A tratadística italiana e francesa: a confluência de influências na obra de um artista português do século XVIII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-20/a-tratadistica-italiana-e-francesa-a-confluencia-de-influencias-na-obra-de-um-artista-portugues-do-seculo-xviii |
Resumo: | <p>A partir do século XVI, Portugal foi um dos países que absorveu uma quantidade significativa da produção dos principais centros europeus de edição. Com a internacionalização do gosto instaurado na corte de D. João V, no século XVIII, essa ação intensificou-se, conduzindo ao enriquecimento das coleções de informação veiculada pelo livro e pela estampa. Algumas destas fontes aportaram aos núcleos monásticos beneditinos do Entre Douro e Minho, pontos de passagem de frei José Vilaça, figura notável no panorama artístico bracarense. A sua biblioteca pessoal constitui um testemunho excecional, onde constam exemplares da tratadística italiana e francesa do início do século XVIII, fundamentais para a formação e informação do monge artista. Este soube interpretar as linguagens artísticas distintas, cruzá-las e plasmá-las de forma magistral nas obras criadas, evidenciando a excelência do seu génio criativo.</p> |
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