O bordado de Castelo Branco: História, arte, coleccionismo e musealização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Margarida Ivo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15438
Resumo: A dissertação de Mestrado em Museologia que venho apresentar na Universidade de Évora tem como tema O coleccionismo e a musealização do Bordado de Castelo Branco. Toma como exemplo principal um conjunto de bordados do género devidamente submetidos a um estudo histórico-artístico e analisados numa perspectiva museológica, a colecção de referência integrada no seio da vocação do programa do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco. São também apresentadas as estratégias expositivas adoptadas pelo museu albicastrense e propostas de diferentes âmbitos para uma futura musealização do bordado em causa, visando abranger todas as instituições que o integram nos seus acervos. O trabalho é acrescido de referências metodológicas sobre o estudo do coleccionismo e de uma abordagem a colecções deste teor, com carácter privado. Para um melhor entendimento do Bordado de Castelo Branco, os dois primeiros capítulos do texto são dedicados ao aspecto histórico-artístico do mesmo. /***Abstract - The subject of the Museum Studies Master's Degree dissertation which 1 am presenting at the University of Évora is The collection and museological management of Castelo Branco embroidery. lts keystone is a compilation of embroidery of this genre, duly catalogued and analyzed from a museological perspective: the benchmark collection incorporated in the Francisco Tavares Proença Júnior Museum in Castelo Branco. Furthermore, exhibition strategies adopted by this museum and proposals for different approaches for the future curation of Embroidery are also presented with a view to reaching all institutions which incorporate those objects in their collections. Methodological references regarding collection studies and an approach to collections of a private nature with this purport are also given. To facilitate a better understanding of Castelo Branco embroidery, the first two chapters are dedicated to its historical-artistic aspects.
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