O Impacto social da UNESCO na Educação em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/139188 |
Resumo: | A 1 de março de 1965, Portugal aderiu à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), organização criada no ano de 1946 num contexto pós-guerra. Devido à relação adversa entre Portugal e a Organização das Nações Unidas (ONU) por motivos relacionados com a política colonial portuguesa, o país optou por abandonar a UNESCO em 1972, reingressando em 1974 após a Revolução de 25 de Abril. Desde a criação das organizações internacionais que os Estados-membros têm demonstrado um crescente interesse na medição de impacto das organizações internacionais, tornando-se assim um tema emergente para a obtenção de resultados quantitativos. As organizações internacionais estão cada vez mais focadas em converter os seus esforços em valores de referência para o alcance de melhores resultados. No entanto, obter esses mesmos dados continua a ser um desafio. O presente relatório tem por objetivo identificar as diferentes definições existentes para o termo de organizações internacionais; analisar o impacto social das ações realizadas pela UNESCO através da sua representação nacional na educação portuguesa; investigar os métodos de medição de impacto e compreender qual a sugestão mais adequada para o caso de estudo com base na experiência obtida no estágio curricular realizado na Comissão Nacional da UNESCO, no Ministério dos Negócios Estrangeiros. |
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O Impacto social da UNESCO na Educação em PortugalPortugalEducaçãoUNESCOOrganização das Nações Unidas para a EducaçãoCiência e CulturaOrganização das Nações UnidasEducaçãoComissão Nacional da UNESCOMinistério dos Negócios EstrangeirosUnited Nations for EducationScience and Culture OrganizationUnited Nations OrganizationEducationNational Commission for UNESCOMinistry of Foreign AffairsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências PolíticasA 1 de março de 1965, Portugal aderiu à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), organização criada no ano de 1946 num contexto pós-guerra. Devido à relação adversa entre Portugal e a Organização das Nações Unidas (ONU) por motivos relacionados com a política colonial portuguesa, o país optou por abandonar a UNESCO em 1972, reingressando em 1974 após a Revolução de 25 de Abril. Desde a criação das organizações internacionais que os Estados-membros têm demonstrado um crescente interesse na medição de impacto das organizações internacionais, tornando-se assim um tema emergente para a obtenção de resultados quantitativos. As organizações internacionais estão cada vez mais focadas em converter os seus esforços em valores de referência para o alcance de melhores resultados. No entanto, obter esses mesmos dados continua a ser um desafio. O presente relatório tem por objetivo identificar as diferentes definições existentes para o termo de organizações internacionais; analisar o impacto social das ações realizadas pela UNESCO através da sua representação nacional na educação portuguesa; investigar os métodos de medição de impacto e compreender qual a sugestão mais adequada para o caso de estudo com base na experiência obtida no estágio curricular realizado na Comissão Nacional da UNESCO, no Ministério dos Negócios Estrangeiros.On March 1st of 1965, Portugal joined the United Nations for Education, Science and Culture Organization (UNESCO), an organization created in 1946 in a post-war context. Due to the adverse relationship between Portugal and the United Nations (UN) for reasons related to the Portuguese colonial policy, the country chose to leave UNESCO in 1972, re-entering in 1974 after the Revolution of 25 April. Ever since the foundation of international organizations that State-members have been demonstrating a growing interest in measuring the impact of international organizations, thus becoming an emerging issue for obtaining quantitative results. International organizations are increasingly focused on converting their efforts into benchmarks to achieve better results. However, obtaining these same data remains a challenge. This report aims to identify the different definitions for the term of international organizations; analyze the social impact of actions carried out by UNESCO through its national representation in Portuguese education; investigate the impact measurement methods and understand which is the most appropriate suggestion for the case study, based on the experience gained in the curricular internship carried out at the UNESCO National Commission, at the Ministry of Foreign Affairs.Fonseca, Carmen Sofia Rodrigues SilvaRUNOliveira, Nádia Silva Riethmueller de2022-06-01T16:36:38Z2022-04-062022-02-092022-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/139188TID:203003942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:16:33Zoai:run.unl.pt:10362/139188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:21.870695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A 1 de março de 1965, Portugal aderiu à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), organização criada no ano de 1946 num contexto pós-guerra. Devido à relação adversa entre Portugal e a Organização das Nações Unidas (ONU) por motivos relacionados com a política colonial portuguesa, o país optou por abandonar a UNESCO em 1972, reingressando em 1974 após a Revolução de 25 de Abril. Desde a criação das organizações internacionais que os Estados-membros têm demonstrado um crescente interesse na medição de impacto das organizações internacionais, tornando-se assim um tema emergente para a obtenção de resultados quantitativos. As organizações internacionais estão cada vez mais focadas em converter os seus esforços em valores de referência para o alcance de melhores resultados. No entanto, obter esses mesmos dados continua a ser um desafio. O presente relatório tem por objetivo identificar as diferentes definições existentes para o termo de organizações internacionais; analisar o impacto social das ações realizadas pela UNESCO através da sua representação nacional na educação portuguesa; investigar os métodos de medição de impacto e compreender qual a sugestão mais adequada para o caso de estudo com base na experiência obtida no estágio curricular realizado na Comissão Nacional da UNESCO, no Ministério dos Negócios Estrangeiros. |
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