Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Eduarda Azevedo Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82372
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
id RCAP_1b0595cbd62f0371b553d4dc6d808464
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolarLate prematurity and long term outcomes: neurodevelopmental, behaviour and school disordersprematuro tardiocomplicações tardiasneurodesenvolvimentocomportamentodesempenho escolarlate pretermlong term complicationsneurodevelopmentbehaviourschool outcomeTrabalho de Projeto do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaObjetivo: Este estudo é uma revisão sistemática e tem como objetivo avaliar as complicações a longo prazo nas áreas do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar em crianças com antecedentes de prematuridade tardia (nascidas entre as 34 e as 36 semanas e 6 dias de idade gestacional) em comparação com os recém-nascidos de termo. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática utilizando o protocolo PRISMA, com recurso à base de dados PubMed. Foram selecionados artigos publicados entre janeiro de 2006 e janeiro de 2016. Os artigos incluídos foram analisados de forma a avaliar o desempenho dos prematuros tardios, relativamente aos recém-nascidos de termo, nas áreas em estudo.Resultados: Foram identificados 339 artigos, dos quais 10 foram selecionados após aplicação dos critérios de elegibilidade e exclusão. Esta revisão sistemática evidenciou a existência de atrasos na capacidade cognitiva, comportamento e desempenho escolar dos prematuros tardios em relação aos recém-nascidos de termo, sobretudo nos primeiros anos de vida. A maioria dos artigos referiram fatores do meio ambiente da criança, sobretudo pertencer a um estrato social mais baixo e a baixa escolaridade materna, como determinantes no desenvolvimento da criança.Conclusões: Estes atrasos detetados no início de vida bem como a importância do meio no desenvolvimento da criança, sugerem que um bom acompanhamento e estimulação durante a infância poderão ter um papel importante para um adequado neurodesenvolvimento.Objective: This study is a systematic review and aims to evaluate the neurodevelopment, behavior and school outcomes of children with history of late prematurity ( born between 34-36 weeks and 6 days of gestation) compared with full term counterparts. Methods: A systematic review was performed using the PRISMA protocol, applying the PubMed database. Articles published between january 2006 and january 2016 were selected. Articles were included in order to evaluate the performance of late preterm infants in comparison with full term children, in the domains under evaluation. Results: A total of 339 articles were identified, but only 10 were selected after applying the eligibility and exclusion criteria. This systematic review showed delays concerning the cognitive function, behavior and school performance of late preterm infants comparing to full term children, especially in the first years of life. Most of the articles presented environmental factors regarding the infant, especially such as a lower social stratum or low maternal education, as determinants for the correct development of the child. Conclusions: Neurodevelopment delays detected in the first years of life, as well as the importance of the the child´s environment, suggest that a good follow-up and early stimulation may play an important role for their correct neurodevelopment.2017-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82372http://hdl.handle.net/10316/82372TID:202046435porAlves, Eduarda Azevedo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-12-13T16:16:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:17.405364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
Late prematurity and long term outcomes: neurodevelopmental, behaviour and school disorders
title Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
spellingShingle Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
Alves, Eduarda Azevedo Ferreira
prematuro tardio
complicações tardias
neurodesenvolvimento
comportamento
desempenho escolar
late preterm
long term complications
neurodevelopment
behaviour
school outcome
title_short Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
title_full Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
title_fullStr Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
title_sort Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
author Alves, Eduarda Azevedo Ferreira
author_facet Alves, Eduarda Azevedo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Eduarda Azevedo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv prematuro tardio
complicações tardias
neurodesenvolvimento
comportamento
desempenho escolar
late preterm
long term complications
neurodevelopment
behaviour
school outcome
topic prematuro tardio
complicações tardias
neurodesenvolvimento
comportamento
desempenho escolar
late preterm
long term complications
neurodevelopment
behaviour
school outcome
description Trabalho de Projeto do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82372
http://hdl.handle.net/10316/82372
TID:202046435
url http://hdl.handle.net/10316/82372
identifier_str_mv TID:202046435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133935572090880