DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Catarina Isabel Aparício
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42012
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_1b235edbe346d0843a5c6e250276c322
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/42012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfosesAnamorfoseEducação visualEducação personalizadaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O trabalho aqui apresentado pretende dar a conhecer um projeto pedagógico que tem por base o estudo das anamorfoses e o seu impacto visual. O projeto foi desenvolvido numa turma de 9.º ano na disciplina de Educação Visual no Colégio Mira Rio ao longo de parte do segundo e terceiro período perfazendo um total de vinte aulas. O objetivo do projeto centrou-se na resposta a um problema identificado pelas alunas e que foi trabalhado ao longo das aulas dando assim espaço à aprendizagem de técnicas de representação do espaço tridimensional, à descoberta da técnica das anamorfoses e do seu impacto visual resultando na criação de trabalhos de grupo para exposição nos espaços do colégio identificados pelas alunas como sendo espaços de pouco interesse, mas com potencial de serem trabalhados. Ao longo trabalho são abordadas as teorias educacionais que serão a base e ferramenta pedagógica utilizada ao longo do projeto. Serão também abordados os conteúdos e temas desenvolvidos e trabalhados com as alunas. Este projeto foi idealizado com base no interesse demonstrado pelas alunas em dar um novo impacto e interesse a zonas do colégio que são utilizadas diariamente pela comunidade educativa. Pode-se concluir que através do projeto pedagógico, as alunas desenvolveram as competências e projetos que lhes foram propostos sendo que a sua motivação e empenho contribuíram significativamente para o seu sucesso.The work presented here aims to show the pedagogical project based on the study of anamorphosis and its visual impact. The project was developed in a 9th grade class in the Visual Arts course during part of the second and third period making a total of twenty classes. The goal of the project was focused on the response to a problem identified by the students and it was worked throughout the classes, thus giving space to the learning of three-dimensional space representation techniques, the discovery of the anamorphosis technique and its visual impact resulting in the creation of a group work final project to be exhibit in the spaces of the school identified by the students as spaces of little interest, but with potential to be improved. Throughout the work the educational theories that will be the basis and pedagogical tool used during the project are approached. This report will also address the contents and themes developed and worked with the students. This project was designed based on the students' interest in giving new impact and interest to areas of the college that are used daily by the educational community. It can be concluded that through the pedagogical project, the students developed the competences and projects proposed to them. Their motivation and commitment contributed significantly to their success.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaCoutinho, Catarina Isabel Aparício2020-02-24T15:30:57Z20192019-10-082019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42012TID:202380319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:10.826243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
title DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
spellingShingle DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
Coutinho, Catarina Isabel Aparício
Anamorfose
Educação visual
Educação personalizada
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
title_full DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
title_fullStr DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
title_full_unstemmed DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
title_sort DesConstrução da perspetiva : perceção e anamorfoses
author Coutinho, Catarina Isabel Aparício
author_facet Coutinho, Catarina Isabel Aparício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Catarina Isabel Aparício
dc.subject.por.fl_str_mv Anamorfose
Educação visual
Educação personalizada
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Anamorfose
Educação visual
Educação personalizada
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-08
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-24T15:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/42012
TID:202380319
url http://hdl.handle.net/10451/42012
identifier_str_mv TID:202380319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134491931836416