Editorial - Contextos de educação em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.12224 |
Resumo: | O presente número especial agrega um conjunto de estudos desenvolvidos pelos nossos parceiros brasileiros (maioritariamente!) e portugueses guiando-nos por múltiplas temáticas, todas elas relacionadas com inquietações centradas na educação científica. As problemáticas aqui retratadas remetem para a necessidade de uma ciência dialógica, para dimensões a considerar nas práticas pedagógicas e na formação de professores, para a redefinição de espaços de aprendizagem, para os recursos utilizados e produções, para a cultura e as tecnologias. Uma riqueza explícita por estas abordagens que nos permitem viajar por áreas tão diversas mas, simultaneamente, tão focadas no que cada profissional e investigador na área das ciências da educação procura: a melhoria dos modelos de ensino-aprendizagem e das condições de aprendizagem dos nossos alunos. |
id |
RCAP_1ae77fdf0a84ce335b1afa8eb4b9950b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Editorial - Contextos de educação em ciênciasArtigosO presente número especial agrega um conjunto de estudos desenvolvidos pelos nossos parceiros brasileiros (maioritariamente!) e portugueses guiando-nos por múltiplas temáticas, todas elas relacionadas com inquietações centradas na educação científica. As problemáticas aqui retratadas remetem para a necessidade de uma ciência dialógica, para dimensões a considerar nas práticas pedagógicas e na formação de professores, para a redefinição de espaços de aprendizagem, para os recursos utilizados e produções, para a cultura e as tecnologias. Uma riqueza explícita por estas abordagens que nos permitem viajar por áreas tão diversas mas, simultaneamente, tão focadas no que cada profissional e investigador na área das ciências da educação procura: a melhoria dos modelos de ensino-aprendizagem e das condições de aprendizagem dos nossos alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.12224por1646-2335Linhares, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:57.248378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial - Contextos de educação em ciências |
title |
Editorial - Contextos de educação em ciências |
spellingShingle |
Editorial - Contextos de educação em ciências Linhares, Elisabete Artigos |
title_short |
Editorial - Contextos de educação em ciências |
title_full |
Editorial - Contextos de educação em ciências |
title_fullStr |
Editorial - Contextos de educação em ciências |
title_full_unstemmed |
Editorial - Contextos de educação em ciências |
title_sort |
Editorial - Contextos de educação em ciências |
author |
Linhares, Elisabete |
author_facet |
Linhares, Elisabete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente número especial agrega um conjunto de estudos desenvolvidos pelos nossos parceiros brasileiros (maioritariamente!) e portugueses guiando-nos por múltiplas temáticas, todas elas relacionadas com inquietações centradas na educação científica. As problemáticas aqui retratadas remetem para a necessidade de uma ciência dialógica, para dimensões a considerar nas práticas pedagógicas e na formação de professores, para a redefinição de espaços de aprendizagem, para os recursos utilizados e produções, para a cultura e as tecnologias. Uma riqueza explícita por estas abordagens que nos permitem viajar por áreas tão diversas mas, simultaneamente, tão focadas no que cada profissional e investigador na área das ciências da educação procura: a melhoria dos modelos de ensino-aprendizagem e das condições de aprendizagem dos nossos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.12224 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.12224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950182895616 |