Reabilitação urbana sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Sofia Isabel Barbosa e Silva de Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5680
Resumo: A globalização torna-se uma realidade do nosso quotidiano, onde o atropelo turístico que percorre as nossas cidades e os seus centros históricos se torna cada vez mais evidente. Os centros históricos estão se a descaracterizar, os residentes afastam-se de forma espontânea ou mesmo obrigados pela especulação do mercado, proporcionando assim a necessidade de adaptação dos lugares às novas vivências. Com tudo isto, deparamo-nos com uma identidade universal; ou seja: centros urbanos que passam a ser facilmente confundidos ou aproximados a outro qualquer centro num outro lugar. É neste contexto que surge a necessidade da procura da sustentabilidade da identidade de cada lugar. Com este trabalho de reflexões sobre a cidade e o ambiente urbano, procuro analisar a capacidade de sustentabilidade que é conferida a cada lugar, aplicando-a a um caso específico (baixa da cidade do Porto).
id RCAP_1b37829d499ebde849bde3e13ab93d24
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Reabilitação urbana sustentávelArquiteturaReabilitaçãoSustentabilidadeTradiçãoA globalização torna-se uma realidade do nosso quotidiano, onde o atropelo turístico que percorre as nossas cidades e os seus centros históricos se torna cada vez mais evidente. Os centros históricos estão se a descaracterizar, os residentes afastam-se de forma espontânea ou mesmo obrigados pela especulação do mercado, proporcionando assim a necessidade de adaptação dos lugares às novas vivências. Com tudo isto, deparamo-nos com uma identidade universal; ou seja: centros urbanos que passam a ser facilmente confundidos ou aproximados a outro qualquer centro num outro lugar. É neste contexto que surge a necessidade da procura da sustentabilidade da identidade de cada lugar. Com este trabalho de reflexões sobre a cidade e o ambiente urbano, procuro analisar a capacidade de sustentabilidade que é conferida a cada lugar, aplicando-a a um caso específico (baixa da cidade do Porto).Nowadays, globalization has become a reality, and the tourist hustle and bustle that runs through our cities and their historic centers is increasingly evident. The historic centers are becoming out of character, residents move away spontaneously or even forced by market speculation, thus providing the need to adapt places to new experiences. With all this we come across a universal identity; that is; urban centers that are easily confused or approximated to another urban center anywhere else. It is in this context that the need arises for the search for the sustainability of the identity of each place. With this work of reflections on the city and the urban environment, I try to analyze the sustainability capacity that is conferred to each place, applying it to a casa (downtown Porto)2020-10-02T14:30:31Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5680TID:202506835porRangel, Sofia Isabel Barbosa e Silva de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T10:07:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Reabilitação urbana sustentável
title Reabilitação urbana sustentável
spellingShingle Reabilitação urbana sustentável
Rangel, Sofia Isabel Barbosa e Silva de Araújo
Arquitetura
Reabilitação
Sustentabilidade
Tradição
title_short Reabilitação urbana sustentável
title_full Reabilitação urbana sustentável
title_fullStr Reabilitação urbana sustentável
title_full_unstemmed Reabilitação urbana sustentável
title_sort Reabilitação urbana sustentável
author Rangel, Sofia Isabel Barbosa e Silva de Araújo
author_facet Rangel, Sofia Isabel Barbosa e Silva de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Sofia Isabel Barbosa e Silva de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Reabilitação
Sustentabilidade
Tradição
topic Arquitetura
Reabilitação
Sustentabilidade
Tradição
description A globalização torna-se uma realidade do nosso quotidiano, onde o atropelo turístico que percorre as nossas cidades e os seus centros históricos se torna cada vez mais evidente. Os centros históricos estão se a descaracterizar, os residentes afastam-se de forma espontânea ou mesmo obrigados pela especulação do mercado, proporcionando assim a necessidade de adaptação dos lugares às novas vivências. Com tudo isto, deparamo-nos com uma identidade universal; ou seja: centros urbanos que passam a ser facilmente confundidos ou aproximados a outro qualquer centro num outro lugar. É neste contexto que surge a necessidade da procura da sustentabilidade da identidade de cada lugar. Com este trabalho de reflexões sobre a cidade e o ambiente urbano, procuro analisar a capacidade de sustentabilidade que é conferida a cada lugar, aplicando-a a um caso específico (baixa da cidade do Porto).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-10-02T14:30:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5680
TID:202506835
url http://hdl.handle.net/11067/5680
identifier_str_mv TID:202506835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304066960916480