Integração dos enfermeiros no serviço de urgência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Isabel Sofia Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5746
Resumo: Objetivo: Descrever de forma crítica todo o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em EMC-PSC. Metodologia: Método descritivo e critico-reflexivo com recurso à pesquisa bibliográfica, bases de dados científicas, descrição e análise das atividades realizadas e desenvolvidas ao longo do Estágio Final. Recorremos ainda à Metodologia de Projeto para desenvolver o Projeto de Intervenção Profissional sustentado pelo Modelo de Aquisição de Competências de Patricia Benner. Resultados: O processo de aquisição de competências refletiu todo o percurso realizado ao longo do Estágio Final no Serviço de urgência de um HP. O desenvolvimento do Projeto de Intervenção Profissional possibilitou promover a segurança e qualidade dos cuidados prestados à Pessoa em Situação Crítica através da elaboração de um programa de integração para os novos enfermeiros. Conclusão: Foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com enfoque na aquisição e desenvolvimento das competências. A implementação de programas de integração facilita a adaptação do enfermeiro ao seu novo contexto profissional com repercussões na melhoria na qualidade e segurança dos cuidados.
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