DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42012 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_1b235edbe346d0843a5c6e250276c322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/42012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfosesAnamorfoseEducação visualEducação personalizadaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O trabalho aqui apresentado pretende dar a conhecer um projeto pedagógico que tem por base o estudo das anamorfoses e o seu impacto visual. O projeto foi desenvolvido numa turma de 9.º ano na disciplina de Educação Visual no Colégio Mira Rio ao longo de parte do segundo e terceiro período perfazendo um total de vinte aulas. O objetivo do projeto centrou-se na resposta a um problema identificado pelas alunas e que foi trabalhado ao longo das aulas dando assim espaço à aprendizagem de técnicas de representação do espaço tridimensional, à descoberta da técnica das anamorfoses e do seu impacto visual resultando na criação de trabalhos de grupo para exposição nos espaços do colégio identificados pelas alunas como sendo espaços de pouco interesse, mas com potencial de serem trabalhados. Ao longo trabalho são abordadas as teorias educacionais que serão a base e ferramenta pedagógica utilizada ao longo do projeto. Serão também abordados os conteúdos e temas desenvolvidos e trabalhados com as alunas. Este projeto foi idealizado com base no interesse demonstrado pelas alunas em dar um novo impacto e interesse a zonas do colégio que são utilizadas diariamente pela comunidade educativa. Pode-se concluir que através do projeto pedagógico, as alunas desenvolveram as competências e projetos que lhes foram propostos sendo que a sua motivação e empenho contribuíram significativamente para o seu sucesso.The work presented here aims to show the pedagogical project based on the study of anamorphosis and its visual impact. The project was developed in a 9th grade class in the Visual Arts course during part of the second and third period making a total of twenty classes. The goal of the project was focused on the response to a problem identified by the students and it was worked throughout the classes, thus giving space to the learning of three-dimensional space representation techniques, the discovery of the anamorphosis technique and its visual impact resulting in the creation of a group work final project to be exhibit in the spaces of the school identified by the students as spaces of little interest, but with potential to be improved. Throughout the work the educational theories that will be the basis and pedagogical tool used during the project are approached. This report will also address the contents and themes developed and worked with the students. This project was designed based on the students' interest in giving new impact and interest to areas of the college that are used daily by the educational community. It can be concluded that through the pedagogical project, the students developed the competences and projects proposed to them. Their motivation and commitment contributed significantly to their success.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaCoutinho, Catarina Isabel Aparício2020-02-24T15:30:57Z20192019-10-082019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42012TID:202380319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:10.826243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses |
title |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses |
spellingShingle |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses Coutinho, Catarina Isabel Aparício Anamorfose Educação visual Educação personalizada Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses |
title_full |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses |
title_fullStr |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses |
title_full_unstemmed |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses |
title_sort |
DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses |
author |
Coutinho, Catarina Isabel Aparício |
author_facet |
Coutinho, Catarina Isabel Aparício |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Catarina Isabel Aparício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anamorfose Educação visual Educação personalizada Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Anamorfose Educação visual Educação personalizada Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-10-08 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-24T15:30:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/42012 TID:202380319 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/42012 |
identifier_str_mv |
TID:202380319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134491931836416 |