresponds to 36.8% of the total population (INE, INE | SEF/MAY, PORDATA, 2021). The difficulty in locating and obtaining adequate follow-up for these people, the growing trend in other European countries of disease re-emergence, coupled with the 2021 vaccination coverage rates that are much lower than in previous years, justify a sustained intervention. Intervening at the level of school health allows the development of skills in the educational community, improving their level of physical, mental and social well- being. This intervention assumes paramount importance, since school health is the vehicle of health promotion at school (DGS, 2006). The weight of vaccination in public health is undeniable, being considered, among all the measures, the one that has shown the best cost- effectiveness ratio, as well as the one that has had the greatest effect in reducing morbidity and mortality. It is essential to continue to invest in a coherent and systematic vaccination programme at a global level, countering the anti-vaccination movements that have emerged in recent years. The promotion of health literacy, empowering individuals, committing them to the responsibility for their health in a perspective of common good, were the objectives that directed this path.Canhestro, Ana Maria Grego Sobral DiasRepositório ComumSoares, Ana Maria Henriques2023-07-21T13:51:18Z2023-062023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45645TID:203326601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:09.275355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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