Preparação para o Parto e Parentalidade - Estudo de caso no âmbito do Projeto Terna Aventura da ESEnfC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Danielle Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=0Z7XUmOL
Resumo: ENQUADRAMENTO: Os programas do projeto Terna Aventura da ESEnfC estão em desenvolvimento desde 2011, esta investigação vem produzir indicadores que mostram os resultados globais num período alargado, os quais dão visibilidade ao trabalho desenvolvido e que virá por ventura contribuir para decisões futuras relativamente ao projeto. Na última década tem-se vindo a verificar um aumento da oferta e da procura deste tipo de programas/cursos, geralmente oferecidos no Sistema Nacional de Saúde. O reconhecimento de que esta intervenção dirigida à população que vive em transição para a parentalidade, tem vindo a ganhar reconhecimento por facilitar este processo de transição, através do aumento de literacia em saúde e do desenvolvimento de habilidades e autonomia parental relativamente ao cuidado do recém-nascido. Portanto, torna-se necessário que os programas de Preparação para o parto e Parentalidade estejam cada vez mais estar bem geridos e preparados para atender às necessidades e oferecer conteúdos de maior importância e qualidade para a promoção da literacia em saúde dos seus participantes, tendo em conta a experiência vivida e o seu grau de satisfação, identificando possíveis falhas e carências na oferta, de forma a proporcionar melhorias futuras com uma visão inovadora e criativa. Para tal, este estudo vem trazer meios para aumentar os indicadores de qualidade de oferta intensificando os ganhos em saúde. No Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco (2015) consta que ?Os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade, constituem uma modalidade de intervenção a que todas as grávidas/casais devem ter acesso no decorrer da gravidez.? Os Enfermeiros Especialistas em ESMO têm competência técnica e científica para ministrar este tipo de programas/cursos (Mesa do Colégio da Especialidade de ESMO, 2012). Assim, considera-se importante desenvolver investigação acerca deste tipo de intervenções de promoção da saúde durante a gravidez, para obter indicadores de resultado. OBJETIVOS: No âmbito dos programas de preparação para o parto e parentalidade do projeto Terna Aventura da ESEnfC: identificar as expectativas iniciais dos/as participantes; analisar a taxa de participação de homens e mulheres; descrever as características sociodemográficas dos/as participantes; descrever as características da gravidez das participantes; conhecer os ganhos em saúde dos/as participantes decorrentes da participação. METODOLOGIA: Estudo de caso de natureza descritiva e avaliativa. Foram incluídos no estudo 12 programas de preparação para o parto e parentalidade, dinamizados no âmbito do projeto Terna Aventura, entre 2011 e 2018. A recolha de dados foi realizada através do acesso ao arquivo do projeto, nomeadamente registos em documentos de inscrição e avaliação nos programas dos/das participantes, assim como foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O estudo teve parecer favorável da Comissão de Ética da UICISA:E. RESULTADOS: As expectativas iniciais maternas centraram-se na aprendizagem de habilidades para cuidar do recém-nascido, amamentação, papel de mãe, ligação com o bebé, preparar-se para o parto. Os pais/companheiros centraram-se na aprendizagem de habilidades relacionadas com a higiene do recém-nascido, conhecer as alterações da gravidez, preparar-se para o parto/nascimento e pós-parto, papel de pai. Verificouse maior participação de mulheres comparativamente aos homens. A maioria dos participantes eram residentes em Coimbra. Maioritariamente era a primeira gravidez, frequentando consultas pré-natais no serviço público, em situação de baixo risco, iniciaram a participação no programa entre as 28-32 semanas e terminaram na sua maioria entre 34-39 semanas. Os principais ganhos em saúde, relacionaram-se com a aquisição de habilidades, na dimensão em que lhes possibilitou fazer face a situações novas e que atingiu suas expectativas iniciais. CONCLUSÃO: Os programas de preparação para o parto e parentalidade do projeto Terna Aventura da ESEnfC, responderam às expectativas dos seus participantes e contribuiu para aumentar a literacia. As intervenções geraram ganhos em saúde, proporcionaram a vivência da gravidez, parto e parentalidade de maneira mais segura, consciente e esclarecida.
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O reconhecimento de que esta intervenção dirigida à população que vive em transição para a parentalidade, tem vindo a ganhar reconhecimento por facilitar este processo de transição, através do aumento de literacia em saúde e do desenvolvimento de habilidades e autonomia parental relativamente ao cuidado do recém-nascido. Portanto, torna-se necessário que os programas de Preparação para o parto e Parentalidade estejam cada vez mais estar bem geridos e preparados para atender às necessidades e oferecer conteúdos de maior importância e qualidade para a promoção da literacia em saúde dos seus participantes, tendo em conta a experiência vivida e o seu grau de satisfação, identificando possíveis falhas e carências na oferta, de forma a proporcionar melhorias futuras com uma visão inovadora e criativa. Para tal, este estudo vem trazer meios para aumentar os indicadores de qualidade de oferta intensificando os ganhos em saúde. No Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco (2015) consta que ?Os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade, constituem uma modalidade de intervenção a que todas as grávidas/casais devem ter acesso no decorrer da gravidez.? Os Enfermeiros Especialistas em ESMO têm competência técnica e científica para ministrar este tipo de programas/cursos (Mesa do Colégio da Especialidade de ESMO, 2012). Assim, considera-se importante desenvolver investigação acerca deste tipo de intervenções de promoção da saúde durante a gravidez, para obter indicadores de resultado. 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RESULTADOS: As expectativas iniciais maternas centraram-se na aprendizagem de habilidades para cuidar do recém-nascido, amamentação, papel de mãe, ligação com o bebé, preparar-se para o parto. Os pais/companheiros centraram-se na aprendizagem de habilidades relacionadas com a higiene do recém-nascido, conhecer as alterações da gravidez, preparar-se para o parto/nascimento e pós-parto, papel de pai. Verificouse maior participação de mulheres comparativamente aos homens. A maioria dos participantes eram residentes em Coimbra. Maioritariamente era a primeira gravidez, frequentando consultas pré-natais no serviço público, em situação de baixo risco, iniciaram a participação no programa entre as 28-32 semanas e terminaram na sua maioria entre 34-39 semanas. Os principais ganhos em saúde, relacionaram-se com a aquisição de habilidades, na dimensão em que lhes possibilitou fazer face a situações novas e que atingiu suas expectativas iniciais. CONCLUSÃO: Os programas de preparação para o parto e parentalidade do projeto Terna Aventura da ESEnfC, responderam às expectativas dos seus participantes e contribuiu para aumentar a literacia. 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