Integração dos enfermeiros no serviço de urgência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5746 |
Resumo: | Objetivo: Descrever de forma crítica todo o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em EMC-PSC. Metodologia: Método descritivo e critico-reflexivo com recurso à pesquisa bibliográfica, bases de dados científicas, descrição e análise das atividades realizadas e desenvolvidas ao longo do Estágio Final. Recorremos ainda à Metodologia de Projeto para desenvolver o Projeto de Intervenção Profissional sustentado pelo Modelo de Aquisição de Competências de Patricia Benner. Resultados: O processo de aquisição de competências refletiu todo o percurso realizado ao longo do Estágio Final no Serviço de urgência de um HP. O desenvolvimento do Projeto de Intervenção Profissional possibilitou promover a segurança e qualidade dos cuidados prestados à Pessoa em Situação Crítica através da elaboração de um programa de integração para os novos enfermeiros. Conclusão: Foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com enfoque na aquisição e desenvolvimento das competências. A implementação de programas de integração facilita a adaptação do enfermeiro ao seu novo contexto profissional com repercussões na melhoria na qualidade e segurança dos cuidados. |
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Integração dos enfermeiros no serviço de urgênciaEnfermagem Médico-CirúrgicaProcesso de integraçãoQualidade e segurançaServiço de urgência.Objetivo: Descrever de forma crítica todo o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em EMC-PSC. Metodologia: Método descritivo e critico-reflexivo com recurso à pesquisa bibliográfica, bases de dados científicas, descrição e análise das atividades realizadas e desenvolvidas ao longo do Estágio Final. Recorremos ainda à Metodologia de Projeto para desenvolver o Projeto de Intervenção Profissional sustentado pelo Modelo de Aquisição de Competências de Patricia Benner. Resultados: O processo de aquisição de competências refletiu todo o percurso realizado ao longo do Estágio Final no Serviço de urgência de um HP. O desenvolvimento do Projeto de Intervenção Profissional possibilitou promover a segurança e qualidade dos cuidados prestados à Pessoa em Situação Crítica através da elaboração de um programa de integração para os novos enfermeiros. Conclusão: Foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com enfoque na aquisição e desenvolvimento das competências. A implementação de programas de integração facilita a adaptação do enfermeiro ao seu novo contexto profissional com repercussões na melhoria na qualidade e segurança dos cuidados.2023-01-31T14:24:36Z2022-06-15T00:00:00Z2022-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5746TID:203091477porPires, Isabel Sofia Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:01Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:02.514486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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