O turismo sénior internacional e o desenvolvimento territorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla Cristina Fernandes dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13080
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo aprofundar o saber sobre como construir, na óptica de um destino turístico, uma estratégia de desenvolvimento competitiva e sustentável direccionada para o segmento do turismo sénior internacional (TSI). O trabalho integra quatro vertentes. A primeira, salienta a importância actual do segmento do TSI no mercado turístico global e enfatiza o seu crescimento previsível nas próximas décadas, atendendo ao aumento significativo da população idosa mundial nos próximos anos e ao acréscimo esperado da propensão para viajar das futuras gerações de seniores. Na segunda, são analisadas as principais características do mercado sénior internacional e as necessidades e expectativas dos turistas de mais idade relativamente à indústria do turismo e aos destinos turísticos. É também discutido o modo como a indústria do turismo tem procurado responder às solicitações dos turistas de idade mais avançada. A terceira vertente enfatiza a necessidade de uma estratégia de promoção do TSI ser sustentada, não apenas pelo conhecimento das características e necessidades deste segmento turístico mas, também, pelo conhecimento dos factores que contribuem para um desempenho competitivo e sustentável de um destino turístico. Para tal, é apresentado um modelo teórico sobre a competitividade/sustentabilidade de um destino turístico e são analisados os processos de política e desenvolvimento do turismo em dois destinos turísticos concretos. Finalmente, na quarta vertente discutem-se as condições da área da Região de Turismo da Rota da Luz (RTRL) para o desenvolvimento do segmento do TSI, tendo como quadro de referência os conhecimentos obtidos da análise do mercado sénior internacional e dos factores de competitividade e sustentabilidade de um destino turístico. Com base no trabalho desenvolvido, conclui-se que uma estratégia de promoção do TSI deve contemplar: i) o conhecimento e sensibilidade às necessidades específicas deste segmento; ii) a concertação da multiplicidade de agentes envolvidos, em termos estratégicos e operativos; iii) a construção de estratégias "dedicadas" de valorização dos recursos territoriais e iv) uma estratégia de marketing adequada aos sub-segmentos de turistas seniores considerados estratégicos. Conclui-se ainda que a área da RTRL possui um conjunto de vantagens comparativas (recursos turísticos) e de condições favoráveis adicionais que podem motivar o interesse dos turistas seniores estrangeiros. No entanto, torna-se necessário intervir, simultaneamente, na valorização desses recursos e na sua capacidade organizacional para planear e implementar as estratégias de desenvolvimento adequadas.
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É também discutido o modo como a indústria do turismo tem procurado responder às solicitações dos turistas de idade mais avançada. A terceira vertente enfatiza a necessidade de uma estratégia de promoção do TSI ser sustentada, não apenas pelo conhecimento das características e necessidades deste segmento turístico mas, também, pelo conhecimento dos factores que contribuem para um desempenho competitivo e sustentável de um destino turístico. Para tal, é apresentado um modelo teórico sobre a competitividade/sustentabilidade de um destino turístico e são analisados os processos de política e desenvolvimento do turismo em dois destinos turísticos concretos. Finalmente, na quarta vertente discutem-se as condições da área da Região de Turismo da Rota da Luz (RTRL) para o desenvolvimento do segmento do TSI, tendo como quadro de referência os conhecimentos obtidos da análise do mercado sénior internacional e dos factores de competitividade e sustentabilidade de um destino turístico. Com base no trabalho desenvolvido, conclui-se que uma estratégia de promoção do TSI deve contemplar: i) o conhecimento e sensibilidade às necessidades específicas deste segmento; ii) a concertação da multiplicidade de agentes envolvidos, em termos estratégicos e operativos; iii) a construção de estratégias "dedicadas" de valorização dos recursos territoriais e iv) uma estratégia de marketing adequada aos sub-segmentos de turistas seniores considerados estratégicos. Conclui-se ainda que a área da RTRL possui um conjunto de vantagens comparativas (recursos turísticos) e de condições favoráveis adicionais que podem motivar o interesse dos turistas seniores estrangeiros. No entanto, torna-se necessário intervir, simultaneamente, na valorização desses recursos e na sua capacidade organizacional para planear e implementar as estratégias de desenvolvimento adequadas.This dissertation aims to grasp the ways a sustainable and competitive development strategy directed at the international senior tourism (1ST) segment can be developed. The work is based on four main components: firstly, it underlines the relevance of the international senior tourism in the global tourism market and its growth potential in the next decades, associated with the ageing of world's population and the expected increase in the propensity to travel of the next generations of seniors. Secondly, the main characteristics of the international senior tourism market and the needs and expectations of the older tourists in relation to the tourism industry and destinations are analysed. Additionally, it is discussed the present performance of tourism industry to cope with senior tourists' needs and expectations. Thirdly, it is argued that the framework for an 1ST strategy should acknowledge the main factors contributing for the competitiveness and sustainability of a tourism destination. Accordingly, a theoretical model for tourism destination competitiveness is presented and the tourism development and policy processes performed in two specific destinations are analysed. Finally, the fourth part, discusses the potential and constraints of the Regiao de Turismo da Rota da Luz (RTRL) for 1ST development, bearing in mind the terms of reference stemming from the analysis of the international senior tourism market and the competitiveness factors of a tourism destination. Based on this framework, the conclusions stress that a purposeful strategy for the promotion of the 1ST segment should be based on four major pillars: i) the acknowledgement of the specific needs and expectations of the senior segment; ii) the promotion of collaboration between the stakeholders, in a strategic and operational perspective; iii) the design of strategies directed for the qualification of resources; and iv) a marketing/promotional strategy adjusted to the senior sub-segments which prove to be strategic for the region. It is also pointed out that the RTRL have a set of comparative advantages and support conditions for the 1ST development. Nevertheless, is required to work out, at the same time, on the tourism resources qualification and on the improvement of its organizational capacity to planning and implement efficiently the strategies required.Universidade de Aveiro2015-01-05T18:19:32Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13080porSantos, Carla Cristina Fernandes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:54Zoai:ria.ua.pt:10773/13080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:04.491930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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