O Impacto social da UNESCO na Educação em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nádia Silva Riethmueller de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/139188
Resumo: A 1 de março de 1965, Portugal aderiu à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), organização criada no ano de 1946 num contexto pós-guerra. Devido à relação adversa entre Portugal e a Organização das Nações Unidas (ONU) por motivos relacionados com a política colonial portuguesa, o país optou por abandonar a UNESCO em 1972, reingressando em 1974 após a Revolução de 25 de Abril. Desde a criação das organizações internacionais que os Estados-membros têm demonstrado um crescente interesse na medição de impacto das organizações internacionais, tornando-se assim um tema emergente para a obtenção de resultados quantitativos. As organizações internacionais estão cada vez mais focadas em converter os seus esforços em valores de referência para o alcance de melhores resultados. No entanto, obter esses mesmos dados continua a ser um desafio. O presente relatório tem por objetivo identificar as diferentes definições existentes para o termo de organizações internacionais; analisar o impacto social das ações realizadas pela UNESCO através da sua representação nacional na educação portuguesa; investigar os métodos de medição de impacto e compreender qual a sugestão mais adequada para o caso de estudo com base na experiência obtida no estágio curricular realizado na Comissão Nacional da UNESCO, no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
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