Um instrumento em evolução: novas tendências e possibilidades na construção de guitarras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54107
Resumo: Após uma rápida série de mudanças na passagem do século XVIII ao XIX, a guitarra barroca sofreu uma grande metamorfose que a transformou na guitarra clássico-romântica, sob a forte influência do estilo de construção do violino. Por finais do século XIX a guitarra deu um novo salto evolutivo, cujo paradigma foi o modelo de guitarra construído por Antonio de Torres, em Espanha. Assim nasceu a guitarra moderna. Depois de cerca de meio século de relativa estabilidade organológica após a adoção das ideias de Torres, quer os guitarristas, quer os construtores de guitarras, promoveram novamente a experimentação para conseguir maior volume sonoro do instrumento e obter um timbre mais adequado aos gostos da época, introduzindo apenas algumas alterações, relativamente simples, sobre o modelo considerado standard. Só nos últimos trinta anos é que vemos aparecer novas propostas de alguns luthiers que se afastam notoriamente dos cânones impostos pela tradição e que entretanto ganharam numerosos adeptos no universo guitarrístico. Por tal motivo, corroborámos agora o que dissemos há cerca de duas décadas na introdução do livro “La digitación guitarrística” : a guitarra é atualmente um instrumento em plena evolução. Nesse sentido, queremos focar a nossa atenção nas tendências relativamente recentes que estão a impor-se no mundo da guitarra, baseadas em inovações tecnológicas, derivadas primordialmente do uso de novos materiais. É de ter em consideração que a velocidade com que estão a acontecer estas mudanças está a provocar um grande salto na evolução do instrumento. Chama a nossa atenção o facto de que as novas tendências na construção guitarrística tenham negligenciado a utilização de materiais não comuns neste campo, mas passíveis de serem adotados em técnicas contemporâneas de construção. Pensamos que a causa disto talvez radique na rapidez com que estão a implantar-se os novos conceitos. Certos materiais naturais não usados habitualmente poderiam ser utilizados de forma individual ou combinados com alguns produtos sintéticos de invenção recente, para investigar a possibilidade de os integrar na construção de instrumentos de alta qualidade, na procura de melhor sonoridade, facilidade de execução e, principalmente, de resposta às necessidades artísticas dos guitarristas.
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