Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9239 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o Mestrado do Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança, no qual se pretende refletir acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No relatório são apresentadas cinco experiências de ensino e aprendizagem referentes aos dois ciclos de ensino nas áreas curriculares para as quais se pretendem habilitações. Uma correspondente ao 1.º ciclo do ensino básico, na qual a experiência de ensino e aprendizagem e reflexão recai sobre interdisciplinaridade e do uso dos manuais escolares. Relativamente ao 2.º ciclo do ensino básico, as experiências de ensino e aprendizagem são referentes a quatro áreas curriculares, nomeadamente, Ciências da Natureza, em que a experiência de ensino e aprendizagem incide acerca da aprendizagem cooperativa; a experiência de ensino e aprendizagem de Português está direcionada para a oralidade e escrita; em História e Geografia de Portugal em que a estratégia mais utilizada ao longo das aulas foi o recurso aos audiovisuais e Matemática em que as tarefas matemáticas, assim como a experiência de ensino e aprendizagem tiveram incidência sobre a resolução de problemas. As experiências de ensino e aprendizagem estruturam-se iniciando com uma breve contextualização seguida de uma abordagem ao tema sobre o qual se vão debruçar e, por fim, a descrição e reflexão das práticas pedagógicas correspondentes a cada experiência de ensino e aprendizagem. Durante a Prática de Ensino Supervisionada, em todos os contextos, pretendeu-se que os alunos fossem construtores do seu próprio conhecimento mas, também, que refletissem acerca de temas do quotidiano, temas estes, que não integram os programas. Por último, no Relatório, encontra-se uma breve reflexão geral da Prática de Ensino Supervisionada, com referência a algumas experiências realizadas e constrangimentos causados por esta. |
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Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de ensinoPrática pedagógicaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o Mestrado do Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança, no qual se pretende refletir acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No relatório são apresentadas cinco experiências de ensino e aprendizagem referentes aos dois ciclos de ensino nas áreas curriculares para as quais se pretendem habilitações. Uma correspondente ao 1.º ciclo do ensino básico, na qual a experiência de ensino e aprendizagem e reflexão recai sobre interdisciplinaridade e do uso dos manuais escolares. Relativamente ao 2.º ciclo do ensino básico, as experiências de ensino e aprendizagem são referentes a quatro áreas curriculares, nomeadamente, Ciências da Natureza, em que a experiência de ensino e aprendizagem incide acerca da aprendizagem cooperativa; a experiência de ensino e aprendizagem de Português está direcionada para a oralidade e escrita; em História e Geografia de Portugal em que a estratégia mais utilizada ao longo das aulas foi o recurso aos audiovisuais e Matemática em que as tarefas matemáticas, assim como a experiência de ensino e aprendizagem tiveram incidência sobre a resolução de problemas. As experiências de ensino e aprendizagem estruturam-se iniciando com uma breve contextualização seguida de uma abordagem ao tema sobre o qual se vão debruçar e, por fim, a descrição e reflexão das práticas pedagógicas correspondentes a cada experiência de ensino e aprendizagem. Durante a Prática de Ensino Supervisionada, em todos os contextos, pretendeu-se que os alunos fossem construtores do seu próprio conhecimento mas, também, que refletissem acerca de temas do quotidiano, temas estes, que não integram os programas. Por último, no Relatório, encontra-se uma breve reflexão geral da Prática de Ensino Supervisionada, com referência a algumas experiências realizadas e constrangimentos causados por esta.This report presented was prepared as part of the course of Supervised Teaching Practice integrated in the Master degree Teaching 1st and 2nd Cycles of Basic Education, from the Superior School of Bragança, in which it is intended to reflect on the pedagogical practice developed in the contexts of the 1st and 2nd cycle of basic education. The report presents five experiences of teaching and learning for the two cycles of teaching in curriculum areas for which they intend qualifications. One corresponding to 1º cycle of basic education, in which the experience of teaching and learning and reflection is on interdisciplinarity and the use of school textbooks. Regarding the 2º cycle of basic education, the experiences of teaching and learning are related to four curricular areas, including Nature Sciences, in which the experience of teaching and learning focuses on cooperative learning; the experience of teaching and learning in Portuguese is directed to the oral and written; in History and Geography of Portugal, the most used strategy during the lessons was the use of audiovisual; and Mathematics in which the mathematical tasks, as well as the experience of teaching and learning had an effect on the problems resolution. The experiences of teaching and learning are structured starting with a brief background followed by an approach to the topic on which will address and finally, the description and reflection of teaching practices corresponding to each teaching and learning experience. During Supervised Teaching Practice, in all contexts, it is intended that students were constructors of their own knowledge, but also reflect on topics of everyday life, which are not part of the programs. Finally, in the report, it is a brief general reflexion of Supervised Teaching Practice, with reference to some experiments and constrains caused by it.Rodrigues, Maria JoséBiblioteca Digital do IPBFerraz, Célia2014-01-31T12:30:35Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9239TID:201952696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.460956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o Mestrado do Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança, no qual se pretende refletir acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No relatório são apresentadas cinco experiências de ensino e aprendizagem referentes aos dois ciclos de ensino nas áreas curriculares para as quais se pretendem habilitações. Uma correspondente ao 1.º ciclo do ensino básico, na qual a experiência de ensino e aprendizagem e reflexão recai sobre interdisciplinaridade e do uso dos manuais escolares. Relativamente ao 2.º ciclo do ensino básico, as experiências de ensino e aprendizagem são referentes a quatro áreas curriculares, nomeadamente, Ciências da Natureza, em que a experiência de ensino e aprendizagem incide acerca da aprendizagem cooperativa; a experiência de ensino e aprendizagem de Português está direcionada para a oralidade e escrita; em História e Geografia de Portugal em que a estratégia mais utilizada ao longo das aulas foi o recurso aos audiovisuais e Matemática em que as tarefas matemáticas, assim como a experiência de ensino e aprendizagem tiveram incidência sobre a resolução de problemas. As experiências de ensino e aprendizagem estruturam-se iniciando com uma breve contextualização seguida de uma abordagem ao tema sobre o qual se vão debruçar e, por fim, a descrição e reflexão das práticas pedagógicas correspondentes a cada experiência de ensino e aprendizagem. Durante a Prática de Ensino Supervisionada, em todos os contextos, pretendeu-se que os alunos fossem construtores do seu próprio conhecimento mas, também, que refletissem acerca de temas do quotidiano, temas estes, que não integram os programas. Por último, no Relatório, encontra-se uma breve reflexão geral da Prática de Ensino Supervisionada, com referência a algumas experiências realizadas e constrangimentos causados por esta. |
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