Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonte, Carla
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Manita, Celina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8020
Resumo: Pretende-se com o presente artigo dar a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido junto da população estudantil da Universidade do Minho acerca dos consumos de álcool e drogas ilícitas. O trabalho científico teve dois objectivos centrais que se materializaram em dois estudos empíricos: (1) caracterizar e identificar em termos estatísticos os consumos de álcool e outras drogas nos estudantes da Universidade do Minho; (2) compreender os significados construídos em termos narrativos por estes estudantes relativamente aos consumos de drogas. Assim, apresenta-se um breve resumo dos principais resultados do primeiro estudo, no qual se utilizou uma metodologia quantitativa, recorrendo a um questionário de avaliação dos consumos de álcool e drogas. De seguida pormenoriza-se em termos metodológicos e de resultados o segundo estudo, onde foram recolhidas narrativas pessoais significativas, junto de três grupos de sujeitos - consumidores de haxixe e ecstasy, experimentadores de haxixe e, não consumidores - analisadas através da metodologia qualitativa grounded analysis. Globalmente, os resultados sugerem a partilha entre os três grupos de alguns significados sobre o fenómeno droga, associados ao discurso sócio-cultural vigente na actual sociedade. No entanto, por contraste, estes grupos apresentam significados diferentes em algumas áreas de construção do fenómeno droga, que foram conceptualizados à luz da experiência individual de consumos ou não, e com o percurso de vida dos sujeitos.
id RCAP_1b44cfd37fda33201d4a4687947d62ca
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significadosConsumo de drogasEstudantes universitáriosPretende-se com o presente artigo dar a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido junto da população estudantil da Universidade do Minho acerca dos consumos de álcool e drogas ilícitas. O trabalho científico teve dois objectivos centrais que se materializaram em dois estudos empíricos: (1) caracterizar e identificar em termos estatísticos os consumos de álcool e outras drogas nos estudantes da Universidade do Minho; (2) compreender os significados construídos em termos narrativos por estes estudantes relativamente aos consumos de drogas. Assim, apresenta-se um breve resumo dos principais resultados do primeiro estudo, no qual se utilizou uma metodologia quantitativa, recorrendo a um questionário de avaliação dos consumos de álcool e drogas. De seguida pormenoriza-se em termos metodológicos e de resultados o segundo estudo, onde foram recolhidas narrativas pessoais significativas, junto de três grupos de sujeitos - consumidores de haxixe e ecstasy, experimentadores de haxixe e, não consumidores - analisadas através da metodologia qualitativa grounded analysis. Globalmente, os resultados sugerem a partilha entre os três grupos de alguns significados sobre o fenómeno droga, associados ao discurso sócio-cultural vigente na actual sociedade. No entanto, por contraste, estes grupos apresentam significados diferentes em algumas áreas de construção do fenómeno droga, que foram conceptualizados à luz da experiência individual de consumos ou não, e com o percurso de vida dos sujeitos.Ministério da Saúde, Instituto da Droga e da ToxicodependênciaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFonte, CarlaManita, Celina2019-09-23T11:15:31Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8020porFonte, C. & Manita, C. (2003). Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados. Toxicodependências, 9, 61-74.0874-4890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:23Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:54.895012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados
title Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados
spellingShingle Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados
Fonte, Carla
Consumo de drogas
Estudantes universitários
title_short Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados
title_full Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados
title_fullStr Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados
title_full_unstemmed Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados
title_sort Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados
author Fonte, Carla
author_facet Fonte, Carla
Manita, Celina
author_role author
author2 Manita, Celina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonte, Carla
Manita, Celina
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de drogas
Estudantes universitários
topic Consumo de drogas
Estudantes universitários
description Pretende-se com o presente artigo dar a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido junto da população estudantil da Universidade do Minho acerca dos consumos de álcool e drogas ilícitas. O trabalho científico teve dois objectivos centrais que se materializaram em dois estudos empíricos: (1) caracterizar e identificar em termos estatísticos os consumos de álcool e outras drogas nos estudantes da Universidade do Minho; (2) compreender os significados construídos em termos narrativos por estes estudantes relativamente aos consumos de drogas. Assim, apresenta-se um breve resumo dos principais resultados do primeiro estudo, no qual se utilizou uma metodologia quantitativa, recorrendo a um questionário de avaliação dos consumos de álcool e drogas. De seguida pormenoriza-se em termos metodológicos e de resultados o segundo estudo, onde foram recolhidas narrativas pessoais significativas, junto de três grupos de sujeitos - consumidores de haxixe e ecstasy, experimentadores de haxixe e, não consumidores - analisadas através da metodologia qualitativa grounded analysis. Globalmente, os resultados sugerem a partilha entre os três grupos de alguns significados sobre o fenómeno droga, associados ao discurso sócio-cultural vigente na actual sociedade. No entanto, por contraste, estes grupos apresentam significados diferentes em algumas áreas de construção do fenómeno droga, que foram conceptualizados à luz da experiência individual de consumos ou não, e com o percurso de vida dos sujeitos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2003-01-01T00:00:00Z
2019-09-23T11:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8020
url http://hdl.handle.net/10284/8020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fonte, C. & Manita, C. (2003). Consumos de drogas em estudantes da Universidade do Minho: Construções de significados. Toxicodependências, 9, 61-74.
0874-4890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Saúde, Instituto da Droga e da Toxicodependência
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Saúde, Instituto da Droga e da Toxicodependência
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130314773102592