Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Célia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9239
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o Mestrado do Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança, no qual se pretende refletir acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No relatório são apresentadas cinco experiências de ensino e aprendizagem referentes aos dois ciclos de ensino nas áreas curriculares para as quais se pretendem habilitações. Uma correspondente ao 1.º ciclo do ensino básico, na qual a experiência de ensino e aprendizagem e reflexão recai sobre interdisciplinaridade e do uso dos manuais escolares. Relativamente ao 2.º ciclo do ensino básico, as experiências de ensino e aprendizagem são referentes a quatro áreas curriculares, nomeadamente, Ciências da Natureza, em que a experiência de ensino e aprendizagem incide acerca da aprendizagem cooperativa; a experiência de ensino e aprendizagem de Português está direcionada para a oralidade e escrita; em História e Geografia de Portugal em que a estratégia mais utilizada ao longo das aulas foi o recurso aos audiovisuais e Matemática em que as tarefas matemáticas, assim como a experiência de ensino e aprendizagem tiveram incidência sobre a resolução de problemas. As experiências de ensino e aprendizagem estruturam-se iniciando com uma breve contextualização seguida de uma abordagem ao tema sobre o qual se vão debruçar e, por fim, a descrição e reflexão das práticas pedagógicas correspondentes a cada experiência de ensino e aprendizagem. Durante a Prática de Ensino Supervisionada, em todos os contextos, pretendeu-se que os alunos fossem construtores do seu próprio conhecimento mas, também, que refletissem acerca de temas do quotidiano, temas estes, que não integram os programas. Por último, no Relatório, encontra-se uma breve reflexão geral da Prática de Ensino Supervisionada, com referência a algumas experiências realizadas e constrangimentos causados por esta.
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